Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como ter um bom desempenho cursando uma pós-graduação

pos_450x236-1

Como ter um bom desempenho cursando uma pós-graduação pode parecer algo mais complicado, ainda mais considerando a rotina do indivíduo que está fazendo-a.

Afinal, não é todo mundo que ainda está no pique para estudar após a faculdade. Além disso, é preciso considerar toda a carga diária, que pode sim afetar no desempenho geral dos estudos.

Mas existe sim uma maneira de ter um bom desempenho cursando uma pós-graduação. Está curioso para descobrir? Então continue acompanhando e boa leitura!

Por que fazer uma pós-graduação?

Conhecimento é algo que nunca será demais, e vem se tornado cada vez mais importante conforme os anos avançam.

Hoje, uma base sólida de estudo é um pré-requisito para quase todas as áreas do mercado de trabalho. E a tendência é que os requisitos fiquem cada vez mais exigentes conforme o tempo passar.

Por isso uma pós-graduação tem sido tão procurada por tantas pessoas. A faculdade já não está mais suprindo as exigências, e uma especialização tem sido a maneira das pessoas de assegurar um emprego.

E mesmo assim não é tão garantido. Os últimos estudos realizados pelo IBGE apontam que a taxa de desemprego de nosso país é a maior dos últimos anos, batendo o recorde de 13,8% no trimestre que se encerrou em julho de 2020.

Sendo assim, toda alternativa que o ajude a aumentar suas chances de conseguir trabalhar na área que deseja deve ser conquistada, sendo a pós-graduação não diferente de tal.

E como ter um bom desempenho cursando uma pós-graduação?

Ter um bom desempenho acadêmico ao longo dessa etapa exigirá da pessoa uma grande quantidade de dedicação. Principalmente se ela já trabalha, já que a rotina fica um pouco mais pesada.

Por isso, separamos algumas dicas que irão lhe ajudar ao longo desta jornada. Ao começar por:

Estudo de qualidade

De nada adianta estudar se não fizer o tempo realmente valer a pena.

Um estudo de qualidade não se dá apenas pelo material que é lido. É preciso dedicar-se a tarefa, se concentrando nela para que seus frutos possam ser colhidos.

Quando separar o seu tempo para estudar, procure por locais mais sossegados e com poucas distrações. Se o celular precisa ficar por perto, que seja tocando apenas uma música e apenas pegue-o se for algo realmente importante.

Por conta de a rotina diária ser mais apertada, às vezes o tempo para estudar pode ser menor do que gostaria. Nesses casos, será interessante separar uma parte do fim de semana para assimilar mais conhecimento.

Evite as distrações

A improdutividade nos estudos é algo comum. Sempre vai existir aquele dia onde não estamos tão dispostos assim há passar algumas horas lendo ou revisando conteúdo.

Porém, fazer disso um hábito, negligenciando o estudo, poderá surtir graves efeitos ao longo da sua especialização, dando a sensação de que está sendo tanto um desperdício de dinheiro quanto de tempo.

Deixar as redes sociais de lado, assim como outras distrações, será uma necessidade presente para que se possa alcançar os resultados esperados.

Em casos de problemas com concentração, a utilização de técnicas como a Pomodoro pode ser uma excelente ideia para absorver melhor o conteúdo que está se propondo a aprender.

Obtenha materiais de qualidade

Como dito anteriormente, um estudo de qualidade não se dá apenas pelo material. Porém, obter um material que seja relevante e bem escrito é fundamental para garantir um aprendizado sólido.

Procure por fontes confiáveis de informação. Se possível, dê preferência para livros, e, se está com dificuldades para achar algum por onde começar, é sempre válido perguntar ao professor se ele possui alguma referência bibliográfica.

Outro lugar onde você pode conseguir informações interessantes é em antigos TCC’s. Geralmente, o trabalho escrito fica na instituição, sendo possível locar na biblioteca.

A melhor dica sempre será: Estude!

Como ter um bom desempenho nos estudos se trata do quanto você se dedica verdadeiramente a tal. Sem estudar, será impossível conseguir ter um bom desempenho, seja na pós, em um mestrado ou doutorado.

Você conhece outra dica eficaz para ajudar nos estudos? Então compartilhe conosco nos comentários!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.