Os Correios são responsáveis por grande parcela dos serviços de entrega no país, sobretudo, com o aumento das vendas online nos últimos tempos.
Com esse aumento e com sucessivos problemas de gestão, a intenção de privatizar a empresa tem sido alvo de diversas discussões do poder público.
Com isso, muitas dúvidas sobre o tema passaram a ser recorrentes entre os concurseiros.
Mas o que é privatização dos correios e o que vai acontecer com os concursos? Continue lendo a seguir e descubra!
##lista_curso##
O que é a privatização dos correios?
O “Correios” é uma empresa estatal brasileira de domínio do Poder Executivo Federal, a qual é responsável pela maior parte dos serviços de postagens e entregas no Brasil.
Essa estatal tem o monopólio de cartas, cartões postais, correspondência agrupada e telegramas. O que significa dizer que nenhuma outra empresa pode prestar esse serviço no território brasileiro.
Mas como você pode estar pensando, com o avanço tecnológico, a busca por tais serviços diminuiu de forma progressiva, o que pode justificar a queda nos lucros da estatal e aumento na intenção de privatização da mesma.
Privatizar significa tirar a administração dos Correios do domínio estatal e a partir de então, inserir investimentos privados. Funciona da mesma forma que qualquer privatização, a empresa se torna privada e então, passa a utilizar estratégias do mercado privado, com buscas infinitas pelo lucro.
Mas, não é só no Brasil que a privatização de empresas postais tem sido alvo de discussões políticas, nos EUA a discussão esteve presente no mandato do ex-Presidente Donald Trump que sinalizou a intenção de privatizar a USPS, a principal responsável pelos serviços de postagens.
Em 2021, o Congresso Nacional sinalizou que pretende votar a favor da retirada do monopólio dos Correios. De acordo com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a votação está prevista para esse mês de julho.
A discussão para privatizar se intensificou após as eleições presidenciais de 2018 e o discurso do Estado Mínimo ter se tornado mais intenso. Depois disso, os Correios têm recebido pouca atenção do governo, havendo, inclusive, diversas greves de seus funcionários.
Concursos públicos
Mas com a privatização dos Correios, o que acontece com os concursados da empresa e como ficam os concursos públicos na estatal?
A primeira dúvida é se haverá demissões com a privatização. Como não se sabe como será esse processo e nem tampouco a forma de gerir a estatal, não se pode afirmar com certeza se haverá ou não demissões.
No entanto, com base em outras privatizações de estatais, a demissão não costuma ser o primeiro plano.
Em relação aos concursos dos Correios, eles deixarão de existir se a empresa for privatizada, o regime de contratação será por CLT com todos os direitos trabalhistas previstos em lei.
##lista_vantagens##
Os concursos não vão acabar
Apesar desse cenário, os concursos não vão acabar.
Diversos órgãos precisarão de funcionários e as vagas continuarão sendo abertas.
Para ajudar na sua preparação, cursos online podem ser excelentes opções. Aqui no Educamundo, colocamos à disposição mais de 1200 cursos online com certificado opcional para você aprender mais e se qualificar.
Matricule-se agora e aproveite para se destacar nesse cenário!
E se gostou do artigo, não deixe de compartilhar com amigos e familiares.
Até a próxima.