Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Quero começar um blog. O que eu faço?

Untitled-design-2020-04-15T123222.475-1

Se você está procurando formas de aumentar sua renda ou apenas diversificar seus negócios, então é hora de aprender mais sobre como criar um blog.

Talvez essa ideia tenha caído de paraquedas na sua frente, e nesse caso você deve estar se perguntando “como é que eu faço isso”?

começar um blog

Blogueiros profissionais afirmam que o sucesso está aí, do seu lado. Basta que você tenha paixão; compromisso com o trabalho e disposição, que a coisa vai acontecer.

Como criar um blog

O primeiro passo que você tem que dar é se informar.

Sim, se você não conhece nada ainda sobre criação de blogs, melhor começar pelo bê-a-bá, ou seja, você vai ser alfabetizado nessa coisa de criar um blog. Informe-se sobre as etapas técnicas: a questão dos domínios, da hospedagem do seu blog, do nicho que você vai escolher, da internet marketing e assim por diante.

Aqui vamos te dar algumas orientações para que você comece o seu blog com o pé direito.
Vou tentar responder algumas dúvidas de quem está começando.

Preciso conhecer linguagem da web?

Se você souber, é bem-vindo. Mas, de maneira alguma isso é essencial.
A medida em que for avançando no seu propósito irá conhecendo alguns termos mais usados. Não se preocupe com isso.

O que é um domínio?

Um domínio é um endereço na internet. É para esse endereço que seus visitantes vão se dirigir quando quiserem acessar o seu blog. O domínio pode ter várias terminações, mas as mais populares são: .com; ,com.br; .net; .org; .info, e etc.

Existem plataformas como WordPress.com, por exemplo, que oferecem domínio e hospedagem gratuitos. Caso você decida utilizá-la, seu domínio ficará assim: https://nomedoseusite.wordpress.com/.

Mas não aconselho que você use domínio e hospedagens gratuitas num site para ganhar dinheiro, porque o controle do seu blog não estará com você e sim com o site dono do domínio e hospedagem.

Pra você entender vou dar um exemplo: muita gente utiliza o WordPress.com ou o Blogger.com para começar seus negócios na rede.

É uma boa estratégia? Pode ser, se não for a única. Porque estas empresas podem deixar de existir a hora que bem entender (lembra do Orkut?). E neste caso, se o seu blog estiver utilizando uma plataforma gratuita, ele simplesmente deixará de existir da noite para o dia.

Você perderá o trabalho de anos e até décadas. Por isso, é mais aconselhável que você registre um domínio e hospede o seu site ou blog em um provedor de hospedagem pago. Assim, você terá o controle da vida do blog em suas mãos.

Para registro de domínios recomendamos o registro.br

Domínio e hospedagem pagos? Isso custa caro?

Não. Pelo domínio você vai pagar algo em torno de R$ 40,00 por ano mais ou menos. E pela hospedagem, de R$ 20,00 a 50,00 por mês, dependendo da empresa que escolher. E se você quiser hospedar mais de um blog ou site, o valor poderá ser sempre o mesmo. É o que se chama de hospedagem compartilhada.

Veja os detalhes com a hospedagem que escolher. É um investimento bastante modesto para quem está pretendendo ganhar dinheiro com blogs.

Registrei o domínio e contratei a hospedagem. E agora, qual a melhor plataforma para instalar o meu blog?

Já nos referimos anteriormente à WordPress.com, que oferece domínios, hospedagens e temas pré-definidos para quem quer ter um blog sem investir nada. Mas, quando você registra um domínio e contrata hospedagem, tem a possibilidade de escolher em que plataforma quer instalar o seu blog. Existem várias (Joomla, Tumblr, WordPress, Drupal, etc).
De todas, a melhor e mais fácil de se utilizar é WordPress, sem sombra de dúvida. É a plataforma mais usada atualmente porque está sempre atualizando seu código para garantir a segurança dos dados do seu blog. 

Além disso, existe uma comunidade de criadores de plug-ins que oferece milhares deles, de forma gratuita para que você consiga deixar o seu site com uma aparência profissional. E com um fórum de suporte que realmente funciona, tanto para a parte de temas quanto para os plug-ins.

Agora a decisão é sua. Caso opte pelo WordPress, veja nossos tutoriais de como instalar o WordPress e configurar seu blog.

Até os próximos artigos.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.