Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Autodesk Maya: aprenda tudo sobre animação 3D em um ótimo curso online

autodesk-educamundo450-1

O Autodesk Maya é um software de animação, modelagem 3D e efeitos especiais. O Maya é ideal para quem trabalha com cinema, televisão, design gráfico, jogos e publicidade e precisa de ferramentas completas para renderização, efeitos visuais, captura de movimentos, simulações e outros recursos.

A área de computação gráfica necessita de profissionais qualificados em animações 3D. Uma sugestão para quem visa ingressar nesse nicho ou já atua nele, é o aprendizado em um curso de Autodesk Maya online. Tal software é o queridinho do momento das indústrias de cinema, televisão e games e, por conta disso, buscar conhecimentos abrangentes sobre ele dobra as chances de conquistar as melhores vagas do mercado.

Aqui no Educamundo há o Curso Online Autodesk Maya, perfeito para capacitar, atualizar e aperfeiçoar estudantes, profissionais e demais interessados em animações tridimensionais. Ele pode ser o que faltava para você complementar seu currículo ou ainda para produzir aquele jogo ou filme que estava na gaveta, que tal?

Com um conteúdo diferenciado, este curso online ensina desde as ferramentas básicas até as mais avançadas, com inúmeros macetes e exemplos práticos para você ficar craque no software. 

Quer saber como fazer uma animação de maneira simples, sem complicações? Então acompanhe este artigo. Nós o elaboramos para demonstrar como o aprendizado em cursos online com certificado pode auxiliar bastante na ascensão de sua carreira em computação gráfica, principalmente quando se trata de um curso de Maya de excelência. Vamos lá?

Autodesk Maya: razões para se qualificar em um curso online

O mundo está mais digital do que nunca e as profissões, claro, acompanharam o ritmo acelerado de crescimento tecnológico. Uma das mais visadas atualmente no que se trata de computação gráfica é a de artista digital especializado em 3D. Esse profissional é altamente requisitado para as áreas de cinema, de TV e, principalmente, de games diversos, principalmente quando possui um curso de Maya no currículo.

Interessante pensar que, mesmo em meio à oferta gigantesca de jogos de computador, de consoles e de dispositivos móveis, este mercado não fica saturado. Quanto mais se produz, mais há procura por produtos, o que dá possibilidades para muitos interessados em ganhar a vida com isso.

Além disso, essa é uma área praticamente nova aqui no Brasil, quando falamos de desenvolvimento de games com apoio de organizações nacionais. Antes, era uma luta para conseguir reconhecimento e muitos desenvolvedores precisaram sair do país para ter sucesso. Mas agora, entidades como a Ancine, por exemplo, têm dado suporte para a área crescer cada vez mais.

Dados surpreendentes e que podem te incentivar a buscar um curso online Autodesk Maya: segundo a Abragames, o número de startups voltadas para a produção de games no Brasil saltou 600% de oito anos para cá. Só em 2016 o setor movimentou US$ 1,6 bilhão. 

Ademais, não podemos nos esquecer que a produção audiovisual de desenhos e filmes animados nunca sai de moda e possui a vantagem de atingir não só o público infantil, mas o adulto também. Sempre há procura pelas emissoras de televisão e produtoras de cinema, incluindo os novos serviços de streaming, como Netflix e HBO GO. 

Portanto caro leitor, se você tem afinidade com o ramo de computação gráfica, não deixe de se aventurar no universo 3D. Além do curso online que mostra todo o tutorial Autodesk Maya, temos aqui no portal muitas opções que se enquadram neste perfil de interesse. O Curso Online Autocad e o curso online sobre Edição de Vídeo são dois exemplos bacanas para você disparar nas entrevistas de emprego e produzir conteúdos cada vez melhores.

autodesk maya online

Tipos de animação

O curso de Autodesk Maya online aqui do Educamundo possui um conteúdo programático completo, elaborado para atingir os principais objetivos do mercado digital hoje em dia. E quando se trata de animação 3D, vem à cabeça dois grupos específicos, que por acaso são os que mais conferem oportunidades para estudantes e profissionais que desejam crescer. Veja só:

  • Fantasia ou ficção científica: a computação gráfica revolucionou a arte de fazer cinema e também a elaboração de games mais realistas. Os gêneros de ficção científica, fantasia ou até mesmo terror usam e abusam de seus programas e técnicas para criar efeitos visuais cada vez mais compenetrantes. Podemos citar como exemplos de criações gráficas desse naipe filmes como Jurassic Park e Avatar. O mercado valoriza muito os profissionais que exploram esse segmento artístico, sobretudo aqueles que buscam aprimorar seus métodos em treinamentos, workshops e cursos online com certificado.
  • Animação de personagem: quer coisa mais fascinante do que dar vida a um simples desenho? Isso é possível com conhecimentos em computação gráfica, principalmente depois de realizar nosso curso de Autodesk Maya online. Esse nicho é ainda mais abrangente do que os de animação para fantasia e ficção científica, pois engloba gêneros voltados para quaisquer tipos de público e é requisitado por quase todas as mídias: TV aberta e paga, internet, streaming, etc.

Qualquer que seja o seu intuito ao aprender como fazer uma animação em cursos a distância sobre Maya, sugerimos que você se dedique bastante. Todo esforço é válido para conseguir se destacar no mercado, mesmo que ele seja amplo e tenha espaço para novos profissionais. Afinal, você está a procura das melhores oportunidades, não é mesmo? Pense nisso.

Você sabia?

  • O desenho South Park é resultado do Corel Draw e Maya trabalhando juntos? Os personagens são criados no Corel e ganham animação no Autodesk Maya. Outras animações como Ratatouille, Madagasgar, Valente, Monstro S.A. e uma infinidade de títulos também foram feitos com a utilização do Maya?
  • Em filmes, o Autodesk Maya está presente em títulos como Piratas do Caribe, Homem Aranha, Star Wars, Matrix e vários outros, assim como em uma variedade dos mais famosos jogos.

Começando a trabalhar com Maya 

Você sabe que há uma versão grátis para quem estuda? Pois é, o Autodesk Maya estudante. Os estudantes podem obter o software gratuito durante três anos (e também outros softwares). Para mais informações, basta acessar o site oficial do desenvolvedor.

Ao começar o aprendizado em cursos online sobre Maya, você terá aulas básicas sobre a plataforma. É importante descobrir como é sua interface, onde fica cada ferramenta, como é seu sistema gráfico, enfim, são muitas informações que não podem passar batido nas lições iniciais para não prejudicar o andamento dos projetos futuros.

Assim que você abrir a interface do Maya, verá que há o menu com diversas seções comuns a outros programas de computador, mas com algumas particularidades. Além dele, você encontrará uma barra de ferramentas, repleta de botões e chaves que levam a cada função do software. Ao clicar na chave de "curvas" serão mostrados os principais comandos relacionados a curvas, a mesma coisa com superfícies e outras funcionalidades que são exploradas em nosso curso de Maya.

Antes de fazer qualquer desenho animado na plataforma, você deve determinar um diretório para destinar todos os elementos gráficos produzidos nele. Por exemplo: as partículas devem ser salvas em uma pasta; as imagens em outra; as cenas em outra; e assim por diante. Fazendo isso, você terá o layout pronto para criar suas animações.

Os principais recursos disponíveis no Maya, que já está em sua 24ª edição, são:

  • Gráficos animados
  • Animação 3D
  • Modelagem 3D
  • Dinâmica e efeitos
  • Renderização e sombreamento 3D

Quem deseja descobrir, de fato, como fazer uma animação moderna e sem erros deve procurar aprendizados que respondam todas as dúvidas. Cursos online bem estruturados – como o curso online Autodesk Maya que oferecemos aqui no portal –  são as melhores pedidas neste caso, que tal experimentar?

Tipos de objetos

Todo bom tutorial Autodesk Maya ensina de forma completa quais são os tipos de objetos que podem ser criados através do software. No início, você terá uma noção dos objetos básicos, que estão presentes em praticamente toda cena de animação. Para começar essa estruturação, é preciso clicar na seção "Create" e encontrar a geometria ideal para o seu projeto.

As formas mais comuns são esferas, cubos, cilindros e cones, mas há muitas outras para você compor seu desenho. Assim que escolher uma, terá a possibilidade de determinar qual será o seu tamanho, onde ela ficará na cena, quantas subdivisões ela terá, entre outras características. 

Saber explorar os tipos de objetos e como manipulá-los é primordial para aprender como fazer uma animação no Maya. Em cursos a distância você consegue compreender detalhadamente todo o processo de criação. 

Gostou de conhecer um pouco sobre o software e o que é passado em nosso tutorial Autodesk Maya? Não deixe de complementar sua formação na área com este e outros cursos online com certificado relativos. Garanta uma posição de destaque no mercado, se dando bem em entrevistas e subindo de posição, e consiga os melhores jobs, caso você seja autônomo.

Para não ficar dúvidas

Como usar Autodesk Maya?

No curso de Autodesk Maya do Educamundo, você aprende como usar o Maya. Passo a passo, você compreende tudo que o software é capaz de fazer, assim como os novos recursos que vêm a cada nova edição do programa.

Como baixar Autodesk Maya?

O Autodesk Maya pode ser baixado no site do representante brasileiro em sua versão grátis, para avaliação durante 30 dias. Depois pode adquirir o software ou até mesmo fazer uma assinatura de curto prazo.

Inscreva-se agora no Educamundo, melhor portal de cursos online do país. Investindo somente {preco_matricula}, você garante o acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master durante um ano inteiro. Incrível, não é mesmo?

Esperamos que tenha gostado do artigo e que volte mais vezes para ler outros conteúdos. Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe um recado para a gente. Até breve!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.