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Conheça o que é comunicação empresarial, seus processos e vantagens

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A comunicação empresarial tem um papel fundamental na imagem de uma instituição, por isso é uma ferramenta indispensável para as estratégias organizacionais. Trata-se de um combo de práticas e atividades que, além de cuidar da imagem e reputação da empresa, ajudam as organizações atingirem suas metas.

Empresas que visam o sucesso não devem se preocupar somente com o lucro. Elas precisam ter uma visão global de todos os processos, incluindo práticas de comunicação para atingir os resultados esperados. Quando as equipes conhecem o que é comunicação empresarial, conseguem melhorar a interação e os relacionamentos interpessoais de forma assertiva dentro da corporação.

Por ser um tema de extrema importância para organizações de todos os nichos e portes, o Educamundo resolveu elaborar o Curso Online Comunicação Empresarial‍, voltado para a capacitação, atualização e aperfeiçoamento amplificado de gestores, estagiários, trainees e profissionais de comunicação, marketing e administração.

Um diferencial é que este curso online foi criado por um setor pedagógico exclusivo e é constantemente atualizado com novos conteúdos para promover uma formação de excelência. É um método eficaz e prático de aprender conceitos e técnicas a respeito da comunicação empresarial interna, que tal entrar de cabeça nesses estudos?

Preparamos um artigo especial sobre esta pauta, trazendo tópicos importantes do curso de comunicação empresarial de nosso portal. Acompanhe do começo ao fim para tirar suas dúvidas e ter a certeza de que os cursos a distância são boas opções para sua carreira.

O que é comunicação empresarial?

Para alcançar a lucratividade e o reconhecimento, as empresas devem focalizar suas atenções em um conjunto de estratégias apropriado para essa finalidade. Entre elas, está a aplicação de um plano de comunicação empresarial, ideal para melhorar a imagem e aumentar a credibilidade perante o mercado e os consumidores.

Esse tipo de comunicação está relacionado tanto aos processos internos quanto externos, perpassando pelo projeto inicial de uma marca ou empresa, pelas atividades realizadas, a criação de novos produtos e serviços, consolidação no segmento e o relacionamento com os clientes.

Ou seja, quando uma empresa elabora um programa específico de comunicação corporativa, começa a "ligar os pontos" relacionados à atuação dela de um modo geral. São pensadas inúmeras técnicas para melhorar o clima organizacional, esclarecer os objetivos da empresa para todos os colaboradores, unificar o trabalho das equipes e, claro, para fazer o negócio crescer cada vez mais.

Os profissionais de jornalismo, relações públicas, marketing, publicidade, administração, entre outros, são aqueles que devem se engajar para estabelecer um bom plano de comunicação empresarial. Os gestores e demais pessoas que atuam em posições estratégicas dentro da corporação também podem participar desse processo, aprendendo sempre em cursos online de qualidade sobre o tema.

Diferença entre comunicação empresarial e organizacional

Ao procurar cursos online com certificado que retratam o universo da comunicação corporativa, encontramos inúmeros títulos semelhantes que englobam conceitos de variadas vertentes. É comum ocorrer a confusão, por exemplo, entre a comunicação organizacional e a empresarial, afinal, as duas possuem princípios voltados para a melhoria interna das instituições.

No entanto, em nosso Curso Online Comunicação Empresarial são expostas as diferenças entre estas duas práticas, ambas importantes para empresas de qualquer segmentação e que devem se complementar para trazer resultados mais expressivos.

Muitos estudiosos defendem que a comunicação empresarial possui metas mais direcionadas para ganhos internos. Isto é, são promovidas transformações na corporação, como falamos antes, amarrando cada atividade desenvolvida para que a imagem seja melhorada, haja mais produtividade e, consequentemente, aumento nas vendas. São todos benefícios relacionados aos objetivos intrínsecos da empresa.

Já a comunicação organizacional é conceituada pelos mesmos especialistas como um campo mais extenso, que tem o intuito de proporcionar mudanças não só no âmbito interno, mas externo também. Em outras palavras, ela é aplicada tanto para beneficiar as equipes e a empresa quanto pessoas de fora e outras organizacões. Por conta disso, é esta a estratégia adotada por ONGs e instituições estatais, pois abrange finalidades que vão além dos privilégios próprios.

Felizmente, aqui no Educamundo você tem a oportunidade de conhecer os tipos de comunicação empresarial e sua forte ligação com a comunicação interna e organizacional. Em nosso curso online referente há a abordagem de 10 tópicos e um material complementar diferenciado, ideal para estudantes e profissionais que desejam se dar bem no mercado atual.

Uma boa dica para complementar seus estudos no curso de comunicação empresarial é a capacitação sobre Comunicação Interna‍, que também traz materiais essenciais para quem atua na área de comunicação, marketing ou em funções de gestão. 

o que é comunicação empresarial

Conhecendo o processo de comunicação

Não há como criar estratégias de comunicação empresarial interna sem saber por onde começar. O ponto de partida é compreender como ocorre o processo de comunicação, que pode ser aplicado em qualquer âmbito, mas que neste caso precisa ser adaptado para o mundo corporativo.

Essas características devem constar em bons cursos a distância como o que oferecemos por aqui. Aliás, no curso online Formas de Comunicação do portal há uma excelente base sobre o assunto. Nele, você descobrirá que, apesar de ser possível empregar diferentes tipos de comunicação empresarial, sempre devem ser considerados os seguintes elementos:

  • Emissor: uma pessoa ou organização responsável por transmitir uma mensagem. No contexto empresarial, é importante que os profissionais que serão os emissores principais tenham conhecimentos sobre o tema, com o objetivo de promover uma comunicação clara e assertiva.

  • Receptor: é o público que recebe a mensagem do emissor. Nas empresas, as equipes, os colaboradores, fornecedores e clientes são os que mais assumem o papel de receptores. Para que todos eles compreendam o que será dito ou escrito, é válido estudar os perfis e elaborar um plano de comunicação empresarial bem específico.

  • Mensagem: qual informação você quer passar? Este é um ponto muito importante para profissionais da área de comunicação empresarial interna. Antes de ser proferida ou enviada, a mensagem precisa ser analisada e editada, sempre respeitando o perfil do público e a compreensão total do que será transmitido, afinal, o intuito é gerar produtividade através da boa comunicação.

  • Canal: além de pensar na mensagem a ser transmitida, você deve levar em conta o meio adotado para isso. Com a tecnologia cada vez mais presente no ambiente laboral, além das reuniões presenciais, palestras, treinamentos e e-mails, podemos também utilizar aplicativos de áudio e vídeo como o Skype e o Google Talk, a TV corporativa, o sistema de intranet e até mesmo as redes sociais. São maneiras modernas de fazer a comunicação.

  • Retorno: o também chamado "feedback" é considerado um elemento primordial pós-comunicação. É através dele que conseguimos ter uma noção se as estratégias estão surtindo o efeito esperado ou não. Quando esse retorno não acontece, começam a surgir inúmeras falhas na comunicação, prejudicando o cumprimento das metas e das tarefas de forma adequada.

Você pode se aprofundar neste tema em alguns cursos online com certificado aqui do Educamundo. Há diversos títulos sobre comunicação & marketing, voltados para a aplicação em empresas. O Curso Online Comunicação Assertiva‍, por exemplo, é uma das opções para descobrir os processos comunicacionais no ambiente corporativo e as maneiras de aplicá-los corretamente, visando o alcance de metas.

  • Qual a relação entre comunicação empresarial, comunicação interna e endomarketing? Comunicação empresarial é todo o conjunto de medidas tomadas para que as organizações falem com seus clientes, funcionários, fornecedores etc. Um dos componentes da comunicação empresarial é a comunicação interna, que é direcionada aos principais clientes da empresa: seus funcionários. Ao fazer essa comunicação com seus colaboradores, as empresas fazem um processo chamado de Endomarketing.

Fluxos que definem a abordagem da comunicação empresarial

Outro tema importante explorado pelo curso de comunicação empresarial do portal são os fluxos, ou seja, os tipos diferentes deste processo, que podem ser aplicados em situações variadas. Todos eles podem fazer parte do planejamento da corporação, que definirá a partir do fluxograma qual a tonalidade, a linguagem e a abordagem ideal para cada ocasião.

Veja abaixo os tipos de comunicação empresarial e descubra em cursos a distância como eles podem ser colocados em prática:

Fluxo descendente

É facilmente visualizado em corporações com a hierarquia bem definida. A comunicação, neste caso, acontece dos cargos mais altos aos mais baixos – dos líderes (gestores e donos do empreendimento) aos subordinados. Para que as relações sejam fortalecidas no ambiente organizacional através do fluxo descendente, o emissor deve se atentar à forma com que transmite sua mensagem, evitando ao máximo o tom autoritário ou que prejudique de alguma forma o entendimento dos funcionários.

Fluxo ascendente

É o oposto do que ocorre no fluxo descendente – comunicação das posições mais baixas para as de liderança. Quando se cria um plano de comunicação empresarial, deve-se pensar em estratégias para incluir os colaboradores na promoção de ideias e outras ações, o que os motiva e favorece o trabalho em equipe.

Fluxo horizontal

É o fluxo da comunicação empresarial interna que ocorre no mesmo nível dentro da organização. Isto é, a relação entre os próprios colaboradores que ocupam cargos semelhantes ou com a mesma importância hierárquica. É uma forma de comunicação mais dinâmica e espontânea. Todavia, é imprescindível que se faça um acompanhamento nesse processo para evitar conflitos e falhas na compreensão.

Fluxo transversal

Este fluxo abrange diversos níveis hierárquicos, no qual a comunicação acontece entre chefes e subordinados, permitindo a participação de todos na elaboração de projetos, resolução de problemas, definição de metas, entre muitas outras ações. É um dos tipos de comunicação empresarial mais saudáveis e que geram melhores resultados.

Fluxo circular

Comum em empresas pequenas ou informais, que estão começando agora ou familiares. Este fluxo se caracteriza por não seguir padrões ou regras para a comunicação que será realizada. Ele abarca todos os níveis hierárquicos também, assim como transversal, mas possui mais flexibilidade.

O curso online sobre a temática propõe mostrar com muito mais detalhes todas estas definições. É importante conhecer a fundo o que é comunicação empresarial e quais seus principais formatos para chamar a atenção dos recrutadores e poder melhorar sua atuação no mercado de trabalho.

Vantagens da comunicação empresarial

Você já viu por aqui uma base sobre o que é comunicação empresarial, quais as diferenças da comunicação organizacional, quais os elementos principais e os tipos de fluxo que podem ser aplicados neste âmbito. Mas quais os reais benefícios que essa prática pode trazer para a corporação?

Elencamos abaixo algumas das vantagens mais visíveis após a elaboração de um bom plano de comunicação empresarial. Conheça quais são e não deixe de se qualificar com ótimos cursos online.

  1. Evita boatos: isso é fato. Quando a empresa aprende a se comunicar assertivamente com todos os setores, e não retém informações úteis e importantes nos cargos mais altos, não dá espaço para especulações, fofocas e quaisquer rumores. O segredo para que isso não ocorra é a transparência. As notícias boas e as ruins devem ser explicitadas para os funcionários, de forma que eles entendam o que está acontecendo na empresa onde trabalham.

  2. A equipe "veste a camisa": estando bem informados e sempre inseridos nos contextos de decisão da empresa, os colaboradores se sentirão muito mais valorizados e farão questão de "vestir a camisa" da corporação. Nossos cursos online sobre o tema abordam muitas estratégias que podem ser criadas pelo setor de comunicação para motivar e promover interação entre os setores e funcionários.

  3. Melhora a imagem da empresa: como falamos anteriormente, esse tipo de comunicação possui o foco na melhoria dos processos interno das organizações. No entanto, todo o trabalho exercido de maneira excepcional dentro da empresa, influencia nos resultados externos também, como aumento de vendas e reconhecimento dos clientes. Ou seja, uma empresa que cuida bem da comunicação entre seus funcionários, tira todas as dúvidas, promove ações motivacionais, valoriza novas ideias, etc, consequentemente ganhará reconhecimento da mídia, do mercado e da sociedade.

  4. Aumenta a produtividade: se os funcionários estão motivados e se sentindo valorizados e a empresa garantiu o reconhecimento que precisava dos stakeholders externos, ela terá muito mais potência para funcionar. Além disso, ao compreender todas as atividades realizadas dentro da corporação, qual é a função e o papel de cada um, os objetivos de cada uma dessas ações, etc, os colaboradores renderão muito mais. Isto é, a produtividade será maior e as falhas menos frequentes.

Estas são só algumas das vantagens proporcionadas após a implementação de um plano de comunicação empresarial. Cada vez mais as corporações têm investido neste tipo de capacitação para seus funcionários e buscado no mercado pessoas qualificadas com bons cursos sobre o assunto.

Além de aprender o que é comunicação empresarial, você deve aprofundar conceitos em temas relacionados, como o que é plano integrado de comunicação empresarial, os tipos de comunicação empresarial e endomarketing. Um curso de comunicação empresarial trabalha essas e demais pautas importantes sobre o tema.

Não perca tempo e estude em nosso Curso Online Comunicação Empresarial para se destacar diante de seus concorrentes. A ótima notícia que temos para você é que o Educamundo possui uma lista com mais de 1.200 cursos a distância dentro Pacote Master, que podem ser uma opção incrível para somar qualificações em seu currículo.

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