Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Brincadeira que educa: aprendizagem lúdica envolvendo jogos digitais

Design-de-games1-1-1

Jogar é uma prática rotineira em nossa vida: esportes, videogames, loterias e tantas outras formas de entretenimento existem na sociedade. Mas você sabia que o jogo também pode ser usado como fonte de conhecimento? É isso mesmo. Essa atividade pode proporcionar uma aprendizagem lúdica a crianças e adolescentes.

Esse é o tema do post de hoje. Segue aqui com a gente e descubra como brincadeira e educação andam juntas.

Jogos como fonte de aprendizagem lúdica

As atividades lúdicas na aprendizagem vêm sendo usadas como uma forma de facilitar o processo de educação. Além de aumentar a interação da criança com o professor, os métodos lúdicos ajudam no enfrentamento de dificuldades cognitivas.

Para o psicólogo Lev Vygotsky, um dos teóricos mais estudados na área da educação, o ato de brincar já é um aprendizado em si. Ele é um processo de desenvolvimento intelectual que serve de base para outras práticas de conhecimento.

Desse modo, a pressão para desenvolver uma atividade que causa incompreensão se desfaz quando esta é apresentada de forma divertida. O conhecimento também aparece por meio de associações livres e da assimilação das regras dos jogos.

##lista_curso##

Jogos educativos

Os jogos educativos podem se apresentar de diferentes maneiras. Eles vão desde uma atividade física com o uso de bolas e obstáculos, por exemplo, até os videogames, muitas vezes tão condenados pelos pais.

A questão é que para o jogo ter o caráter didático pelo ponto de vista acadêmico — transmissão de um conhecimento técnico —, ele precisa ser construído com uma metodologia voltada para isso. É aqui que entram os desenvolvedores de games. De fato, você pode ser o responsável por criar uma ferramenta que vai ajudar no ensino dentro e fora da sala de aula.

Hoje existem jogos que ajudam as crianças a estudar inglês, matemática, português e uma série de outros conteúdos. Se tiver interesse em aprender sobre criação de jogos, acesso o nosso Curso Online Designer de Games. Nele você vai encontrar as ferramentas necessárias para elaborar personagens, cenários e roteiros dentro desse mundo digital.

##lista_vantagens##

Jogos para alfabetização

Os jogos para alfabetização são um tipo de atividade lúdica que ajuda muito na educação. Eles podem ser virtuais ou em formato físico e funcionam guiando a criança na formação de palavras. Isso é feito com o uso de cores, desenhos, formas diferentes e até sons.

Algumas opções disponíveis na internet são:

Atenção: as palavras cruzadas online também são ótimos jogos educativos. Nesse caso, elas são indicadas para crianças mais velhas. Você pode encontrar boas opções no site Racha Cuca e Cruzadas Clube.

Jogos online de matemática

Atividades de contagem, exercícios para trabalhar com formas geométricas e problemas de raciocínio lógicos são opções de jogos online de matemática. Aqui o aprendizado lúdico se faz ainda mais necessário, já que essa é uma matéria que causa bastante receio entre os alunos.

Opções de jogos educativos gratuitos:

  • Calculando: site Rachacuca;

  • Calculadora Quebrada: site Rachacuca;

  • Jogo de Matemática Vamos Contar: site Smartkids;

  • Quebra-cabeça Matemático: site Digipuzzle;

  • Matemática Ninja: site Digipuzzle;

  • Coelho Faminto: site HVirtua;

  • Corrida da Matemática: site HVirtua.

Viu como existem diversas opções de jogos educativos? Utilizar esse tipo de ferramenta na educação é uma forma comprovada de melhorar o conhecimento. Sendo assim, sempre valorize a aprendizagem lúdica.

E no que se refere a ensino, o portal do Educamundo se destaca em cursos online com certificado. Aqui, nós possuímos mais de 1.200 opções de cursos online  nas mais diversas áreas. Então, faça como mais de 200 mil alunos e inscreva-se agora mesmo na plataforma. Assim, você tem acesso a todos os conteúdos do site pagando apenas uma taxa anual de {preco_matricula}.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.