Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

6 Cursos online feitos por analistas de Wall Street

00i_wall_street-02-1

Mercado financeiro é o ambiente de negócios formado quando acontece a relação entre vendedores e compradores. O comércio realizado no mercado financeiro se dá pela compra e venda de bens – como mercadorias, valores mobiliários e câmbio. Pode ser classificado como mercado geral, onde há a transação de vários produtos, ou como mercado específico, que negocia apenas uma mercadoria.

Muitos estudantes ou formados em Administração, Economia ou Ciências Contábeis têm o sonho de trabalhar no mercado financeiro. A maior referência mundial do setor é Wall Street, a rua de Manhattan considerada o centro financeiro dos Estados Unidos. É lá onde está localizada a bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante do mundo, além de outras dezenas de bancos, corretoras e demais empresas do setor. Ela é tão famosa e poderosa, que profissionais de diversos países migram para os EUA a fim de buscar uma vaga lá.

Apesar da enorme concorrência, as corporações estão sempre à procura de profissionais qualificados para agregar ao corpo de funcionários. Portanto, brasileiros também têm chance. Mas é aí que surge a questão: como é que os analistas de Wall Street se prepararam para enfrentar o maior polo da economia global? Além da graduação, pós-graduação e cursos subsequentes, eles entram de cabeça no universo da internet. É isso mesmo, os cursos online são a aposta destes executivos para avançar na carreira.

Se você tem interesse neste segmento, fique de olho no presente artigo. Nós o elaboramos para você compreender a eficiência, praticidade e versatilidade dos cursos online com certificado hoje em dia. Empresas internacionais de peso como Citibank e Barclays têm incentivado seus associados a estudarem através dessa modalidade e ir além do conhecimento presente em um dicionário de finanças e da Universidade. 

Então, que tal ir além e investir neles também? Aqui no Educamundo você encontra mais de 1200 cursos EAD de qualidade, incluindo diversos títulos que abrangem o mercado financeiro. 

Conheça abaixo várias informações pertinentes à área e como encontrar o melhor curso sobre mercado financeiro para você. 

##lista_curso##

O que consiste o mercado financeiro

Iniciamos o texto falando sobre Nova Iorque e como a cidade oferece oportunidades no mercado de gestão financeira. No entanto, é preciso explanar por aqui também, que o setor de economia e finanças é um dos que dispõe chances de trabalho e os maiores salários no Brasil. Um economista em início de carreira recebe uma base de R$3,5 mil e no auge, um salário que pode chegar a R$20 mil. E quanto se trata de cargos no mercado de ações, então, os valores enchem os olhos de qualquer um.

Contudo, é válido levar em consideração que as melhores remunerações são destinadas àqueles que preenchem requisitos indispensáveis, como proatividade, rapidez de raciocínio e vontade de aprender sempre mais, principalmente se tratando de conhecimentos atualizados. Por isso é essencial buscar um bom curso de finanças ou um curso de contabilidade para se dar bem. Considere principalmente os cursos a distância, que oferecem bons métodos de ensino e conteúdos embasados.

Mas como é que funciona o mercado financeiro? Basicamente, a missão dele é direcionar os recursos excedentes de pessoas e instituições para financiar empresas e projetos. Não há investimento naquilo que não se tem perspectivas de retorno no futuro, por conta disso, existe um campo profissional especializado em orientar investidores a optar por ações mais assertivas. Isto é, onde é melhor recomendado alocar o dinheiro.

Existem inúmeras possibilidades de cargos para quem se especializar na área de investimento, mas as principais são os analistas, os traders e os gestores. Os analistas são aqueles que elaboram relatórios estratégicos sobre empresas e setores da economia para auxiliar investidores; os traders são responsáveis por executar as operações de compra e venda de ações; e os gestores organizam as carteiras de investimento e decidem tudo sobre a alocação dos recursos.

Como se destacar no mercado financeiro?

O que não é mais novidade para ninguém é que o setor produtivo do mundo todo pede mão de obra muito qualificada. Saber realizar multitarefas é um pedido quase unânime entre as empresas do Brasil, dos Estados Unidos e de qualquer outro local. Com o segmento de gestão financeira não seria diferente. Ele atrai profissionais sempre muito bem habilitados e com gana de crescer rápido. 

Para se destacar, é necessário apresentar particularidades extremamente úteis para esse tipo de trabalho. Estamos falando de dinamismo, capacidade de adaptação, criatividade, poder de negociação ou de gerir crises, entre outras. Além disso, o profissional deve investir no vasto e aprofundado conhecimento oferecido por um bom curso de contabilidade ou finanças, por exemplo, além de variadas disciplinas relevantes. "Se o investidor tem um conhecimento técnico e exige um produto mais sofisticado, o profissional de investimento precisa atender a estas expectativas”, comenta Mário Amigo, professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI.

Sendo assim, apostar em novas maneiras de adquirir saberes é sempre um bom negócio a se fazer. E nada melhor do que unir o útil ao agradável em um momento que pede cada vez mais imediatismo, não é mesmo? Os cursos online podem servir como uma luva para você que decidiu investir pesado na área de finanças. "Muitos bancos de investimento estão lançando redes mais amplas, então passam mais tempo enfatizando a importância de se atualizar depressa", diz Matan Feldman, fundador do Wall Street Prep, ao jornal The New York Times, sobre a influência que a formação digital exerce sobre o atual mercado.

Perfil ideal de um profissional de finanças

Se você já trabalha nessa área, está estudando para isso ou pensa em um dia ingressar nela, deve ficar por dentro do perfil mais buscado pelas empresas hoje em dia. Conhecer essas características é uma forma de você melhorar a sua atuação, se destacar entre a concorrência e conseguir aquela vaga de emprego tão esperada. Conheça 5 pontos principais que devem ser priorizados por você:

  • Tenha inglês fluente: este é um dos setores que mais exigem fluência na língua inglesa. Isso por que a maioria dos investidores que compra ações de empresas brasileiras é do exterior. E como o inglês é um dos mais falados no mundo todo, é considerado obrigatório nesse nicho. Uma ideia bacana e moderna é aperfeiçoar o inglês em cursos online com certificado, já pensou na praticidade? Aproveite.
  • Adapte-se com facilidade: o mercado financeiro também é bastante instável e volátil. Portanto, uma habilidade que você deve desenvolver é a de ter paciência e jogo de cintura. Podem haver crises financeiras – como esta que vivenciamos no Brasil atualmente – e muitas outras fases turbulentas. Ah, e não podemos deixar de lado o surgimento rápido de tecnologias, que podem ajudar, mas também podem significar perigos, como os ataques digitais.
  • Seja um bom comunicador: finanças, uma área estritamente de exatas, certo? Esqueça. Além do raciocínio lógico matemático, você precisará apresentar muitas funcionalidades importantes e que não têm muito a ver com números. Isso engloba preparar relatórios e análises, liderar equipes, participar de reuniões, entre outros. Desta forma a comunicação se faz estritamente necessária.
  • Goste do que faz: este não é um setor fácil. Sinceramente, é competitivo e desgastante. A jornada de trabalho costuma ultrapassar as 40 horas semanais e isso pode causar uma estafa se você não estiver altamente preparado. Portanto, reveja se é isso mesmo o que você quer e se gosta do que faz (ou fará). 

cursos online mercado financeiro

Melhores cursos para analistas financeiros

Bom, agora que você viu como o mercado financeiro funciona e o que ele almeja em seus futuros participantes no Brasil e nos EUA, conheça uma lista com 6 cursos EAD excelentes e apropriados para este segmento. 

1 – Estatística

Este de fato é um ótimo curso sobre mercado financeiro, pois se tem uma coisa que os profissionais desse ramo devem estar atentos é com as probabilidades das ações serem uma boa aposta ou não. E esse estudo deve ser feito utilizando conceitos de estatística. O Curso Online Estatística aborda casos reais em que o uso desse fundamento auxilia na progressão de qualquer trabalho de ordem financeira.

O aluno aprenderá a diferenciar as variadas definições de estatística, a aplicar seus elementos e a utilizar as funções pertinentes no Microsoft Excel. Entre as lições de destaque estão as sobre classificações e critérios estatísticos, instrumentos de coleta de dados, organização e interpretação de dados, cálculos de pesquisa e outros assuntos de grande relevância. 

2 – Matemática Financeira

A matemática financeira se apropria de inúmeros conceitos aplicados à verificação de dados financeiros em geral. Os problemas que envolvem essa disciplina geralmente estão relacionados à questão do valor do dinheiro no tempo, como por exemplo os juros e a inflação. Além disso eles são ligados às formas de aplicar tudo isso, como os empréstimos, investimentos, projetos, entre outros. É um tema primordial para quem trabalhar com precificação de ações e de derivativos.

No Curso Online Matemática Financeira você irá navegar por informações financeiras que permitem agilidade de análise. São dados que ajudam a fazer a gestão financeira de uma empresa ou de uma pessoa. Fique expert em assuntos como juros e capitalização simples, juros comerciais e compostos, financiamento, uso da calculadora HP 12C, taxas efetivas, e muitos outros. Este é um dos cursos a distância super válidos para melhorar suas chances no mercado financeiro.

3 – Curso Online Contabilidade e Finanças Públicas

Finanças Públicas é o ramo da Economia que se responsabiliza pela quitação de atividades coletivas e governamentais, bem como com a administração e o desempenho das mesmas. Esse campo pode ser dividido em dois setores. Um trata o que as instituições farão ou podem fazer e outro analisa os meios existentes para pagar tais procedimentos. É uma área que pode ser exercida principalmente por meio de concursos públicos ou por nomeação de cargo público.

O Curso Online Contabilidade e Finanças Públicas evidencia tudo sobre a captação de recursos pelo Estado, sua gestão e seu gasto, ações realizadas para atender às necessidades da sociedade e do próprio governo. Entre os principais tópicos desse curso de finanças estão as noções dos principais conceitos de finanças públicas, administração, noções de contabilidade, matemática financeira, estatística, e contabilidade aplicada ao setor público. Conteúdo abrangente e extremamente útil.

4 – Curso Online Negociação em compras e vendas

Ter poder de negociação é uma das habilidades mais valorizadas do mercado financeiro mundial. Afinal, a rotina engloba transacionar ações e mediar interesses mútuos. O Curso Online Negociação em Compras e Vendas pode ajudar bastante os profissionais participantes a obterem sucesso em suas negociações, orientando-os nos diferentes processos que fazem parte dessa ação.

Com esse verdadeiro curso sobre investimentos você saberá quais os possíveis erros e acertos que podem surgir e como identificá-los. Saiba tudo sobre negociação em compras, cadeia de suprimentos, acordos com fornecedores, negociação em vendas, inúmeras técnicas de vendas e marketing. É uma ótima ideia de capacitação para você que quer aprimorar seus conhecimentos multidisciplinares na área de gestão.

5 – Curso Online Análise de crédito e cobrança

A análise de crédito e cobrança consiste em uma ação coordenada de constante gestão desse serviço, oferecido por bancos e corretoras do mundo inteiro. É importante obter este tipo de conhecimento, pois com ele você obtêm subsídios para efetuar análise dos principais indicadores financeiros e de seus riscos. 

    Realizando o Curso Online Análise de Crédito e Cobrança você estará apto para comprovar conhecimentos em empresas especializadas em crédito e cobrança, assim como de gestão e análise de riscos financeiros, entre muitas outras. Nele é possível aprender tudo sobre gerenciamento de projetos financeiros especializados, elaboração de relatórios demonstrativos, práticas de liderança e treinamento de equipes, balanços, classificação do risco de crédito. Sem dúvidas este curso de finanças lhe trará aprendizados excepcionais para aplicar no dia a dia de trabalho.

    ##lista_vantagens##

    6 – Curso Online Derivados Financeiros

    Por fim, mas de longe o menos importante, o Curso Derivados Financeiros. Ele é um dos cursos online aqui do portal mais indicados para quem segue o setor de Economia, Contábeis ou outros correlatos. A função principal do mercado de derivados é definir quais os instrumentos financeiros de investimento e cobertura que permitem uma gestão de riscos adequada. Seus ativos compreendem as ações das bolsas de valores, os índices globais, os valores de renda fixa, a inflação, as taxas de juro, etc.

    Você aprenderá neste curso sobre mercado financeiro o funcionamento dos mercados de derivativos. Ele explana bem os tópicos sobre introdução aos mercados e contratos de derivativos, contratos futuros e mercados futuros, câmbio e índices de ações e de commodities. Além disso, apresenta as estratégias mais indicadas, o modelo binominal e opções exóticas. Se você está buscando um curso sobre investimentos bem completo, considere realizar este daqui. 

    Qualifique-se e esteja mais próximo do sucesso profissional

    O que achou de nossa lista? O mercado financeiro é multifacetado e cada vez mais requer competências diferenciadas. Ao mesmo tempo, ainda que seja uma área tão complexa, ela pede que as soluções sejam mais práticas e dinâmicas. Ela caminha lado a lado às inovações que acompanhamos nos últimos anos e se faz pra lá de exigente.

    Nesta via, os cursos a distância se mostram ideais para melhorar currículos e chamar a atenção das empresas do ramo. Não perca tempo e corra atrás de uma formação mais completa. Aproveite os conhecimentos de um curso sobre investimentos ou quem sabe um curso de contabilidade para ter um feedback positivo na carreira.

    Saiba tudo sobre mercado financeiro

    • O que é mercado financeiro? O Mercado financeiro é o ambiente de transações de compra e venda de mercadorias, câmbio e valores mobiliários.
    • Como funciona o mercado financeiro? Quem tem recursos empresta para que não tem, tendo uma instituição financeira como intermediário. Acontece um o direcionamento de os recursos excedentes de pessoas e instituições para financiar empresas e projetos.
    • Como trabalhar no mercado financeiro? É preciso graduação em administração, economia ou finanças. Especialização e aperfeiçoamento para complementar, por meio de um curso de mercado financeiro, por exemplo. Estágios e trainees em instituições financeiras também são ótimas oportunidades de entender como funciona o mercado financeiro e adquirir experiência.
    • Como está o mercado financeiro hoje? Essa resposta será sempre variável, o mercado financeiro hoje será sempre o resultado de como a bolsa de valores se comportou, da cotação das moedas estrangeiras, cotação de commodities etc.
    • O que é mercado de câmbio? Uma das subdivisões do mercado financeiro. É onde ocorrem as transações de troca da moeda nacional pela de outro país ou vice-versa.
    • O que é realizado no mercado monetário? Outro segmento do mercado financeiro, onde se movimenta o crédito no curtíssimo e curto prazo (um ano ou menos). Acontece, principalmente, por meio de títulos da negociação de títulos do Tesouro.
    • Como funciona o mercado de capitais? Também segmento do mercado financeiro, funciona quando alguém investe em uma Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou de Agronegócio (LCA), por exemplo. Acontece também quando lotes de ações são compradas na bolsa de valores.
    • O que é mercado de crédito? Mais uma subdivisão do mercado financeiro. Trata-se do sistema financeiro que movimenta a tomada de crédito a curto médio e longo prazo. Destinado a quem busca recursos para capital de giro ou consumo.

    Se você gostou de nossas sugestões e quer garantir mais reconhecimento no mercado de trabalho, inscreva-se no Educamundo. Aqui, você aprende não só nos seis cursos online com certificado que elencamos, mas em todos os cursos EAD que estão disponíveis em nossa grade por apenas {preco_matricula}. É isso mesmo, com este investimento você se torna um profissional pronto para concorrer pela vaga de seus sonhos. 

    Aprendendo com entretenimento

    Você pode aprender muito assistindo filmes sobre o mercado financeiro. Selecionamos quatro excelentes títulos:

    • 1. O Lobo de Wall Street (2013)
    • 2. A Grande Aposta (2015)
    • 3. Steve Jobs (2016)
    • 4. Até que a Sorte nos Separe (2012)

    Agora é com você. Conte-nos o que achou deste artigo e contribua com a sua opinião para enriquecer ainda mais essa análise. Qualquer dúvida que tiver, deixe um comentário que nós responderemos em breve. Até uma próxima!

    Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

    Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.