A criação de um plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC é uma prática fundamental para orientar o ensino e promover um aprendizado significativo. O plano de aula educação infantil deve estar sempre alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que as atividades desenvolvidas em sala de aula respeitem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Aqui, apresentamos três exemplos de plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC para você aplicar em sala de aula.
A Importância do Plano de Aula na Educação Infantil
O plano de aula educação infantil é uma ferramenta pedagógica essencial que orienta o trabalho dos professores no dia a dia. Ele permite que os educadores organizem suas aulas de forma planejada, definindo objetivos claros e selecionando atividades adequadas para o desenvolvimento das crianças.
No contexto da educação infantil, é ainda mais importante que o plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC seja bem estruturado, considerando a fase de desenvolvimento em que as crianças se encontram. Nessa faixa etária, elas estão explorando o mundo ao seu redor e desenvolvendo habilidades básicas de comunicação, socialização e pensamento lógico.
A BNCC orienta que o ensino na educação infantil seja baseado em cinco campos de experiência: “O Eu, o Outro e o Nós”, “Corpo, Gestos e Movimentos”, “Traços, Sons, Cores e Formas”, “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” e “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. Ao planejar suas aulas, os professores devem garantir que as atividades educação infantil abranjam esses campos de forma equilibrada, proporcionando às crianças uma experiência rica e diversificada.
Plano de Aula 1: Quem Sou Eu?
Este plano de aula para educação infantil de acordo com a BNCC é ideal para trabalhar a identidade e o autoconhecimento, temas essenciais na educação infantil.
Objetivo: Desenvolver a capacidade das crianças de reconhecerem suas características pessoais, autoestima e valorizar a diversidade.
Conteúdo:
- Identidade e diversidade.
- Valorização das diferenças individuais.
Estratégias:
- Roda de conversa sobre as características físicas e emocionais de cada criança.
- Uso de espelhos para que as crianças desenhem seus rostos, destacando suas características físicas.
- Dinâmica em grupo, na qual cada criança compartilha algo de que gosta, promovendo o respeito às diferenças entre os colegas.
Avaliação: Observação da participação das crianças nas atividades da educação infantil e sua habilidade em reconhecer suas características pessoais e valorizar as diferenças, conforme orientações do plano de aula educação infantil.
Plano de Aula 2: Animais que Voam
Este plano de aula educação infantil explora o mundo dos animais voadores, Através de brincadeiras da educação infantil, atividades interativas e lúdicas, as crianças irão explorar o mundo natural, desenvolvendo sua curiosidade e compreensão sobre as diferentes formas de vida e seus habitats.
Objetivo: Compreender as características dos animais que voam e seu papel no ecossistema.
Conteúdo:
- Conhecimento sobre animais e seus habitats.
- Formas de locomoção dos animais.
Estratégias:
- Contação de histórias e leitura de livros ilustrados sobre pássaros, borboletas e outros animais que voam.
- Atividade prática onde cada criança constrói seu próprio “animal voador” com materiais recicláveis, promovendo o desenvolvimento criativo.
- Passeio ao ar livre para observar aves e insetos em seu habitat natural.
Avaliação: Análise das criações dos animais voadores feitas pelas crianças e da participação delas nas discussões sobre o tema, de acordo com o plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC.
Plano de Aula 3: A Joaninha que Perdeu as Pintinhas
Este plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC utiliza a narrativa “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” para trabalhar valores essenciais como cooperação e resolução de problemas na educação infantil. O objetivo é promover o trabalho em equipe e a resolução de problemas de forma lúdica.
Objetivo: Desenvolver habilidades socioemocionais e a capacidade de resolução de problemas através de atividades da educação infantil lúdicas.
Conteúdo:
- Reconto de histórias e desenvolvimento da narrativa.
- Trabalho em equipe e cooperação.
Estratégias:
- Contação da história “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas”.
- Uso de fantoches para recriar a história, incentivando as crianças a ajudar a joaninha a encontrar suas pintas.
- Brincadeiras da educação infantil em grupo que incentivam as crianças a cooperarem entre si para cumprir tarefas.
Avaliação: Avaliação contínua da capacidade das crianças em trabalhar em equipe e expressar suas emoções, com base nos objetivos traçados no plano de aula educação infantil.
Esses exemplos de plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC são ferramentas práticas que ajudam a transformar o aprendizado das crianças em experiências significativas. Seguindo as orientações da BNCC, esses planos de aula educação infantil proporcionam atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos pequenos.
Garantindo o Desenvolvimento Integral das Crianças
Elaborar um plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC é fundamental para garantir uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio de atividades lúdicas, criativas e alinhadas às diretrizes pedagógicas, os professores podem promover o crescimento cognitivo, emocional e social dos alunos, preparando-os para os próximos estágios da vida escolar. Os exemplos apresentados neste artigo mostram como um plano de aula educação infantil pode ser diversificado e eficiente, contribuindo para um aprendizado significativo e prazeroso.
Seguir as orientações da BNCC ao criar seus planos de aula é um passo importante para quem deseja transformar o ambiente educacional, tornando-o mais acolhedor, dinâmico e propício para o desenvolvimento infantil. Seja com atividades voltadas para o autoconhecimento, a exploração do mundo natural ou o trabalho em equipe, o papel do educador é criar oportunidades para que as crianças aprendam de forma envolvente e significativa.
Sequência Didática na Educação Infantil
Uma sequência didática na educação infantil também é essencial para o planejamento eficaz das aulas. Por meio da criação de sequência didática na educação infantil, é possível garantir que as atividades estejam bem organizadas, facilitando a aprendizagem de forma contínua e gradual.
Parlendas Educação Infantil e Acolhimento
Além das atividades citadas, as parlendas na educação infantil são ótimas ferramentas para estimular a linguagem e a socialização das crianças. Trabalhar com parlendas na educação infantil pode ser uma forma divertida e educativa de integrar as crianças ao ambiente escolar, promovendo o acolhimento na educação infantil. A integração dessas atividades no acolhimento na educação infantil ajuda a criar um ambiente de confiança e segurança, crucial para o desenvolvimento emocional das crianças.
Aprimore suas Habilidades com Nosso Curso Online de Plano de Aula para Educação Infantil!
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos e se destacar na área da educação infantil, não perca a oportunidade de se matricular no nosso curso online de plano de aula para educação infantil. Com mais de 1.500 cursos disponíveis, oferecemos uma ampla gama de opções para educadores que buscam se qualificar. O investimento para a matrícula no pacote master é de apenas R$ 79,90, e você terá acesso a cursos atualizados, incluindo o nosso curso especializado em planejamento e plano de aula para educação infantil, que vai te ajudar a dominar as técnicas e estratégias para criar aulas envolventes e alinhadas à BNCC. Clique aqui para se inscrever e transforme as suas práticas pedagógicas.