Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Business Intelligence: a análise de dados de inteligência nas empresas

Administracao-de-Empresas-3-2-1

A era da informação potencializou a importância dos dados para os negócios. A gestão da informação é cada vez mais essencial para a tomada de decisões nas organizações.

Nesse contexto se encaixa o Business Intelligence (BI), também conhecido como inteligência de negócios. Essa área trabalha coletando, organizando, analisando, compartilhando e monitorando as informações que dão suporte à gestão.

Conceitualmente , o Business Intelligence é um conjunto de metodologias, teorias, processos e tecnologias que lapidam dados brutos e os transformam em informações úteis para a tomada de decisões estratégicas nas organizações.

##lista_curso##

Tudo sobre Business Intelligence: aplicação, mercado e gestão da informação

Administração de empresas e a inteligência de negócios

O administrador de empresas, por ter uma visão sistêmica e estratégica, pode apostar no Business Intelligence para transformar os dados coletados em poderosos insights para promover melhorias, otimizar e potencializar seus negócios.

Veja algumas vantagens do BI na administração de empresas:

Gestão da informação

As plataformas de BI lidam com as informações geradas pelas organizações, com a finalidade de facilitar o seu uso para atender as necessidades do mercado. Vale salientar que nem sempre as organizações conseguem lidar com tantas informações que geram em suas operações, daí a relevância dos sistemas de BI.

Identificação erros anteriores

As organizações podem apresentar pequenos erros em sua rotina, que criam gargalos e prejudicam o andamento dos negócios. O BI identifica as falhas e as corrige.

Avaliação da produtividade dos colaboradores

Por meio de métricas e indicadores, o BI consegue mensurar o desempenho dos funcionários, integrando esses dados com os do desempenho da organização.

Melhorias na experiência dos clientes

Grande parte das empresas não consegue acompanhar o comportamento dos usuários em suas plataformas, e ficam sem saber o porquê de terem ganhado ou perdido clientes. Com o Business Intelligence há a possibilidade de minerar os dados de venda e pós-venda e descobrir as ações dos usuários.

O mercado de Business Intelligence no Brasil

O mercado de Business Intelligence no Brasil engloba empresas de telecomunicações, seguradoras, instituições financeiras e em toda organização que acompanhe a economia globalizada como tendência e que percebe que a gestão da informação é essencial para que se tenha uma visão em tempo real de seu desempenho.

##lista_vantagens##

O que faz um analista de Business Intelligence

De forma resumida, o profissional de BI atua nas seguintes frentes:

BI de ferramentas: é o profissional responsável por fazer a análise das infraestruturas dos sistemas e explorar a quantidade de dados para encontrar padrões de compatibilidade com o negócio. Os dados com que este profissional lida são os do sistema da própria organização e, em grande parte, sistemas de vendas.

BI de web analytics: coleta dados de sites, landing pages, e-commerce etc. Seu trabalho é analisar dados gerados na internet por meio dos visitantes da plataforma da organização. Seu principal objetivo é analisar o comportamento do usuário e fazê-lo voltar.

BI de social media: seu foco é no comportamento das pessoas nas mídias sociais, a fim de monitorar os interessados na marca e identificar potenciais oportunidades de negócios e a partir disso, criar estratégias.

Qualifique-se com o Curso Online Administração de Empresas do Educamundo

Há muito o que aprender sobre Business Intelligence, por isso o Educamundo aborda o tema no Curso Online Administração de Empresas e em outros cursos online relativos.

Os cursos online com certificado do portal proporcionam um aprendizado sólido, embasado em conteúdos atualizados.

Aqui no portal, ao fazer a sua inscrição, você investe uma taxa única de apenas {preco_matricula}, que lhe dá acesso ao Pacote Master, com mais de 1.200 cursos. Durante um ano inteiro você pode fazer quanto deles quiser.

Inscreva-se agora mesmo e aproveite essa oportunidade única. Bons estudos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.