Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Assistente administrativo: globalização e carreira

assistente-enfoque-02-1

Você pode até pensar que globalização já é um termo batido, que já teve seu momento no final do século 20 e início do século 21 e depois disso, a vida seguiu. Nada disso. É um termo permanente, pelo menos até que mudem a denominação ou que as fronteiras mundiais sejam fechadas. Brincadeiras à parte, o que queremos dizer é que é uma realidade que afeta social, cultural, econômica e politicamente um país. Afetou, inclusive, o mundo do trabalho e o perfil de profissionais: administrador, gestor, assistente administrativo, recepcionista e todos os outros. Sabe por que isso aconteceu?

Você conhece o termo "aldeia global"? Idealizado pelo filósofo canadense Marshall McLuhan na década de 60, a expressão explica a teoria do autor, de que a extinção das distâncias e o processo de comunicação cada vez mais veloz levaria o mundo a um processo de "retribalização" e ideais comuns guiariam as pessoas a uma "sociedade mundial". McLuhan parecia estar enxergando o mundo globalizado, pois sua teoria se aplica muito bem à globalização e às mudanças que ela provoca.

Decorrente desse fenômeno, e direcionando aos negócios, novas formas de administração passaram a ser buscadas pelas organizações, de maneira a se tornarem mais estrategistas.

Isso impulsionou um investimento maior no capital humano, afinal, são as pessoas que fazem a diferença nos negócios. Do assistente administrativo ao gestor, as corporações apostaram na evolução e integração desses profissionais, o que estimulou o comprometimento com sua carreira e com a própria organização.

Percebe-se que o investimento no fator humano gera ganhos de mão dupla: de um lado a organização ganha colaboradores bem mais capacitados e de outro, os profissionais conquistam novas competências – comportamentais ou técnicas. Com essa nova demanda para atender, o mercado oferece inúmeros treinamentos, dos quais se destacam os cursos online com certificado.

O Curso Online Assistente Administrativo, do Educamundo, coloca ênfase na formação do profissional assistente/auxiliar administrativo, peça indispensável no funcionamento de um negócio.

O curso de assistente administrativo proporciona uma ampla visão sobre o que o profissional dessa função precisa para responder às necessidades do mercado de trabalho dentro do cenário globalizado. Esse é o propósito deste nosso artigo.

Aqui vamos discutir noções de contabilidade, recursos humanos e departamento pessoal, dentro do contexto de um novo perfil de organização – e o papel do assistente administrativo nesses setores. Além disso, não há como falar em globalização e não pensar em um profissional bilíngue – ou até poliglota, não é mesmo?

Acompanhe nosso artigo, conheça alguns aspectos da carreira do assistente/auxiliar administrativo e fique ligado em excelentes dicas sobre carreira e qualificação que damos ao longo do texto. Boa leitura!

##lista_curso##

O assistente administrativo no contexto corporativo globalizado

Uma coisa é certa: sem se qualificar o profissional não é visto. As últimas décadas foram de transformações no mundo corporativo e do trabalho. Foi-se o tempo em que bastava um curso – fosse profissionalizante ou de graduação – e o profissional estava pronto. Hoje, ele tem que estar sempre em formação, atualizando e aperfeiçoando competências ou buscando novas. Para isso tem como aliados cursos online, perfeitos para o aprendizado constante.

O curso de assistente administrativo (também denominado curso de auxiliar administrativo), por exemplo, capacita com excelência quem quer entrar no mercado e atuar nessa profissão. Também é uma excelente escolha para quem precisa reciclar seus conhecimentos. A escolha certa em qualificação é o primeiro passo, a partir daqui vamos mostrar outros passos super importantes para esse profissional.

O assistente administrativo bilíngue

Saber outro idioma sempre foi um diferencial no currículo de qualquer profissional, principalmente se fosse Inglês, a língua franca. De diferencial passou a ser exigência, principalmente com a evolução tecnológica e a chegada da internet.

A queda das barreiras geográficas apertou o cerco e saber inglês se tornou sobrevivência no meio corporativo. Só que, apesar de ser a língua internacional para os negócios, o Inglês passou a ceder espaço para o Espanhol, Italiano, Alemão, Francês e Mandarim, citando as principais. O mundo do trabalho passou a ser formado por profissionais bilíngues ou poliglotas.

Para o assistente administrativo, ser bilíngue facilitará muito o seu trabalho, principalmente se atuar em setores de comércio exterior e negócios internacionais. Além disso, profissionais com esses diferenciais são pontos estratégicos para as empresas, isso pode significar um cargo mais elevado para o colaborador. Em seus Planos de Cargos e Salários, as empresas costumam ter a seguinte hierarquia (em ordem crescente):

  • Auxiliar administrativo

  • Assistente administrativo

  • Assistente Administrativo I

  • Assistente Administrativo II

  • Assistente Administrativo III

O profissional avança nesses níveis conforme as qualificações que vai somando a seu currículo – saber outro idioma é uma delas.

Em uma busca rápida por vagas para assistente administrativo bilíngue, você encontra vagas com salários entre R$ 2.000 e R$ 7.000 – este último foi visto em um anúncio para assistente administrativo de CEO/Diretoria.

Habilidades em um segundo idioma

O aluno vai ver no curso de auxiliar administrativo que, ao aprender um segundo idioma, as quatro habilidades devem ser desenvolvidas: ler, escrever, ouvir e falar. O portal tem vários cursos online voltados ao aprendizado de outra língua, que complementam com maestria o que é trabalhado em um dos módulos desse curso.

É bom frisar que não há uma habilidade mais relevante que a outra, pois assim como enviar e responder correspondências, ler artigos, relatórios e outros documentos, o assistente administrativo também poderá precisar atender clientes e fornecedores – seja pessoalmente, via telefone, Skype etc.

Cabe lembrar que há sempre o que aperfeiçoar quando se aprende outra língua. Leitura e interpretação de textos, ampliação de vocabulário e, mais direcionado, aprender termos, expressões e vocabulário da área.

Quer dicas? O Educamundo dispõe de excelentes alternativas para ajudar no seu aprendizado de um novo idioma, dentre elas temos um curso de inglês básico e o curso online que te ajudará a ler, escrever e interpretar esse idioma

assistente administrativo

Os setores de contabilidade, departamento pessoal e recursos humanos e a globalização

Quando você fizer o curso de auxiliar administrativo vai ter uma visão geral sobre as empresas e seus setores. Mas ao conhecê-los você pode se deparar com algumas dificuldades de entender o papel de alguns deles – o que não é culpa sua, pois há realmente certa confusão. Exemplo disso são os setores de recursos humanos e departamento pessoal – e ainda, a contabilidade. E é por aí que vamos começar.

Recursos humanos x departamento pessoal x contabilidade

Para entender como esses três setores estão relacionados, é preciso ter noções básicas sobre as atribuições de cada um deles.

♦ Recursos humanos: responsável pelo bem-estar, capacitação e treinamento dos funcionários.  É esse setor que faz o acompanhamento de desempenho de funções e a verificação se os colaboradores têm todas as ferramentas necessárias para o trabalho. Também é atribuição do RH fazer divulgação de vagas, seleção, recrutamento e admissão de novos profissionais.

♦ Departamento pessoal: o DP é responsável pela parte burocrática. Registro de documentos, anotações na carteira profissional, cálculo de folha de pagamento, entrega do recibo de pagamento para os funcionários e recebimento de atestados são exemplos das atribuições do departamento pessoal.

♦ Contabilidade: é o setor responsável pela análise e registro dos fatos contábeis que podem ser representados por valor monetário. Entre suas atribuições está também a de divulgar a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa, por meio de demonstrativos – e também analisá-los para apurar os resultados obtidos.

Por que há tanta confusão entre esses setores?

O setor de departamento pessoal está entrando em extinção. Muitas empresas já o extinguiram completamente e suas tarefas foram divididas entre os setores de recursos humanos e de contabilidade – esse é o cenário mais comum atualmente. 

A confusão é porque a contabilidade pode fazer o trabalho do departamento pessoal e este pode fazer o trabalho de recursos humanos, que não pode fazer o trabalho dos outros dois. É confuso sim, e tudo depende da empresa, de quais setores ela tem e de como é a sua organização com relação a isso.

Os efeitos da globalização em Recursos Humanos

Os efeitos da globalização alcançaram todos os setores das organizações e de uma forma bem acentuada o de recursos humanos. Gestores dessa área passaram a perceber a sua posição estratégica nas organizações, como forma de agregar valor aos negócios e manter a empresa competitiva no mercado. Como? Sua função de oxigenar a organização com talentos, treinar e retê-los se tornou um dos principais desafios de sua carreira – e cada vez mais complexo.

Uma nova realidade começou a se formar com a globalização: não basta mais que os talentos sejam bem qualificados e dominem um segundo (ou mais) idioma, por exemplo, e que não sejam produtivos com isso. Aí está o papel do gestor: reconhecer quem pode contribuir com boas práticas profissionais no desempenho competitivo da organização.

Há também que se considerar a qualificação profissional constante, fator determinante para destacar um talento no meio corporativo. Da parte do gestor de RH, mantê-lo em constante atualização e aperfeiçoamento é tarefa essencial.

Mas e qual o papel do assistente administrativo nisso? Sendo o colaborador que dá apoio aos setores, é fator essencial no suporte ao gestor de RH. Sua responsabilidade é potencializada se for exclusivo do setor de RH.

O assistente administrativo de recursos humanos terá papel fundamental na tarefa de ajudar o gestor a estabelecer o relacionamento entre a equipe e os negócios. Manter a força de trabalho motivada, comprometida com a organização e qualificada é da alçada do gestor, mas é o assistente quem opera, quem faz com que tudo aconteça.

Entre suas atribuições nesse setor estão:

  • Dar assistência ao seu superior no desenvolvimento de treinamentos e capacitações para os funcionários;

  • Auxiliar com a administração de salários e benefícios;

  • Ajudar a promover avaliações de desempenho, otimização de tempo e planejamento de carreira dos colaboradores; entre outras.

Além de tudo isso, o assistente administrativo também auxilia em processos de recrutamento e seleção, ou seja, ele é o braço direito do gestor de RH.

Em meio a tudo isso, esse colaborador tem que qualificar-se também. Reciclar os conhecimentos, renovar competências e ficar por dentro das novidades na área são alguns dos motivos para esse profissional apostar no Curso Online Assistente Administrativo do Educamundo.

##lista_vantagens##

Globalização e Contabilidade sob dois aspectos

Não bastasse um, profissionais e escritórios de contabilidade têm dois principais desafios desencadeados pela globalização: a transição eficiente para as normas internacionais de contabilidade e se manterem competitivos para fazer frente às grandes redes de franquias contábeis de fora que estão entrando no mercado brasileiro.

A convergência às normas internacionais, conhecidas como IFRS – International Financial Reporting Standards surgiu pelo fato do Brasil estar inserido nesse cenário global e com o propósito de harmonizar critérios e práticas diferentes para mensurar e reconhecer cada tipo de transação. É um projeto a médio prazo, começou em 2008 e a cada ano, uma ou duas normas são alteradas, ou "harmonizadas", termo utilizado oficialmente. Presume-se que isso aconteça até 2022.

Já a chegada das franquias do exterior começa a revolucionar o segmento contábil, fazendo o contador se renovar para acompanhar o desenvolvimento na área, se manter competitivo e até mesmo buscar formas de ampliar sua atuação. E o mais importante: se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar.

Essas mudanças afetam diretamente os cargos de apoio nos escritórios de contabilidade e setores contábeis das organizações. Portanto, assistentes e auxiliares administrativos contábeis estão sob a responsabilidade de se qualificarem constantemente.

As grades de cursos online, assim como de técnicos e de graduação, já mostram o impacto da globalização na formação de novos profissionais e atualização de quem já atua.

É preciso se adaptar, e não somente ao novo contexto, mas, principalmente, aos novos conhecimentos. Os cursos online com certificado do portal podem ajudar nessa tarefa, pois são atualizados constantemente por nossa equipe pedagógica – tanto os cursos em administração e contábeis quanto o curso de assistente administrativo.

O mundo do trabalho não para: qualifique-se e o acompanhe

Você viu, ao longo do texto, que há motivos mais do que suficientes para você se matricular agora no Curso Online Assistente Administrativo – e complementá-lo com os cursos de temas correlatos.

Também queremos frisar que, independentemente da área, nossas opções em cursos online com certificado são variadas, aqui no Educamundo você se qualifica no segmento que quiser. O portal tem o Pacote Master com mais de 1.200 cursos de 23 áreas, com conteúdos criteriosamente selecionados, trazendo o melhor de cada campo de formação e atuação.

Você sabia que pode acessar todas essas alternativas e se qualificar em quantos cursos quiser durante um ano inteiro? Investindo {preco_matricula} ao fazer a sua inscrição, é exatamente isso que acontece.

Não há desculpas para não se capacitar ou atualizar e se tornar o profissional que o mercado busca. Nem mesmo a falta de tempo, pois com os cursos online você estuda quando pode e de qualquer lugar onde estiver.

É hora de fazer a sua inscrição e comprovar todas as vantagens que o portal oferece. Compartilhe nosso artigo e todas as novidades com seus amigos e colegas. Aproveite e deixe seu comentário, queremos muito saber a sua opinião. Bons estudos e até breve!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.