Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Comportamento canino: saiba as causas e como corrigir os maus hábitos

psicologia-canina4-2-1

O mau comportamento canino possui diversas origens e é importante que elas sejam identificadas para que, por meio da educação canina, esse comportamento inadequado seja corrigido. É aí que entra o psicólogo de cachorro.

A psicologia é uma ferramenta essencial para melhorar o comportamento canino

O psicólogo de cachorro conhece e estuda várias técnicas de adestramento de cães. São métodos que podem ajudar seu cãozinho a se comportar melhor, e conviver bem com as pessoas e regras da casa. Mas para isso é importante entender os motivos que levaram o animal agir de tal forma. Por isso, esse profissional é a pessoa ideal para te ajudar.

##lista_curso##

O que faz um psicólogo de cachorro?

O psicólogo de cachorro aplica treinamentos ao cão quando este apresenta algum problema de comportamento. Para desenvolver o tratamento é feito um estudo do contexto em que o animal está inserido (casa, família e do próprio animal), a fim de entender a origem desse mau comportamento.

A partir das informações obtidas na análise, o psicólogo de cachorro deve desenvolver um programa de treinamento específico para aquela situação. Esse programa será aplicado no adestramento, visando a resolução desse problema.

Quais problemas de comportamento canino a educação canina busca resolver?

Muitos cães possuem o hábito de fazer suas necessidades fisiológicas no lugar incorreto. Outros não ficam bem quando estão sozinhos e acabam latindo demais quando os donos estão fora e tem ainda aqueles que são muito agressivos.

Além disso, morder, rasgar ou quebrar móveis e demais objetos, correr atrás das pessoas, possessividade e dificuldade em lidar com outros animais também são algumas das dificuldades de comportamento canino que podem ser trabalhadas no adestramento. Dessa forma a convivência entre o cão e os membros da família será mais saudável.

O que é adestramento?

Adestramento é o ato de disciplinar e ensinar. Visa desenvolver no animal as habilidades necessárias para que ele entenda comandos ou para que comportamentos inadequados sejam modificados.

Pode ser aplicado com a intenção de treinar a obediência básica do animal ou treiná-lo para algum serviço específico, como acontece com os cães da polícia. Porém, é importante que esse tipo de treinamento seja aplicado por um profissional habilitado.

##lista_vantagens##

Benefícios do adestramento de cães

O adestramento de cães melhora a convivência entre eles e a família, mas, principalmente, melhora a qualidade de vida do animal. Isso porque, na maioria das vezes os problemas de comportamento canino têm relação com medos e ansiedade. Não é à toa que um cãozinho chora tanto quando o dono sai para o trabalho, ele não sabe lidar com o medo de ficar sozinho ou com a solidão.

Além disso, o cão se tornará mais sociável tanto com as pessoas como com outros animais. Ele também passará a entender melhor os seus comandos, aproximando cão e dono ainda mais.

Mas lembre-se nada de gritar com seu cãozinho, isso só fará ele ficar ainda mais estressado e assustado. Com a voz baixa e calma você consegue educar o cão e mostrar a ele o que você deseja.

Entenda que apesar do cachorro ser um animal domesticável, ele pensa e age como cachorro, portanto ao impor sua rotina e regras deve ensiná-lo, pois ele não descobrirá sozinho. Vale ressaltar que as regras devem ser claras e consistentes, não adianta você dizer não hoje, mas amanhã pode.

Cuidar de um bichinho de estimação não é nada fácil, não é mesmo? Assim como os seres humanos, eles também são muito sensíveis e desenvolvem uma série de comportamentos decorrentes de suas emoções. Para entender sobre o assunto de forma aprofundada indicamos o Curso Online Psicologia Canina. Esse é um tema complexo que exige dedicação e estudo para ser compreendido de maneira integral e os cursos online são sempre ótimas opções para nos ajudar a ter um conhecimento mais profundo em vários assuntos.

Invista apenas {preco_matricula} por ano e tenha acesso não só a esse curso, mas a todos os mais de 1.200 cursos online do Pacote Master. Faça sua inscrição agora mesmo no Educamundo e estude em um portal que é referência em cursos online com certificado

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.