Gestão de processos é o conjunto de ações que valorizam e elevam o desempenho e os resultados da empresa. Tais ações são implementadas através da avaliação, da documentação, da execução e do monitoramento dos processos realizados em todos os setores da empresa.
Medir e avaliar o desempenho dos processos dentro da empresa só é possível graças a gestão de processos. Aplicando estratégias e utilizando ferramentas de aferição, medicação e documentação de informações e ações, torna-se mais simples mapear a realidade do cenário produtivo e tomar decisões mais assertivas, cujo foco sempre será melhor o desempenho da equipe e do negócio como um todo.
Gestão de Processos: elevando continuamente o desempenho da empresa
Em nosso post de hoje, você refletirá sobre três tópicos importantes relacionados às ações de gestão. Incluiremos em nossa reflexão aspectos sobre custos, operacional e gestão estratégica. Acompanhe e saiba mais!
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1. Principais sistemas de gestão de processos organizacionais
Uma boa gestão de processos organizacionais reflete diretamente na qualidade final do produto ou do serviço. Em terminações simples, estes processos estão alinhados a algumas variações de ações sequenciais, que podem incluir insumos e materiais, maquinários, regras/normas e equipe/colaboradores
Existem dois sistemas principais de gestão de processos organizacionais: o sistêmico integrado e o hierárquico funcional. Você pode aprofundar os estudos com os cursos online com certificado opcional neste tema, ofertados pelo Educamundo.
No sistêmico integrado, a principal finalidade é a satisfação do cliente. Nesse sentido, todos os esforços são realizados para que os objetivos sejam alcançados. Aqui, vale a máxima de trabalhar o perfil polivalente do colaborador, ou seja, frequentemente ele utilizará outras competências que vão além de suas atividades funcionais primárias.
Já no sistema hierárquico funcional, cada figura é responsável inteiramente pela sua demanda. Os processos são fragmentados e o intuito não é satisfazer o cliente, mas simplificar a coordenação e cumprir metas internas.
Para optar entre os dois sistemas de gestão de processos organizacionais, o gestor deve avaliar, a priori, a relevância da experiência do cliente e a importância das metas internas, do ponto de vista operacional.
2. Quais são as etapas do processo de gestão de custos?
Outra discussão importante na gestão de processos é quando há a necessidade de gerenciar custos. É interessante salientar que, para a avaliação obter êxito, é necessário elaborar um projeto específico para a demanda.
Você sabe quais são as etapas do processo de gestão de custos? É de extrema importância conhecê-las a fim de elaborar um projeto funcional e eficaz. De forma breve, são elas:
definição de objetivos: delimita o propósito inicial do projeto, uma vez que as próximas etapas estarão atreladas às metas e aos objetivos propostos no início do projeto.
mapeamento de processos: demonstra o fluxo de atividades, de forma clara e precisa, facilitando a visualização do ponto de partida rumo a execução do projeto.
identificação de entradas (inputs) de modelagem: reúne informações relacionadas aos custos do processo, oferecendo subsídios para a modelagem de custos, além de resultados. Tais informações podem ser extraídas de relatórios contábeis, fluxos de caixa, sistemas de ERP, dentre outros.
realização de cálculos e emissão de relatórios: fornece informações necessárias para que os gestores analisem o cenário atual e avaliem as chances de que as metas relacionadas no projeto inicial sejam cumpridas. Esta função pode ser realizada por softwares específicos, descartando a necessidade de acompanhar os dados de forma manual.
monitoria e melhora permanente: nesta última fase, a máxima ‘’Medir — Gerenciar — Melhorar” deve ser seguida. Processos de gerenciamento de custos são voláteis e merecem atenção constante.
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3. Noções de gestão estratégica de projetos e de processos
Por fim, outro conceito que deve estar bem claro quando o assunto é o estudo da gestão de processos são as noções de gestão estratégica de projetos e processos. Dominando estas definições, o interessado consegue compreender o funcionamento da organização e, assim, adotar as estratégias de gestão pertinentes.
Diferenças entre projeto e processo: enquanto o processo é caracterizado por um conjunto de ações contínua e rotineiras, o projeto relaciona-se a uma ação temporária, com prazo pré-determinado para início e conclusão.
Processos primários: focados no contato direto com o cliente, são responsáveis por criar a imagem da empresa aos olhos dos consumidores. Portanto, são considerados os mais importantes no âmbito da gestão.
Processos de apoio: complementando os processos primários, os processos de apoio auxiliam na efetivação dos processos iniciais. Aqui não há relação declarada junto ao cliente, apenas internamente.
Processos gerenciais: os processos de gestão conferem valor aos dois processos anteriores, avaliando, aferindo e controlando as ações, de modo a conquistar o melhor desempenho nas atividades.
A gestão de processos requer ações muito bem desenhadas. Sendo assim apostar em formação extra é de grande valia para quem atua ou deseja atuar na área. O Curso Online Sistema de Gestão da Qualidade do Educamundo, por exemplo, oferece um bom subsídio sobre o assunto, clareando conceitos e processos práticos.
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