Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Entenda a importância da arquitetura 3D na área de projetos gráficos

Solidworks1-1-2

Você já parou para pensar como a tecnologia facilitou o cotidiano de muitas profissões? Uma delas é a Arquitetura. Com o avanço dos programas tridimensionais, a criação de projetos ganha um novo nível e torna-se visualmente mais realista.

Ao longo do post de hoje vamos apresentar para você mais detalhes da arquitetura 3D. Então não saia daí e siga com a leitura.

Sobre a arquitetura 3D

Desenhos e cálculos que antes era feitos em grandes folhas de papel agora passam a preencher as telas do computador. A cada dia, as técnicas 3D vêm ganhando espaço dentro da área de Arquitetura.

Um dos principais benefícios em se utilizar a computação gráfica para a elaboração de projetos é que ela facilita a visualização dos mesmos. Desse modo, torna-se possível ter uma perspectiva do espaço muito próxima da realidade. Como consequência, o profissional percebe erros e já modifica detalhes do projeto que não vão funcionar na prática.

Outro ponto importante é que a arquitetura 3D dá ao cliente uma visão mais clara e atrativa do projeto. Até porque ele quase nunca vai ter o olhar técnico de um profissional para entender plantas ou projeções mais abstratas.

##lista_curso##

Arquitetura e sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação constante na área da arquitetura. Isso aparece tanto na utilização de materiais — muitas vezes recicláveis — como no momento de aproveitar iluminação natural, reaproveitamento de água, entre outras questões.

Com a modelagem 3D, arquitetura e sustentabilidade passam a andar ainda mais unidas. Isso, pois a representação gráfica ajuda você a simular todos os detalhes de um espaço e ver se eles irão funcionar. Algo que economiza tempo, material e evita desperdícios, já que a probabilidade de erros é muito menor.

Projetos de arquitetura: a maquete eletrônica

Maquete eletrônica é uma simulação digital feita com a utilização de softwares de modelagem tridimensional. Ela é uma nova forma de criar projetos de arquitetura e oferece funcionalidades múltiplas. As principais delas incluem a ideia de volume e visualização de espaços mais reais.

Com essa forma de projetar, o arquiteto consegue fazer cálculos estruturais, testar combinações de materiais, texturas e iluminação, além de decorar a área que está criando.

Isso torna todo o trabalho mais rápido e simples. Até porque não é mais necessário fazer aquelas maquetes reais que demandam um grande cuidado.  

##lista_vantagens##

Programas para arquitetura

A criação de maquetes eletrônicas geralmente é feita com um software CAD, que é voltado para uma modelagem técnica e prática. Mas então surge a pergunta: "qual o melhor programa para arquitetura?".

Bem, as opções de resposta são variadas, já que o mercado possui uma lista ampla de programas para arquitetura. A seguir é possível conferir os principais softwares CAD: 

  • SolidWorks;

  • AutoCAD;

  • SketchUp Pro;

  • ZWCAD;

  • V-Ray;

  • Autocad;

  • 3Dream;

  • Sweet Home 3D.

Depois de acompanhar o texto, fica fácil perceber que a arquitetura 3D chegou para ficar. E a cada dia ela se torna uma ferramenta mais essencial no ramo da construção.

Aqui no Educamundo, nós, inclusive, temos o curso online Solidworks, caso você queira aprender mais sobre o assunto. Se quiser estudar conteúdos diferentes também vale a pena dar uma olhada no nosso portal e entender por que somos referência em cursos online com certificado

Ao todo, a plataforma possui mais de 1.200 cursos online com conteúdos diversos para você sempre se atualizar. Então não perca tempo e inscreva-se. Até o próximo post.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.