Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Quarentena: como estudar para concursos públicos em casa?

Artes-BlogPost-Concursos-Trio-1

Embora isolado em casa devido à quarentena pelo novo coronavírus, você, concurseiro, não deve parar sua rotina de estudos. Afinal, as provas acontecerão num futuro próximo e é preciso estar preparado.

Mesmo que você faça cursos presenciais e esteja sofrendo com a suspensão das aulas, lembre-se que há plataformas de cursos online especialmente dedicadas ao ensino EAD. Sendo assim, é possível iniciar hoje mesmo cursos livres específicos em disciplinas cobradas nos concursos.

Como estudar para concursos públicos? Anote essas dicas

Além dos cursos online focados em disciplinas específicas de cada certame, é preciso atentar-se às atividades praticadas ao longo do dia. Estudar na quarentena em casa requer planejamento, organização e muita concentração.

Veja a seguir algumas dicas para estudar para concursos públicos e coloque-as em prática ainda hoje. Saiba como aproveitar o tempo disponível e comprometa-se consigo mesmo a estudar na quarentena. Vamos lá?

##lista_curso##

Organize um ambiente especial para os estudos

Principalmente se você não morar sozinho, estudar online em casa pode ser um grande desafio. Afinal, nem todos têm noção da importância da privacidade neste momento. Essa questão pode ser facilmente resolvida com a escolha e preparo de um ambiente específico para os estudos.

Nesse ambiente, é preciso cuidar:

  • da iluminação, que deve oferecer conforto durante o dia e à noite;
  • da ergonomia, que está relacionada à escolha ideal de mesas e cadeiras que proporcionem posições confortáveis e saudáveis;
  • dos equipamentos à vista, como computador, bloco de notas, caneta, livros e apostilas;
  • e do isolamento dos demais cômodos, o que garante privacidade e previne interrupções indesejadas.

Divida as tarefas

Os materiais de estudo para concursos públicos são complexos. Além de livros, apostilas e conteúdos digitais, o concurseiro também revisa provas de anos interiores e de bancas diversas a fim de treinar os modelos de prova e exame. Sendo assim, fazer uma divisão clara das tarefas vai facilitar a rotina de estudos.

O método de divisão vai depender da quantidade de material e da complexidade do conteúdo. Sabemos, por exemplo, que concursos de Direito possuem conteúdos mais intrínsecos e que exigem mais tempo para reflexão. Sendo assim, o total de horas de estudo é maior do que outros concursos.

Para conteúdos gerais, defina aproximadamente 2 horas de estudo, divididos em leitura teórica, atividades práticas, revisão e anotações. Já para conteúdos de Direito, vale estender um pouco mais a carga horária dos estudos, sem ultrapassar 6 horas diárias – a fim de evitar desgaste.

Faça intervalos

Realizar intervalos durante os estudos é essencial para manter a produtividade. A cada hora de estudo, parar por 10 ou 20 minutos é o suficiente para fazer uma caminhada em casa, oxigenar o cérebro e retornar às atividades com mais disposição.

Utilize esses intervalos para ir ao banheiro, reabastecer a garrafa de água ou comer uma fruta!

##lista_vantagens##

Aposte em cursos online como suporte pedagógico

Os cursos online são excelentes ferramentas pedagógicas neste momento de quarentena. Com conteúdos atualizados e de fácil acesso, é possível estudar sozinho para concurso, atualizar-se e obter novos conhecimentos.

Aqui no Educamundo, portal referência em cursos online com certificado, disponibilizamos o Curso Online Redação Oficial, indicado para concurseiros e interessados de diversas áreas que precisam estudar redação. O conteúdo do curso é focado no estudo dos textos oficiais, cujo domínio é essencial – sobretudo no setor público.

Durante o curso, os inscritos refletirão sobre os conceitos de redação oficial, relatórios e pareceres do setor público e as características da redação oficial. Muito interessante, não é? 

E não há só este curso. O Educamundo oferece mais de 1.200 cursos online, pelo Pacote Master. Com apenas R$69,90 ao ano, você acessa outras opções igualmente relevantes, como:

E então, viu como estudar para concursos públicos pode ser uma tarefa bem produtiva durante a quarentena por coronavírus? Não paralise a busca por seus sonhos: inscreva-se hoje mesmo no Educamundo e capacite-se!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com aquele amigo concurseiro que está desanimado com os estudos nesta quarentena e não sabe como passar em concurso. Até breve!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.