Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Você sabe todos os cuidados que precisa ter com os dentes do bebê?

aux-saude-bucal-02-1

Seu bebê está crescendo aos poucos e logo irão começar a aparecer seus primeiros dentinhos. Muitos pais se sentem perdidos nessa fase tão importante para o desenvolvimento do bebê. Com atenção e cuidado é possível manter saúdavel a boca do seu bebê. 

Você tem problemas com os dentes de bebê nascendo, pois não sabe o que fazer? É normal o nervosismo quando começam a aparecer os sinais do nascimento dos dentes do bebê.

Os primeiros dentes do bebê precisam de cuidados especiais

O nascimento dos dentes do bebê é considerado um rito de passagem, um momento especial para os pais. Aos poucos, a criança vai ganhando um sorriso cheio de dentes, com isso, ela irá aprender a mastigar melhor os alimentandos e começará o processo de escovação dos dentes.  

Quando se preocupar com os dentes do bebê? Quando o bebê é prematuro, o nascimento dos dentes pode demorar um pouco mais. Porém, se até um ano de idade não houver sinal de dente, é indicado procurar um pediatra ou um odontopediatra.

##lista_curso##

Principais sintomas do nascimento dos dentes do bebê

Você sabe quais são os principais sintomas para os dentes do bebê nascendo? O processo de nascimento dos dentes do bebê é bastante exaustivo e ele pode sentir muita dor. Os principais sintomas para a chegada dos dentes são:

  • babação;

  • dor;

  • desconforto;

  • dificuldade para dormir;

  • gengivas mais inchadas;

  • problemas intestinais;

  • bochechas maiores;

  • vontade de morder o tempo todo.

Por volta dos seis meses já é comum o aparecimento do primeiro dente do bebê, mostrando que ele está crescendo e se tornando mais independente, sendo capaz agora de poder mastigar alimentos mais sólidos. 

Cuidados necessários no processo dos dentes de bebê nascendo

Dar alimentos frios, como frutas, mingaus e iogurtes pode ajudar na sensação de alívio. Se a dor for muito forte e constante, é indicado consultar um médico, pois ele dará algum analgésico infantil. No início você irá escovar os dentes do bebê, mas, aos poucos, precisa ensiná-lo a fazer isso sozinho, além de mostrar que a escovação deve ser um hábito diário.

Para aliviar o incômodo dessa fase, é comum o bebê tentar morder constantemente. Nesse período, é indicado dar a ele um mordedor, alimentos gelados e massagear a sua gengiva. São raros os bebês que não sentem dor, mas isso pode acontecer. No primeiro ano de vida procure levar seu bebê a um odontopediatra. Depois do nascimento do primeiro dentinho, os próximos vão aparecendo rapidamente.

Como escovar os dentes do bebê?

Os dentes do bebê devem ser escovados com calma, utilizando pastas de dentes especiais para crianças. No início do processo, os dentes são geralmente limpos utilizando uma gaze, enquanto aos poucos é introduzida a escova de dentes.

##lista_vantagens##

É importante cuidar da saúde dos dentes de seu filho.

No primeiro ano de vida, leve-o ao dentista, isso ajudará a cuidar da saúde dos dentes de seu bebê. Uma dica legal é dar uma escova para ele brincar, para se familiarizar com o objeto. Você pode deixá-lo brincar com a escova, enquanto você escova os dentes dele, dessa forma, ele irá construir uma rotina. Incentive seu filho desde cedo a ir ao dentista regularmente, procure descontruir medos que ele possa ter. 

E aí, o que achou dessas dicas? Essas são algumas das questões tratadas no Curso Online Auxiliar em Saúde Bucal. Se você quer aprender mais sobre como cuidar dos dentes do bebê, ou então tem interesse em assuntos da área da saúde, venha conhecer o Educamundo. Com um investimento de apenas {preco_matricula} uma única vez ao ano no Pacote Master, você terá acesso ao vários cursos do portal. Faça sua inscrição agora mesmo. 

Tudo isso você encontra no Educamundo, um portal de cursos online especialmente para você, que utiliza a internet como fonte de aprendizado. Você pode investir agora mesmo em cursos online com certificado sem sair de casa.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.