Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é currículo em ação? Veja conceito e diferenças

curr_450x236

O currículo em ação e currículo oculto são fundamentais nos planejamentos escolares. Quase sempre exigido pelas instituições de ensino, são documentos fundamentais para os professores organizarem suas aulas.

Como instrumentos de trabalho, ambos são focados na organização e no planejamento do pedagogo. Através deles, os educadores organizam as atividades durante o período letivo.

Vale lembrar que é importante que aquele currículo esteja alinhado com Projeto Político Pedagógico e com os documentos da organização pedagógica. Assim, a docência e escola estarão em comum acordo sobre o andamento das aulas.

Ficou curioso? Então fique neste artigo até o final e saiba tudo sobre o currículo em ação, currículo oculto e suas diferenças entre si. Continue lendo e confira logo a seguir!

Quais os tipos de currículo escolar?

Poucas pessoas sabem, mas existe mais de um tipo de currículo escolar e todos eles possuem suas características próprias.

Níveis de currículo estudantil

Existem três tipos de currículo escolar, também chamados de níveis de currículo estudantil. Eles são:

  • Currículo formal (prescrito)

  • Currículo real (ou currículo em ação)

  • Currículo oculto (implícito)

Esses currículos escolares servem para diferenciar o conteúdo, formas de trabalho, organização e também a seleção pedagógica.

O que é o currículo formal?

Trata-se do currículo “pensado”, ou seja, o planejado que vem antes do contato do professor com os alunos. Ele é composto por conhecimentos considerados fundamentais para os estudantes de uma disciplina ou de uma determinada série escolar.

O que é currículo em ação?

O currículo em ação estabelece um conjunto de atividades que seus alunos irão realizar durante o ano. Dessa maneira, serve como planejamento para o educador. Ele é a relação entre a teoria e as práticas de ensino, ou seja, através da análise dos cadernos e interação na aula, é possível regular a programação e o plano dos professores.

Com o currículo em ação que o pedagogo propõe aos alunos as tarefas que permitem a compreensão, memorização e criação de rotinas de conteúdo e aprendizado. Assim, ele consegue saber como está o conhecimento no ambiente escolar.

Ele é colocado em prática na rotina escolar, dentro das salas de aulas e segue as diretrizes de ensino e o Projeto Político Pedagógico da escola.

O que é currículo oculto?

O currículo oculto é essencialmente diferente do modelo anterior. Ele aborda temas que não estão incluídos formalmente no planejamento dos educadores.

Dessa maneira, utiliza a sensibilidade e experiência dos educadores para entender os acontecimentos e trazer melhorias para o processo educacional como um todo.

Este modelo de currículo se diferencia dos demais pois oferece a oportunidade de compreender a vivência dos alunos e comportamentos em sala de aula. Entenda!

Detalhes sobre o currículo oculto

O currículo oculto depende do contexto e da dinâmica que acontece na aula. Ele engloba a maneira como os alunos interagem entre si, como é o relacionamento com pais, funcionários e afins.

O docente tem que estar preparado para várias situações e também para trazer as adversidades e transformar em aprendizagem.

Os aprendizados neste modelo de currículo estão ligados aos comportamentos, valores e atitudes dos alunos e como isso irá repercutir no futuro. É importante que temas sociais e contemporâneos estejam atualizados pelos educadores para abordagem em sala de aula.

Abordagens do currículo oculto

Confira algumas das abordagens do currículo oculto:

  • Contribuir na construção do currículo em ação, ajudando o professor com temas que estão fora de seu planejamento;

  • Preparar os alunos para imprevistos;

  • Desenvolver habilidades que trazem aprendizagens para o dia a dia;

  • Utilizar as experiências para ajudar a relacionar as práticas pedagógicas com o contexto social, econômico e a realidade do aluno;

  • Zelar pela integridade e ajudar a gerenciar com tranquilidade os ocorridos;

  • Ajudar a estabelecer uma relação entre refletir e agir;

  • Elaborar formas e métodos para que os grupos convivam e interajam entre si;

  • Gerar espaços de debates sobre diversos tipos de assunto.

Qual a diferença entre currículo em ação para o oculto?

O currículo em ação e oculto podem ser essencialmente diferentes, mas é através da colaboração de ambas as formas de didática que se pode construir uma experiência completa em sala de aula.

O currículo em ação se apresenta ativamente dentro da sala, com planejamentos das aulas pelo professor, para os alunos compreenderem a parte teórica e prática. Já o currículo oculto denomina as influências que afetam o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos.

É importante que os dois tipos de currículo sejam colocados em prática juntos para haver uma continuidade na avaliação da qualificação e das competências de cada estudante. Dando oportunidade para a equipe de gestores e professores fazer um plano de carreira continuado e que atenda a realidade de cada um.

Aprenda mais sobre o tema com o Educamundo

Aprender sobre os tipos de currículo pode ser um desafio e tanto, por isso que, conhecendo essa complexidade, que o setor pedagógico do Educamundo criou o Curso Online Currículo em Ação.

Trata-se de um conjunto de recursos completo para você entender tudo sobre a área e dominar o assunto como ninguém.

Sabe o que é o melhor? Este conteúdo está disponível no Pacote Master, ou seja, você pode se matricular no portal investindo apenas R$ 79,90ao ano e terá acesso completo não apenas deste curso, mas de todas as mais de 1.500 opções disponíveis no portal nas mais de 20 áreas do conhecimento humano.

Tudo isso disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) completo e intuitivo para você estudar de qualquer lugar, a qualquer hora.

Não perca essa oportunidade, faça a sua matrícula, destaque-se com um conhecimento diferenciado e comprove suas habilidades com um tema que é cada vez mais exigido.

Agora você já sabe tudo sobre currículo em ação e oculto, como eles se relacionam entre si e como se diferenciam também. Não deixe de aproveitar para conhecer nossos demais artigos sobre o tema!

Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.