Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

4 dicas para aprender a programar do zero

aprender-programar-2

Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) 450 mil vagas estarão abertas no Brasil até 2024 para o mercado de tecnologia da informação.

Dados como esse é o que você mais tem visto por aí e pode ser um dos motivos que o fez buscar conhecimento para aprender programação de computares. E isso é bom, pois somente os qualificados terão espaço neste mercado.

Mas como aprender a programar? Qual a rota que você precisa seguir para chegar a fluência na programação? 

A seguir vamos apresentar 4 dicas para você sair do exato zero e avançar em etapas até se tornar um profissional qualificado para qualquer desafio.

##lista_curso##

1. Escolher a linguagem e aprender conceitos básicos é o primeiro passo para aprender a programar 

Entender os conceitos básicos é fundamental para qualquer nova habilidade que você queira dominar, em seguida será preciso aplicá-la e por isso você precisa escolher uma linguagem de programação que será utilizada de acordo com os seus objetivos.

Javascript pode ser útil se você quer fazer sites, mas C++ pode ser melhor para criar softwares mais robustos. 

Portanto, defina os seus objetivos na programação, aprenda conceitos básicos e aplique-os com projetos pessoais ou copiando o que já existe.

2. Para quem quer aprender a programar do zero precisa entender estrutura de dados e algoritmos

Você decidiu que aprenderá a programar do zero, escolheu uma linguagem, já tem o seu objetivo de carreira bem definido, entretanto, ainda tem uma dificuldade na resolução de alguns problemas.

Para alguns, esse é o momento de você aprender estrutura de dados e algoritmos. Já para outros, você devia ter aprendido esses conceitos antes mesmo de qualquer outra coisa.

Seja em um momento ou em outro, é preciso entender que você estará resolvendo problemas e por isso vai precisar de ferramentas e um processo bem definido. Portanto, estude os conceitos e aplique lógica e algoritmos. Em seguida vá praticando aos poucos resolvendo um problema de cada vez.

3. Como estudar programação? Crie seus próprios projetos!

A terceira dica envolve uma postura ativa.

Passando e aproveitando bem as duas anteriores, você terá adquirido bastante conhecimento, é nesse momento que deve avançar para a terceira etapa que é construir alguma coisa com todo esse aprendizado.

Essa é a melhor parte e bastante ignorada por quem quer saber ou está aprendendo como estudar programação.

Veja, nessa etapa você não precisa criar o facebook ou um site de notícias como o G1, basta dar um passo de cada vez, construindo pequenos projetos, ou um site pessoal para apresentar o seu trabalho.

Se você está aprendendo a criar sites, então comece com um site estático, veja páginas de contato interessantes e repita para ver se você aprendeu a criar formulários, inspire-se com o awwwards mas não esqueça das suas limitações e trabalhe cada uma que for aparecendo. 

Nesse momento você pode esbarrar em algumas dificuldades e isso é perfeitamente normal, só precisa aprender a controlá-las para crescer e se desenvolver. 

4. Avance e busque mais conhecimento com bons cursos de programação

O lado bom de entrar nessa área é que você encontra material fácil em português e inglês (para quem domina) em diversos sites na internet, seja no YouTube, no Github, ou com cursos de programação.

E o Educamundo disponibiliza uma infinidade de conteúdo criado por profissionais qualificados para você aprender mais e dominar cada habilidade exigida no mercado de trabalho. Veja algumas opções:

  • Web Design para iniciantes: aprenda o básico de design para a web e crie sites responsivos;

  • Lógica de programação: neste curso você aprende lógica, o básico de PHP, algoritmos, portugol, variáveis e muito mais;

  • Programação Java: princípios, classes, variáveis, entrada de dados, ramificações e repetições são apenas alguns dos conceitos ensinados neste curso;

  • Programação PHP: aprenda conceitos, estrutura de repetição, operadores lógicos, Mysql, Ajax e estrutura de controle;

  • Introdução a HTML e CSS: origem da linguagem de marcação, sintaxe, classe e IDs, seletores, layouts e muito mais;

  • Web Design Avançado entenda como criar wireframe, recorte para layout e muito mais;

  • Noções de Linux: distribuições e interfaces gráficas, instalação, terminal de comando Shell e aplicações GNU/Linux;

  • HTML avançado: estilos de texto e fontes, como funcionam os frames, estruturação HTML;

  • Programação em C++: programação orientada a objetos, lógica e linguagem C, como relacionar, etc;

  • Banco de dados: administração, análise e modelagem de banco de dados, banco de dados NoSQL, SQL server e linguagem SQL, Data Wharehousing, e Data Mining;

  • Python: introdução e instalação, variáveis, tipos de dados, lógica de programação e estruturas condicionais, While e For e criação e importação de módulos.

E muito mais! 

Acesse nossos cursos de informática e conheça mais sobre cada um dos títulos disponibilizados.

Por onde começar a estudar programação?

Em resumo, você pode começar a estudar programação por lógica e algoritmos que juntos de um bom curso e de aulas pela internet serão a base necessária para avançar. Em seguida aplique tudo em um projeto pessoal e explore novas linguagens de programação conforme você for avançando.

##lista_vantagens##

Invista hoje e tenha acesso a um ano de cursos no Educamundo​​​​​​​

Agora que você já sabe por onde começar, vale o convite para conhecer nossos cursos online.

Aqui no portal, você estuda por esses e todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro e investe apenas R$ 69,90. Além da área de informática, você pode aprender mais sobre outras 20 vertentes.

Todo esse conteúdo está organizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), moderno e intuitivo que lhe dá a oportunidade de estudar de onde e quando quiser, tudo isso com a liberdade que você precisa para crescer.

Não deixe para depois, inscreva-se agora mesmo no Educamundo, estude por todos esses cursos, pratique bastante, erre muito, aprenda com os erros e se torne um dos maiores programadores do mundo.

O mercado de trabalho espera por você.

Qualquer dúvida ou sugestão você pode entrar em contato ou deixar um comentário. Não esqueça de compartilhar este artigo com amigos e familiares.

Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.