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Comunicação interna nas empresas: técnicas e planejamentos

A comunicação interna nas empresas é a peça-chave para o sucesso. Um empreendimento precisa de um plano de ação bem estruturado para ter um alto nível de produtividade, atingir os públicos certos e ser reconhecido no mercado, porém tudo deve começar com transformações no ambiente organizacional. Esse tema é tão valorizado atualmente que tem impulsionado a criação de inúmeros cursos a distância relacionados.

Pensando em capacitar estudantes e profissionais da área de administração, relações públicas, jornalismo, recursos humanos, psicologia, além de empreendedores e gestores de um modo geral, o Educamundo projetou o Curso Online Comunicação Interna. Com um conteúdo bem amplo, este é um dos cursos online ideais para aprender conceitos e técnicas para melhorar as relações interpessoais e o espírito colaborativo dentro de qualquer empresa.

Com ajuda deste artigo e de nosso curso de comunicação interna, você entenderá completamente sobre os objetivos dessa prática, suas principais estratégias e muitas dicas para se tornar um profissional mais preparado. Confira o conteúdo do começo ao fim para se tornar um expert no assunto e perceba que os cursos online com certificado são as melhores opções para sua qualificação.

O que é comunicação interna

Antes de compreender por que a comunicação empresarial é importante, é preciso falar um pouco sobre seu conceito. Podemos dizer que ela consiste em um agrupamento de técnicas aplicadas com o intuito de facilitar a troca de informações estratégicas dentro de uma organização. A ideia é melhorar o diálogo entre chefes e subordinados e entre colegas de trabalho, sejam de setores iguais ou diferentes.

De acordo com Margarida Kunsch, uma das principais especialistas do segmento, a comunicação organizacional é responsável por "analisar o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos".

Estabelecendo um plano de comunicação interna, a empresa conseguirá alinhar seu discurso oficial – como a missão, visão e valores – entre todos os colaboradores. Além disso, eles estarão a par das metas primordiais da corporação e dos instrumentos disponibilizados para atingi-las de forma eficiente. É todo um trabalho para que a equipe inteira saiba os caminhos que farão a empresa crescer.

São muitos os fundamentos que envolvem essa prática laboral. Diversas capacitações podem auxiliar no aprendizado quanto a este nicho, como o Curso Online Comunicação Empresarial‍, voltado para todo o planejamento estratégico interno, e o Curso Online Relações Interpessoais na Empresa‍, ideal para conhecer a diferença entre os públicos presentes no ambiente organizacional e como interagir com cada um deles.

Porque investir em comunicação interna nas empresas

Há inúmeras vantagens em criar um plano de comunicação interna. Em tempos de crise, como os vividos pelo Brasil, as empresas precisam buscar artifícios para que possam fazer a diferença e se manter bem posicionada no mercado. E o que mais ajuda neste âmbito é a melhoria de processos organizacionais.

Essa afirmação pode ser comprovadas por diversos estudos. Um deles foi realizado pela Tower Watson, ao final da Grande Recessão, a última crise financeira de proporções globais. A pesquisa revelou que as empresas que conseguiram bons resultados mesmo diante do crash, investiram pesado em ferramentas de comunicação interna mais modernizadas e em treinamentos de suas equipes.

Em nosso Curso Online Comunicação Interna, você descobre todas as razões para implantar esse tipo de estratégia no ambiente interno das corporações. Conheça algumas delas a seguir:

  • Objetivos esclarecidos: um bom planejamento de comunicação empresarial expõe detalhadamente os objetivos gerais e específicos. Por meio de dados claros e dinâmicos, a equipe descobre qual é o foco que deve ter para satisfazer as metas da empresa, recebendo subsídios para esse caminho ser percorrido. É imprescindível que os líderes utilizem uma comunicação interativa e fácil para que todos entendam e tirem dúvidas caso necessário.

  • Ciência dos impactos: assim como a compreensão dos objetivos, a comunicação assertiva mostrará aos colaboradores qual será a repercussão das atividades realizadas por eles. É bacana explorar esse conceito de forma universal, com as expectativas em relação aos retornos financeiros, mercadológicos, publicitários e organizacionais. Todos devem enxergar as causas e as consequências das ações.

  • Equipes motivadas: as ferramentas de comunicação interna priorizam o entendimento total das metas, os processos e as atividades que devem ser realizadas. Utilizando-as, os gestores conseguirão transmitir as mensagens com muito mais assertividade, darão espaço para opiniões da equipe, tentarão eliminar as falhas, enfim, tudo que motive os colaboradores. Eles se sentirão seguros, integrados à empresa e com mais conhecimento sobre o que precisam fazer para garantir o reconhecimento. 

  • Setores mais unidos: é muito comum vermos empresas que possuem setores diversos, mas que não se relacionam. No curso de comunicação interna, o aluno compreende que a empresa precisa se unir para atingir o sucesso e, por isso, deve arranjar meios para que os nichos internos se interajam. As maneiras mais utilizadas hoje em dia são os canais online, como fóruns, redes sociais próprias ou programas de chats, como o Skype. Além dessa estratégia, a empresa pode organizar reuniões mensais ou dinâmicas de grupo para que todos se conheçam e alinhem os objetivos em conjunto.

  • Cumprimento de metas: bom, todos os pontos trazidos anteriormente vão desembocar neste aqui. Com mais conhecimento sobre a empresa, motivação e interação entre toda a equipe, as metas ficarão muito mais próximas de serem batidas. A comunicação organizacional vai transformar os processos da empresa em uma grande cadeia interligada, onde todos participam e sabem onde querem chegar. Não há espaço para conflitos, falhas constantes, demora de feedbacks, entre outras características negativas.

Viu só quantos motivos para investir em um curso online comunicação interna e aplicar todas as táticas aprendidas? Essa pode ser sua chance de deixar seu currículo mais atraente e ajudar a alavancar qualquer tipo de negócio.

Planejamento estratégico: elaboração e execução

Agora que você já conheceu o porquê de investir em um plano de comunicação interna, vamos lhe mostrar como fazer sua elaboração e execução. 

Chamamos de planejamento estratégico o conjunto de ações pensado previamente, com análises globais do atual cenário e hipóteses das melhores soluções para a problematização. Este instrumento vai dar um norte para os líderes da organização, que conseguirão enxergar o negócio de uma forma muito mais abrangente e com foco nos resultados possíveis.

Felizmente, no curso online aqui do portal, você tem a chance de descobrir o passo a passo completo de como criar esse planejamento. Elencaremos os principais tópicos que devem ser seguidos para que todas as ideias se fortaleçam e embasem as ações futuras:

1 – Analisar o cenário

Os responsáveis pelo planejamento devem, primeiramente, fazer uma análise do ambiente interno. É preciso verificar os pontos fortes e fracos, além das principais necessidades e limitações que a empresa apresenta. Devem ser considerados os aspectos financeiros, processuais, estruturais, de RH, de comunicação, entre outros.

Apesar de se tratar de um projeto voltado para o meio interno, os especialistas também deverão analisar o cenário externo relacionado à corporação. Consiste em um estudo geral dos riscos e das oportunidades encontradas no ambiente macro. Os fatores locais, econômicos, políticos, mercadológicos, entre outros, podem influenciar na administração corporativa, e por isso precisam ser levados em conta.

2 – Definir os objetivos

Com uma boa percepção do cenário, fica mais fácil delimitar os objetivos. Deve-se pensar em informações históricas da corporação e nas metas possíveis de serem alcançadas. Os profissionais devem ter como principais questionamentos: "onde estamos", "aonde queremos chegar" e "como podemos chegar lá".

Sendo assim, será necessário enxergar o que deu certo ou não na última estratégia colocada em prática, identificar os colaboradores que participaram e o que eles podem contribuir com esse novo plano. Por fim, devem ser estipulados os prazos para o cumprimento de cada meta.

Veja alguns exemplos do que pode ser melhorado no ambiente interno: 

  • Alinhar a cultura organizacional
  • Disseminar a missão, a visão e os valores da empresa para todos
  • Criar meios de capacitação para os colaboradores
  • Incentivar a prática de técnicas modernas e inovadoras
  • Diminuir os acidentes de trabalho
  • Motivar a integração de equipes de trabalho

Em cursos online com certificado você pode conhecer mais sobre as razões para se investir em práticas de comunicação interna. Eles, inclusive, mostram técnicas conceituadas para você atingir cada meta estabelecida, uma ótima dica, não é mesmo?

comunicação interna nas empresas

3 – Arquitetar as estratégias

De acordo com o Manual do Sebrae sobre planejamento estratégico, para cada estratégia criada, deverá ser definido pelo menos um objetivo para o qual ela será útil. Esse tipo de plano oferece muita organização para a empresa, que deverá tomar uma decisão de cada vez para atingir os resultados almejados.

Exemplo: a empresa deseja que os colaboradores participem de decisões estratégicas na empresa, como a criação de produtos inovadores e que possam driblar a concorrência. Para atingir essa meta, poderão ser utilizados serviços de intranet (como softwares colaborativos), um e-mail voltado para receber sugestões, reuniões periódicas para troca de ideias, concursos entre os colaboradores, workshops, treinamentos e cursos online que podem ensinar mais sobre o tema e incentivar a criatividade e inovação.

Esse conceito precisa ser melhor destrinchado para sua total eficácia. O curso online sobre Planejamento Estratégico também surge como uma excelente opção de aprendizado para estudantes, profissionais, gestores e demais interessados.

Conceito de web 2.0 aplicado à comunicação interna

Podemos classificar a web 2.0 como a transformação da forma que ela passou a ser enxergada pelos milhões de usuários nos últimos 20 anos. De lá para cá, a internet se tornou uma peça essencial para o estreitamento das relações sociais e o fortalecimento de marcas diante de seu público-alvo.

Da mesma maneira, as facilidades proporcionadas pelo mundo digital também atingiram com intensidade a comunicação interna nas empresas. Há muito mais instrumentos que podem contribuir para a disseminação de informações importantes às equipes, melhorando a compreensão sobre o que acontece nas corporações e abrindo espaço para a participação de todos com ideias, opiniões e críticas.

Aplicado a essa realidade, tal conceito recebe o nome de Comunicação 2.0, que deve ser entendida como uma alternativa agregadora ao ambiente interno. Isto é, ela surge como algo que pode ser combinado a muitos outros elementos estratégicos para potencializar os resultados da empresa. 

A boa notícia é que hoje todos podem se beneficiar com as vantagens proporcionadas pela internet. Deste modo, não há como pensar em estratégias modernas e eficientes de comunicação organizacional sem incluir a utilização de ferramentas digitais. No curso de comunicação interna aqui do portal há tópicos relativos ao uso da internet em benefício às relações interpessoais nas empresas. Conheça um pouco sobre os canais mais requisitados.

Redes sociais

Não há meio mais útil e dinâmico para a comunicação empresarial do que as redes sociais. Elas são ideais para a criação e a manutenção do posicionamento e do relacionamento entre os funcionários, de uma forma muito menos burocrática. São variadas plataformas que contribuem para que a equipe fique mais à vontade para compartilhar conteúdos, trocar informações pertinentes, ajudar os colegas em relação ao trabalho e para que conheça as novidades relativas à empresa.

Blogs corporativos

Os blogs estão inseridos no conceito de rede social, mas merecem um tópico separado por sua atual importância para a comunicação interna nas empresas. Essa ferramenta é uma das melhores alternativas para que os líderes se comuniquem com seus funcionários. Eles podem publicar avisos, manuais, novidades positivas ou negativas, dar e receber feedbacks, realizar pesquisas internas, entre outros artifícios para informar e agregar a equipe.

Canal de vídeos

A possibilidade de compartilhar vídeos pela internet é algo que agregou muito às ferramentas de comunicação interna. A empresa pode criar um canal de vídeos interno em algum site especializado para tal, ou criar uma plataforma própria, caso prefira. Esta é uma maneira simples e acessível para disseminar conteúdos valiosos para todos os colaboradores – dependendo do tamanho da corporação, seria bacana que cada setor tivesse o seu canal.

Há alguns cursos a distância que podem auxiliar na criação de vídeos para diversas finalidades. Nosso portal possui o curso online sobre Edição de Vídeo‍, que mostra técnicas atuais para elaborar materiais potentes.

E-mails

Por último, mas não menos importante, temos o e-mail corporativo, que ainda se enquadra entre os melhores métodos para uma comunicação democrática. É possível criar grupos para utilizarem este mesmo e-mail, além de ter à disposição da nuvem para o armazenamento e compartilhamento de documentos. Assim, as equipes conseguem trocar informações variadas de uma forma bem fácil, sem perder muito tempo no dia a dia de trabalho, e ainda podem fazer o upload seguro de arquivos organizacionais.

Hoje em dia, a comunicação empresarial pode ser aplicada de maneira muito mais simples. Uma boa dica é aproveitar os conhecimentos adquiridos em cursos a distância relativos ao tema para fazer uma boa gestão interna.

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