Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Concurso público: 5 dicas para conseguir o cargo dos sonhos

concurso-publico-1

Estabilidade no emprego, horário de trabalho diferenciado, licença capacitação após cinco anos de trabalho efetivo, pagamentos adicionais (na área educacional) por titulação, relacionados a cursos online com certificado para aperfeiçoamento…são esses, e muitos outros, os benefícios de quem trabalha no setor público.

Por isso que há centenas de milhares de pessoas se preparando continuamente para prestar concursos públicos. Apesar da diminuição de certames por causa da pandemia, quem se prepara — os concurseiros, como são chamados — nunca parou de estudar.

A pandemia da Covid-19, aliás, fez com que o tempo de validade de concursos públicos fosse suspenso, de março de 2020 até final de 2021. Dessa forma, quem aguardava ser chamado nesse período teve seu tempo prorrogado.

Apesar disso, os editais não param de surgir. Com a retomada das atividades presenciais, os editais de vários concursos que estavam aguardando estão sendo lançados. Isso significa que os concurseiros estão ainda mais empenhados em estudar.

E sabe o que ajuda muito? Cursos online com certificado, que, além de proporcionarem o aprendizado de temas diversos solicitados em concursos públicos, ainda podem contar pontos nas provas de títulos.

E agora que tal saber mais como se preparar para concursos públicos e ter algumas super dicas? Continue a leitura!

O que eu preciso saber antes de me inscrever para concurso público?

A primeira coisa a saber: é preciso estudar muito! Você pode até pensar que são conteúdos acessíveis, que você domina e tudo mais. Entretanto, não é só somente o nível de dificuldade da prova que deve ser considerado.

Estamos dizendo isso porque o que realmente “pega” é que há muita concorrência, ou seja, milhares de candidatos concorrendo a dezenas de vagas (e às vezes nem chega a dezenas, são apenas duas ou três vagas).

Isso significa que, quem estiver mais afiado e realmente dominar os conteúdos, pode garantir a melhor pontuação e colocação. E olha sobre o que estamos falando: podem ser décimos de diferença separando um candidato da aprovação e colocação.

Há também outros pontos a considerar, por exemplo, estar com a vida financeira em dia. Apesar de não ser empecilho para a inscrição em um certame, estar com restrições de crédito (como nome no SPC e Serasa) pode atrapalhar na hora de assumir uma vaga, principalmente para quem passou em concursos para instituições financeiras, como o Banco do Brasil.

Como dissemos, não afeta a inscrição, mas é bom já saber antes e manter a vida financeira saudável. Além disso, são impeditivos para assumir uma vaga pública: condenações na justiça (civil ou criminal).

Também deve ser levado em conta o preparo para concursos que exigem provas práticas, seja de habilidades seja de preparo físico, pois a pontuação nesses casos pode ser decisiva para classificar.

Quais os benefícios do concurso público?

Como dissemos no início, o que faz um cargo público ser o trabalho dos sonhos de muita gente são os benefícios que ele proporciona. Veja alguns:

Estabilidade no emprego

Ter estabilidade é um dos principais objetivos de quem presta concurso público. A estabilidade é garantida após três anos de estágio probatório. Isso não significa que o servidor não possa ser demitido, isso pode acontecer em casos bem específicos.

Já que é aprovado e assume cargos em empresas públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, por exemplo, não é servidor público e sim, empregado público. Nesses espaços, o regime de trabalho é celetista e não há estabilidade.

Licenças remuneradas

Além das licenças como a licença-maternidade e paternidade, há a licença capacitação, em que o servidor pode se afastar até três meses para capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Após o primeiro quinquênio de trabalho efetivo no setor público, essa licença já pode ser solicitada.

Plano de carreira

Outro benefício de cargos no setor público é o plano de carreira. O servidor começa ganhando a remuneração estipulada no edital e vai progredindo na tabela de salários até chegar ao teto em sua carreira.

Importante salientar que,tanto para a licença capacitação quanto para avançar no plano de carreira, o servidor pode contar com cursos online com certificado para alcançar seus objetivos.

5 dicas para conseguir passar em um concurso

Agora temos dicas úteis e práticas para te ajudar nessa jornada em direção ao concurso público. Acompanhe!

1. Antecipe-se!

Você deve se programar e começar a estudar mesmo antes do lançamento do edital. Afinal, ao sair na frente tem mais tempo hábil para assimilar os conteúdos e se preparar de todas as formas.

2. Leia bem o edital

O edital é o guia de todo o processo seletivo, por isso merece toda atenção. É nele que constam todas as orientações, o que é permitido e o que não é e como funciona todo o processo. É no edital que diz, por exemplo, se cursos livres são válidos na pontuação de títulos daquele certame, além de muitas outras informações importantes.

3. Organize o seu aprendizado

Faça um planejamento em que tenha o conteúdo que você precisa estudar e o tempo que vai dedicar a cada tópico.

Organize horários e conteúdos e deixe um tempo para revisões do que for mais difícil para assimilar, aqueles conteúdos que você não conseguiu aprender dentro do cronograma.

4. Seja disciplinado

Siga o planejamento à risca, só assim conseguirá cumprir com seu objetivo. Não esqueça do que falamos sobre a colocação depender, muitas vezes, de décimos de pontos. Se quer dar uma parada para descansar ou sair, faça isso, mas não sem antes cumprir pelo menos uma parte do que planejou.

5. Aposte em cursos online com certificado

Já dissemos antes e vamos repetir: cursos online são ótimos para você aprender o que precisa para se preparar para a prova. Então aposte nessas opções de aprendizagem e, se puder, terá a vantagem do certificado contar pontos na titulação.

Conclusão

Agora que já conhece os benefícios dos cargos públicos e tem um panorama sobre o cenário dos concursos públicos, comece a se preparar.

Se inscreva no certame (ou nos certames) e direcione seu foco aos estudos. Aproveite nossas dicas, elas te ajudarão a alcançar os resultados que deseja.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.