WhatsApp

Categorias dos artigos

Receba dicas exclusivas de cursos e artigos personalizados direto no seu e-mail!

Rotina na Educação Infantil: 5 Benefícios + Como Criar (2025)

rotina na educação infantil

O desenvolvimento de hábitos fundamentais para a vida começa na escola. A rotina na educação infantil é uma grande influenciadora nesse processo.

Segundo dados recentes do Censo Escolar, mais de 8 milhões de crianças estão matriculadas na educação infantil. Esse número representa quase 18% de todas as matrículas da educação básica no Brasil

Diante disso, é de suma importância dar atenção a essa faixa etária. Neste artigo, vamos falar sobre a rotina na educação infantil, a sua importância e o que trabalhar na educação infantil. Também vamos abordar pontos importantes sobre a rotina para educação infantil de acordo com a BNCC. Você entenderá o que a Base orienta para os níveis dessa fase de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Continue a leitura para saber tudo!

Qual a importância da rotina escolar na educação infantil?

A importância da rotina na educação infantil é abrange diversos aspectos do desenvolvimento e bemestar das crianças. Aqui estão algumas razões pelas quais a rotina é fundamental nesse contexto:

Segurança e previsibilidade

A rotina oferece um ambiente seguro e previsível para as crianças, proporcionandolhes uma sensação de estabilidade e conforto. Saber o que esperar ao longo do dia reduz a ansiedade e o estresse, permitindo que as crianças se concentrem melhor em suas atividades de aprendizagem.

Organização e estruturação

Uma rotina bem estabelecida organiza o tempo e as atividades de maneira eficiente, garantindo que as crianças tenham oportunidades adequadas para aprender, brincar, descansar e se alimentar. Isso ajuda a maximizar o tempo de instrução e promove uma transição suave entre as atividades.

Desenvolvimento de hábitos saudáveis

Através da rotina, as crianças aprendem hábitos importantes, como higiene pessoal, alimentação saudável, hora de dormir regular e respeito aos outros. Esses hábitos são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e social saudável das crianças.

Autonomia e responsabilidade

Seguir uma rotina dá às crianças um senso de controle sobre seu ambiente e suas atividades. Elas aprendem a assumir responsabilidades, como arrumar seus pertences, participar das atividades planejadas que envolvem psicomotricidade na educação infantil e cumprir as regras estabelecidas, desenvolvendo assim a autonomia e a autoconfiança.

Estabilidade emocional

​​​​​​​Uma rotina consistente ajuda as crianças a lidar com mudanças e transições de maneira mais eficaz, reduzindo o estresse e a ansiedade associados a situações desconhecidas. Isso promove a estabilidade emocional e contribui para o desenvolvimento saudável da saúde mental das crianças.

Facilita a aprendizagem

​​​​​​​A previsibilidade proporcionada pela rotina permite que as crianças se concentrem melhor em suas atividades de aprendizado, pois sabem o que esperar em cada momento do dia. Isso cria um ambiente propício para a absorção e assimilação de novos conhecimentos e habilidades.

Como pode ver, a rotina na educação infantil desempenha um papel fundamental no fornecimento de um ambiente seguro, estruturado e acolhedor para as crianças, facilitando o seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Ela promove a estabilidade, a autonomia e a aprendizagem, preparando as crianças para um futuro de sucesso.

O que diz a BNCC sobre a rotina na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras para a rotina na educação infantil, enfatizando a importância de um ambiente estruturado que promova o desenvolvimento integral das crianças. Segundo a BNCC, a rotina deve garantir segurança, continuidade e diversidade de experiências, respeitando os ritmos biológicos e necessidades individuais das crianças. Ela deve incluir momentos de brincadeira, interação social, atividades dirigidas e autônomas, além de períodos para descanso e alimentação.

A BNCC também destaca a importância de proporcionar uma variedade de experiências que englobem diferentes linguagens e formas de expressão, como o brincar, a exploração, a participação ativa e a convivência. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças, promovendo seu crescimento cognitivo, emocional, social e físico. Em suma, a BNCC orienta que a rotina na educação infantil deve ser cuidadosamente planejada para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e estimulante, que favoreça o desenvolvimento pleno das crianças.

5 Principais Benefícios da Rotina na Educação Infantil

As principais vantagens da rotina para educação infantil de acordo com a BNCC são:

1. Desenvolve a autonomia da criança

O desenvolvimento da autonomia de uma pessoa começa na educação infantil. O primeiro passo para isso é a rotina em sala de aula. Afinal, ao saber da programação e das tarefas que terá ao longo da semana, a criança poderá organizar seus horários para cumprir com os compromissos.

Dessa forma, ela não precisará de um adulto para estruturar o seu tempo e o seu espaço para exercer as suas atividades. Assim, a criança começará a desenvolver a sua autonomia.

2. Ajuda na criação de disciplina

A rotina na educação infantil propõe cumprir metas e estudos de forma natural em sala de aula. Com isso, passa a desenvolver a disciplina na criança que leva essa característica para além da escola, especialmente quando integrada a objetos de aprendizagem estruturados.

Em casa, por exemplo, ela também tem responsabilidades que devem ser cumpridas. Inclusive, essa qualidade deve ser estimulada pelos pais e responsáveis para reforçar o trabalho feito em sala de aula.

3. Promove responsabilidade e organização

A responsabilidade e a organização são características que precisam ser desenvolvidas. Esse processo se inicia com a rotina na educação infantil, pois as crianças devem seguir o cronograma proposto.

Nesse sentido, elas passam a perceber que é preciso ter responsabilidade e organização para cumprir com as tarefas impostas.

4. Melhora a interação com colegas e escola

A responsabilidade adquirida com a rotina na educação infantil auxilia no desenvolvimento da capacidade de conviver. Dessa forma, a interação com os colegas e com o espaço que dividem fica ainda melhor.

5. Permite ao professor avaliar os alunos

A rotina na educação infantil proporciona aos educadores fazer uma avaliação das crianças e das práticas pedagógicas mais facilmente. Dessa forma, é possível perceber se as metas estipuladas estão sendo cumpridas para elaborar um parecer descritivo.

Como Criar uma Rotina Saudável: Guia Passo a Passo

A organização temporal ensino infantil é um processo que ajuda na formação de inúmeros hábitos nas crianças, sendo essencial para o planejamento diário sala de aula infantil. Atos simplessão suficientes para desenvolver as pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

A construção de qualidades dentro das instituições de ensino é fundamental para melhorar o desempenho dos alunos. Portanto, separamos as principais dicas para ajudar a criar uma rotina saudável em sala de aula. Confira!

1. Faça planejamentos diários e semanais

Os planos de ensino são pensados conforme a segmentação do ano letivo, que se dá em bimestres ou trimestres. Entretanto, para se criar uma rotina na educação infantil, é preciso dar atenção aos pequenos ciclos.

Dessa forma, é fundamental criar cronogramas semanais e diários. Vale planejar, por exemplo, os momentos de acolhida, alimentação, higiene, repouso, entre outros aspectos.

2. Organize os horários em agendas

Para as crianças e os pais entenderem a rotina, a organização das atividades nas agendas dos alunos é um passo importante. Esse processo vai ajudar as crianças a se programarem para cada atividade.

Com o passar do tempo, a anotação dos compromissos desenvolverá a autonomia dos alunos. Logo, cada um poderá administrar suas tarefas para o dia, a semana, o mês e o ano.

3. Promova a diversidade de atividades

O alto volume de conteúdo pode deixar a rotina na educação infantil muito pesada. Por isso, é fundamental alternar com atividades mais lúdicas e exercícios diversos que promovam o entretenimento e o ensino.

Um bom exemplo é aplicar a gamificação na educação. Ela garante vários benefícios, como:

  • mais dinamismo;

  • aumenta o engajamento;

  • estimula a curiosidade;

  • melhora a comunicação;

  • desenvolve competências socioemocionais;

  • permite abordagens personalizáveis.

4. Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia oferece inúmeras possibilidades aos educadores, principalmente a diversificar o processo de aprendizagem. Ela disponibiliza, por exemplo, aplicativos educativos que podem deixar o ensino mais leve e divertido.

Além disso, os computadores e projetores podem ser utilizados para prender a atenção dos alunos durante a explicação do conteúdo. Esse dinamismo é muito positivo para deixar o ensino mais saudável e leve.

Como vimos neste artigo, a rotina na educação infantil é muito importante para o desenvolvimento de diversos hábitos nas crianças. Por exemplo, autonomia, responsabilidade, disciplina e organização. Logo, é essencial promover a sua criação.

Como fazer uma rotina semanal de educação infantil?

Uma rotina escolar bem estruturada é essencial na educação infantil, pois proporciona segurança, previsibilidade e oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras.

Aqui está um modelo de rotina, incluindo cada atividade do dia da escola na educação infantil, com brincadeiras para educação infantil de acordo com a BNCC e respectiva organização do tempo:

1. Chegada e Boas-Vindas (8:00 – 8:30)
Objetivo: Criar um ambiente acolhedor e estabelecer uma transição suave de casa para a escola.
Atividades: Recepção das crianças, interação livre com brinquedos, cumprimentos e conversas com os colegas e professores.
2. Círculo de Conversa (8:30 – 9:00)
Objetivo: Promover habilidades de comunicação, escuta ativa e socialização.
Atividades: Cantos de boas-vindas, discussão sobre o calendário (dia da semana, clima), apresentação do tema do dia e compartilhamento de experiências pessoais.
3. Atividades Educativas e Exploratórias (9:00 – 10:00)
Objetivo: Desenvolver habilidades cognitivas e motoras por meio de atividades estruturadas.
Atividades:
Atividades de Artes e Artesanato: Pintura, colagem, modelagem com massinha.
Jogos de Construção: Blocos de montar, quebra-cabeças.
Experimentos Científicos Simples: Observação de plantas, experiências com água.
4. Lanche (10:00 – 10:30)
Objetivo: Promover hábitos alimentares saudáveis e habilidades sociais.
Atividades: Higienização das mãos, consumo do lanche, conversas informais.
5. Recreio e Atividades ao Ar Livre (10:30 – 11:00)
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras grossas e promover interação social.
Atividades: Brincadeiras no parquinho, jogos de bola, corridas, exploração da natureza.
6. Atividades de Leitura e Contação de Histórias (11:00 – 11:30)
Objetivo: Estimular a linguagem, imaginação e o amor pela leitura.
Atividades: Contação de histórias pelo professor, leitura de livros ilustrados, dramatizações.
7. Atividades Focadas em Habilidades Específicas (11:30 – 12:00)
Objetivo: Trabalhar habilidades específicas de acordo com o planejamento pedagógico.
Atividades:
Atividades Matemáticas: Jogos de contagem, reconhecimento de formas e números.
Atividades de Linguagem: Jogos de rimas, identificação de letras, atividades de escrita prévia.
8. Almoço e Descanso (12:00 – 13:30)
Objetivo: Proporcionar uma pausa para recarregar as energias e promover hábitos alimentares saudáveis.
Atividades: Almoço, tempo de descanso ou soneca.
9. Atividades de Música e Movimento (13:30 – 14:00)
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras, ritmo e coordenação.
Atividades: Dança, jogos musicais, cantigas de roda.
10. Atividades de Projetos e Trabalhos em Grupo (14:00 – 15:00)
Objetivo: Estimular a colaboração, resolução de problemas e criatividade.
Atividades: Projetos temáticos, jardinagem, construção de maquetes, jogos cooperativos.
11. Preparação para a Saída (15:00 – 15:30)
Objetivo: Estabelecer uma transição calma e organizada para o fim do dia escolar.
Atividades: Organização dos materiais, revisão das atividades do dia, despedidas.
12. Saída (15:30)
Objetivo: Garantir uma saída segura e organizada.
Atividades: As crianças são entregues aos pais ou responsáveis, com comunicação sobre o dia escolar.

Como descrever a rotina da criança

Como descrever a rotina da criança em um parecer? Veja um exemplo:

A rotina diária da criança é bem estruturada para proporcionar um ambiente seguro e estimulante. A chegada ocorre entre 7:30 e 8:00, quando a criança é acolhida pelos professores, promovendo uma transição tranquila de casa para a escola. A seguir, das 8:00 às 8:30, a criança participa da roda de conversa, onde são discutidos o calendário, o clima e experiências pessoais, incentivando a comunicação e a socialização.

Das 8:30 às 10:00, a criança se envolve em atividades educativas, como artes, jogos de construção e leitura, que promovem habilidades cognitivas e motoras. Após um lanche saudável das 10:00 às 10:30, há um período de recreio ao ar livre até as 11:00, permitindo o desenvolvimento de habilidades motoras grossas e interação social.

De 11:00 às 11:30, há a contação de histórias, estimulando a imaginação e a linguagem. Antes do almoço, a criança participa de atividades focadas em habilidades específicas, como matemática e linguagem, até as 12:00. Após o almoço e um período de descanso até as 13:30, seguem-se atividades de música e movimento, trabalhos em grupo e projetos até as 15:00.

A preparação para a saída ocorre das 15:00 às 15:30, com organização dos materiais e revisão das atividades do dia, garantindo uma transição tranquila para o fim do dia escolar.

Especialize-se: Cursos Recomendados sobre Educação Infantil

No Educamundo, há diversos cursos sobre educação infantil. Conheça alguns deles:

Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil

Este curso explora a importância da psicomotricidade no desenvolvimento das crianças em idade préescolar. Os participantes aprenderão a utilizar atividades físicas e psicológicas para promover o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, contribuindo para um ambiente de aprendizado saudável na educação infantil.

Curso Online O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Neste curso, os participantes descobrirão como o brincar pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado na educação infantil. Através de teorias e práticas pedagógicas, os participantes aprenderão a criar ambientes de aprendizado lúdicos que estimulem o desenvolvimento integral das crianças.

Curso Online Educação Especial e Inclusiva

Este curso aborda estratégias e práticas para a educação de alunos com necessidades especiais. Ele oferece insights sobre a inclusão de alunos com deficiências, transtornos do espectro autista e outras necessidades especiais, visando criar ambientes educacionais mais inclusivos e acessíveis.

Curso Online Cuidador Escolar

Voltado para profissionais que atuam como cuidadores escolares, este curso fornece orientações sobre como cuidar e apoiar as necessidades básicas de crianças em idade escolar. Os participantes aprenderão a criar um ambiente seguro e acolhedor nas escolas.

Curso Online Comunicação Não Violenta (CNV) no Contexto Escolar

Este curso explora os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) e como aplicálos no ambiente escolar. Os participantes aprenderão a melhorar a comunicação com alunos, colegas e pais, promovendo relações mais saudáveis e respeitosas.

Curso Online Aprendizagem Significativa e Tecnologias Digitais

Focado no uso de tecnologias digitais na educação, este curso explora como criar experiências de aprendizado significativas e engajadoras para os alunos. Os participantes aprenderão a integrar eficazmente a tecnologia em sala de aula para melhorar a compreensão e a retenção do conteúdo.

E então, o que achou dessas dicas sobre a rotina na educação infantil? E tem mais: por apenas R$ 79,90, você terá acesso a mais de 1.500 cursos online durante 1 ano. Aproveite agora mesmo para fazer a sua matrícula e se ampliar conhecimentos!

Perguntas e Respostas

1. O que é rotina na educação infantil?

A rotina na educação infantil é um conjunto de atividades organizadas e estruturadas que acontecem de forma sequencial e previsível durante o dia escolar. Inclui momentos como acolhida, atividades pedagógicas, alimentação, recreio e descanso, proporcionando segurança e desenvolvimento integral às crianças.

2. Por que a rotina é importante para crianças pequenas?

A rotina oferece segurança emocional, desenvolve autonomia e responsabilidade, facilita a aprendizagem e melhora a interação social. Ela permite que as crianças antecipem o que vai acontecer, reduzindo ansiedade e criando um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo e emocional.

3. Como criar uma rotina saudável na educação infantil?

Para criar uma rotina saudável, faça planejamentos diários e semanais, organize horários em agendas, promova diversidade de atividades e use tecnologia como aliada. É fundamental equilibrar momentos de aprendizado, brincadeiras, descanso e socialização respeitando o ritmo das crianças.

4. O que diz a BNCC sobre rotina na educação infantil?

A BNCC estabelece que a rotina deve garantir segurança, continuidade e diversidade de experiências, respeitando ritmos biológicos individuais. Deve incluir brincadeiras, interação social, atividades dirigidas e autônomas, períodos de descanso e alimentação, promovendo desenvolvimento integral das crianças.

5. Quais atividades incluir na rotina da educação infantil?

Uma rotina completa inclui: chegada e acolhida, roda de conversa, atividades pedagógicas variadas, lanche, recreio, contação de histórias, atividades musicais, projetos em grupo e preparação para saída. É importante alternar momentos ativos e calmos, individual e coletivo.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba dicas exclusivas de cursos e artigos personalizados direto no seu e-mail!

plugins premium WordPress