Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Educação Digital x Coronavírus: como adaptar as escolas?

Artes-BlogPost-EducacaoDigital-Trio-1

Com a crise pandêmica do Coronavírus, centenas de instituições educacionais se viram, da noite para o dia, obrigadas a reformular seus processos e rotinas de ensino-aprendizagem, incluindo a educação digital no planejamento. 

O fechamento abrupto das unidades de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Superior – levou o MEC a flexibilizar o ensino EAD em todo o país. Foi publicada, inclusive, uma portaria autorizando a substituição das aulas presenciais pelas aulas virtuais, desde que as instituições ofereçam aos seus alunos ferramentas educacionais de informação e tecnologia.

Mesmo que muitas instituições já adotem e apliquem a inovação tecnológica em seu dia a dia, um cenário como o atual jamais foi visto. Neste sentido, as escolas e universidades precisam se adaptar para a rotina remota, sem prejuízo a qualidade do ensino.

Educação digital: aulas virtuais, formação de professores e comunicação em meio ao Coronavírus

Vale frisar que não somente os processos pedagógicos merecem atenção. Uma vez que toda a sociedade civil está em isolamento social, as instituições também devem se preocupar com os protocolos administrativos, por exemplo. Utilizar ferramentas para ação remota, seja para reuniões de equipe, comunicação com a comunidade escolar ou capacitação dos professores, deve ser considerado.

Mas como adaptar as escolas para enfrentar a relação educação e coronavírus? É o que você confere em nosso post. Veja como é possível utilizar a tecnologia e reduzir o impacto da pandemia no ano letivo atual e, quem sabe, incorporar os novos processos e aulas EAD no planejamento regular. Fique conosco e saiba mais!

Plataformas para aulas online

Um dos grandes obstáculos da rede educacional, sobretudo das instituições públicas, é manter a aproveitamento das aulas, quando estas precisam ser realizadas a distância. Sabemos que muitos alunos e familiares já estão adaptados às novas tecnologias. No entanto, quando o uso das ferramentas se dá para outro fim que não seja o de lazer, podem haver dificuldades pontuais.

As escolas devem optar por uma única plataforma que possibilite oferecer as aulas virtuais e promover a interação, em tempo real, com os alunos. Além da troca de conhecimento via vídeo, algumas plataformas disponibilizam troca de mensagens em áudio e chat, tornando o momento de estudo ainda mais produtivo.

A plataforma de videoconferência Zoom é uma das mais populares entre as escolas. Nela, é possível criar grandes salas de aula, reunindo professores e alunos. Como as reuniões possuem números de identificação específicos, que são os ID’s, não há risco de alunos de turmas diferentes entrarem em uma mesma sala.

Além de possibilitar o acompanhamento das aulas pelo desktop, a plataforma permite o acesso via tablet ou smartphone.

##lista_curso##

Elaboração, edição e compartilhamento de documentos

Criar cronogramas, comunicados, tabelas, gráficos e outros documentos fazem parte da rotina escolar. Como grande parte dos colaboradores estão atuando em home-office, a escola deve garantir que todos tenham acesso remoto aos arquivos.

O Google Drive e o Microsoft Office Online são opções de armazenamento na nuvem capazes de suprir estas demandas. Nas duas opções, basta logar-se com uma conta de e-mail e utilizar as ferramentas. 

Ao compartilhar os links de documentos, slides e planilhas, os times podem trabalhar em conjunto, ao mesmo tempo, sugerindo ideias e editando informações.

Comunicação com o time interno e comunidade escolar

A troca de informações de maneira assertiva é outro obstáculo que exige adaptação das escolas em meio ao Coronavírus. Neste cenário, qualquer informação mal interpretada ou não compartilhada pode interferir não somente no aproveitamento das aulas mas na eficiência do corpo docente e administrativo.

Comunicação entre escola e professor

O ideal, neste caso, é que os professores e os setores da escola estejam disponíveis durante o expediente de aula – mesmo que este seja home-office. Assim, fica mais ágil conferir informações, informar possíveis dificuldades e sanar dúvidas urgentes. Aplicativos como Skype e Whatsapp são grandes aliados.

Assim como o Zoom é utilizado para as aulas virtuais, também pode ser utilizado para conferências junto a equipe. Uma boa dica é implementar encontros semanais com os times, de modo a alinhar as ações e ajustar pontos que demandam alterações.

Comunicação entre escola, pais e alunos

Já a comunicação externa junto à comunidade escolar precisa ser ainda mais abrangente.

Além de oferecer linhas específicas para atendimento geral, seja via telefone comum ou Whatsapp, é preciso desmembrar tais demandas, a fim de não sobrecarregar setores com tarefas que não sejam de sua responsabilidade.

Um exemplo simples: disponibilizar um número específico para Coordenação Pedagógica, outro para Financeiro, um para Secretaria, outro número para Tesouraria e, de total importância, um número para o Setor Tecnológico – este último, responsável por sanar dúvidas e oferecer suporte para o uso das ferramentas educacionais disponibilizadas pela escola.

E não é só isso. Visando uma comunicação extremamente clara e acessível, ferramentas como redes sociais, e-mail e intranet também podem ser inseridos na estratégia de comunicação.

Plataformas e cursos de qualificação para os docentes

Um dos atributos que mantém o alto nível das instituições de ensino e, consequentemente, do aprendizado dos alunos, é a constante qualificação do corpo docente. Além de cursos de especialização, as instituições devem proporcionar ao seu time de professores boas oportunidades de atualização. 

A disponibilização de cursos online com certificado é um escolha acertada, uma vez que os professores podem acessar milhares de cursos na área de Educação, fortalecendo suas habilidades e conquistando novos conhecimentos.

O Educamundo, referência neste segmento, oferece mais de 1.200 cursos em 23 áreas do conhecimento. Em Educação, por exemplo, o leque é amplo. Veja algumas opções interessantes:

##lista_vantagens##

Estreitamento de relação entre pais, alunos, professores e coordenação

Mesmo com todas as ferramentas educacionais e tecnológicas mencionadas, se não houver o acompanhamento e dedicação de toda a comunidade escolar, em conjunto, nenhum processo obterá o desempenho esperado. 

Neste momento delicado, pais, alunos, professores e demais profissionais precisam unir forças para, juntos, enfrentar todas as reformulações educacionais necessárias até o fim da pandemia. O propósito é manter total aproveitamento do ano letivo, dando sequência – mesmo que de maneira alterada – a todo o planejamento firmado no início do ano.

E você, atuante no segmento escolar, aluno ou professor,: está preparado para vivenciar novas experiências educacionais? Deixe seu comentário, compartilhe o conteúdo e aproveite para inscrever-se no Educamundo, portal referência em cursos online e expert em educação digital!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.