Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Alavancagem operacional na Contabilidade de Custos: qual a relação?

contabilidade-Educamundo1-1

Alavancagem operacional é a promoção do crescimento das vendas a fim de aumentar o lucro bruto do negócio, mantendo os custos fixos. Sua medida se dá pela proporção entre os custos fixos e os custos variáveis.

A alavancagem remete a uma análise financeira e operacional da organização. Seus efeitos, ocasionados da relação entre a variação no lucro sobre a variação no volume de vendas, estão relacionados aos da alavancagem financeira.

Essa relação considera o patrimônio líquido médio, o lucro líquido, o ativo total médio e as despesas financeiras para buscar formas de promover o crescimento nas vendas e aumento na lucratividade.

Como resultado disso, se a organização tiver uma alavancagem operacional e financeira boa, pequenas alterações nas vendas resultarão em grandes flutuações na lucratividade.

##lista_curso##

Alavancagem operacional como estratégia para aumentar vendas

A alavancagem operacional serve também para que as empresas criem novos produtos e aumentem suas vendas.

Uma das formas disso acontecer é por meio de um empréstimo ou financiamento, considerando que os lucros serão maiores que os juros de contratação da operação. Em casos assim, acontece a alavancagem combinada.

No entanto, esse tipo de estratégia sempre demanda muita atenção e cuidado, e, é claro, estudos em cima, antes da tomada de decisão. Apesar disso, é bastante comum empresas captarem financiamentos para ter um aumento em sua produção sem que isso impacte nos custos fixos.

O que é grau de alavancagem operacional

O grau de alavancagem operacional (GAO) tem dois conceitos que, aparentemente, são distintos.

Um deles diz que o GAO mede a variação no lucro com relação a uma variação nas vendas. O outro conceito aponta o GAO como responsável pela medição da distância na qual está a organização até o ponto de equilíbrio. Dessa forma, quanto maior o GAO, mais próximo do ponto de equilíbrio está a organização. Por isso ele é chamado de “medida de risco operacional”.

A fórmula que calcula o GAO é:

  • GAO = Variação Percentual no Lucro Operacional (Resultado) ÷ Variação Percentual nas Vendas 

ou GAO =    % lucro /  % volume

Qual a diferença entre alavancagem operacional e financeira

A diferença básica entre alavancagem operacional e financeira é que enquanto a alavancagem operacional mede o efeito dos custos fixos, a financeira avalia o efeito das despesas com juros.

##lista_vantagens##

A relação da alavancagem operacional com os gastos fixos da empresa

A alavancagem é usada como referência para o gerenciamento dos gastos fixos, a fim de otimizá-los pelo aumento do volume (variação nas vendas).

Quando a organização incorre em custos fixos de operação, a ampliação das receitas de vendas ocasiona um aumento no lucro operacional.

Dessa forma, segundo R. Charles Moyer, um dos autores do livro “Economia de Empresas: Aplicações, Estratégias e Táticas”, “quanto maior a incidência proporcional dos gastos fixos, maior a possibilidade de alavancagem operacional”.

Estude Contabilidade de Custos no Educamundo

Aprofunde seus conhecimentos em alavancagem operacional e outras pautas da ciência contábil voltada a custos no Curso Online Contabilidade de Custos do nosso portal.

Aqui você investe apenas {preco_matricula}, em taxa única, e ganha acesso à plataforma por um ano inteiro. Pode fazer todos os cursos online que compõem o Pacote Master.

São mais de 1.200 opções em cursos online com certificado opcional, em diversas áreas do conhecimento.

Inscreva-se agora e comece a estudar imediatamente, afinal, o mercado não para e quanto mais qualificado você estiver, maiores suas chances de conseguir uma boa colocação. Boa sorte!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.