Aprender a compartilhar, criar novas formas de linguagem, entender sua individualidade dentro de um grupo: esses são apenas alguns benefícios que o ato de brincar pode trazer para crianças no ensino infantil. As atividades tidas como de lazer têm uma importância muito grande para o desenvolvimento social dos pequenos. E, quando conduzidas por um professor, conseguem unir de maneira intensa aprendizado e diversão.
É por isso que o artigo de hoje vai tratar sobre as brincadeiras educativas. Então, se você trabalha na área do ensino ou apenas interessa-se pelo tema, continue com a gente.
Entendendo a importância das brincadeiras educativas
Pensadores como Vygotsky e Piaget veem a ação do brincar como uma prática que trabalha o desenvolvimento em diversos aspectos e um deles está relacionado à interação social. Para a criança, o momento de diversão é também aquele em que ela é vista como igual: pode tomar decisões, expressar seus sentimentos e explorar o mundo sem seguir as regras dos adultos. Por isso, as brincadeiras são tão importantes.
O ato de brincar pode ser tanto livre — quando as crianças encontram-se em um parquinho e desenvolvem as próprias brincadeiras —, quanto dirigido. Neste caso, o professor cria situações lúdicas com a turma para trabalhar o desenvolvimento de forma específica. Porém, em ambas as situações, há aprendizado, entre eles o voltado para as relações sociais.
Confira nosso Ebook sobre Construindo conhecimento na educação infantil
Desenvolvendo a interação social na escola
Grande parte do aprendizado infantil ocorre durante a interação social na escola. Antes disso, as crianças têm no núcleo familiar a ideia do mundo como um todo. No entanto, ao entrarem em contato com outras pessoas, elas passam a integrar um ambiente sociocultural mais amplo e podem desenvolver novos conhecimentos. Isso tanto em termos cognitivos, como de convivência em sociedade. E grande parte desse processo ocorre por meio das brincadeiras.
Sendo assim, é importante que as escolas da educação infantil prezem por uma brinquedoteca ou criem jogos que favoreçam a realização do lúdico nas atividades. Por meio da diversão, a criança pode:
fazer novos amigos;
viver papéis sociais diferentes;
trabalhar a autonomia para resolver problemas;
aprender sobre a importância de ajudar e pedir ajuda para superar obstáculos;
entender a necessidade de seguir regras;
melhorar a comunicação verbal;
aprender a ganhar e perder.
Quer descobrir como usar as atividades lúdicas para colocar isso em prática? Vamos detalhar nos próximos tópicos.
Aprendendo sobre gincanas em grupo
Se você é professor, existem diversas formas de buscar conhecimento para criar brincadeiras educativas, uma delas é por meio de cursos online. Aqui no Educamundo, temos o Curso Online Atividades Lúdicas, que traz um conteúdo detalhado sobre o tema. Contudo, a seguir vamos dar algumas dicas para você deixar suas aulas mais divertidas e uma forma de conseguir isso é com as gincanas em grupo.
As gincanas funcionam como competições em que é preciso realizar uma série de ações para vencer o jogo. Sendo assim, é interessante montar grupos com a turma e criar brincadeiras que envolvam a cooperação entre os participantes de cada time. Desenvolver jogos que despertem a curiosidade e façam os pequenos questionarem a realidade também é importante.
O objetivo é que cada criança compreenda as regras de convivência e trabalhe as emoções, lidando com os próprios sentimentos e com os dos colegas de classe.
Exemplos de atividades recreativas para gincanas
Algumas atividades interessantes para desenvolver nas gincanas são:
jogos de caça ao tesouro;
pular corda;
boliche;
jogo das cadeiras inverso — aqui as cadeiras são eliminadas a cada rodada e as crianças precisam encontrar formas de se ajudarem para que todas consigam sentar nas que restaram;
telefone sem fio;
corrida em duplas;
dança da laranja — na quais duas crianças dançam juntas equilibrando uma laranja na testa;
mímica, etc.
Essas e outras atividades você pode conferir em vários dos nossos cursos online voltados para a área de educação e pedagogia.
Trabalhando a linguagem: atividades sobre comunicação para a educação infantil
Você já sabe a importância das brincadeiras educativas para a socialização das crianças e tem diferentes exemplos de jogos para colocar em prática. Então, que tal, agora, falar com os pequenos sobre meios de comunicação? O telefone, a televisão, o computador, o jornal e a carta, por exemplo, são ferramentas extremamente importantes para os processos de socialização cotidianos.
Sendo assim, vale a pena criar jogos que favoreçam a compreensão, ainda na infância, desses recursos de interação. Algumas atividades sobre comunicação para educação infantil incluem:
criar um telefone com latinhas;
usar uma caixa de papelão como televisão e fazer de conta que algumas crianças são apresentadores de programas infantis e outras são os telespectadores;
elaborar uma carta com desenhos;
criar um computador de brinquedo etc.
Agora que você aprendeu mais sobre brincadeiras educativas, aumente seus conhecimentos com nossos cursos online com certificado. Temos mais de {quantidade de cursos} conteúdos em diferentes áreas para fazer o diferencial em sua qualificação. Por isso, não perca tempo e faça já a sua matrícula aqui no portal. Adquirindo o Pacote Master por apenas {preco_matricula}, taxa única anual, você tem acesso a todos os cursos durante um ano inteiro. Venha aprender com a gente!