Home / Cursos Online / Educação / Coordenação e Supervisão Pedagógica

Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica

Avaliação

O que você aprenderá

  • A atuação do trio gestor
  • A importância da supervisão escolar
  • O papel do coordenador e supervisor
  • A relação entre professores e gestores
  • As estribuições do coordenador e do supervisor no ensino especial e inclusivo
  • A influência da tecnologia na gestão escolar.

Descrição

Ao longo dos anos o setor educacional passou por diversas transformações, todas elas impulsionadas por mudanças de comportamento da sociedade, evolução tecnológica e descobertas advindas de pesquisas.

Mudam-se as metodologias, os recursos pedagógicos, a relação aluno-professor e os processos de administração escolar, mas a função da educação na sociedade ainda é bem similar a de tempos atrás. 

Afinal, educar significa conduzir para fora, conceito entendido aqui como conduzir o aluno para fora de si mesmo e prepará-lo para o mundo e a convivência em sociedade.

Devido a esse significado, é comum que as pessoas atribuam funções distintas, porém convergentes, o desenvolvimento integral do ser humano.

Ao pensar no papel da educação, é comum, por exemplo, que as pessoas remetam-a, principalmente, ao repasse do conhecimento acumulado ao longo do tempo. 

Outra atribuição muito associada ao papel da educação é sua importância no que se refere à aplicação de atividades capazes de estimular aspectos sensoriais e cognitivos na educação infantil. 

Muitos também enxergam na educação um modo de preparar o indivíduo para o convívio em sociedade, trabalhando nele habilidades emocionais e sociais.

Dentre tais habilidades, destacam-se capacidade para resolver problemas, relacionamento interpessoal, criatividade, trabalho em equipe e outros.

Bem, a verdade é que a educação deve contemplar essas é várias outras necessidades do ser humano enquanto indivíduo e também ser integrante de uma sociedade. Compreender isto é o primeiro passo para uma gestão de ensino eficiente. 

Sem dúvidas o professor é a figura mais lembrada quando o assunto é o processo de ensino-aprendizagem.

Afinal, é ele quem desenvolve as atividades aplicadas em sala de aula, conhece as dificuldades e as potencialidades de cada aluno e aplica estratégias de ensino para um melhor desempenho deles. 

No entanto, os coordenadores e supervisores pedagógicos, profissionais que, juntamente com o diretor, compõem o que chamamos de trio gestor, também são peças fundamentais para o sucesso nesse processo de ensino-aprendizagem.

Diferente do que muitos imaginam, a atuação de ambos profissionais educacionais não se resume a rotinas administrativas. A gestão escolar vai muito além de papelada e burocracias.

Cada um em seu espaço, deve trabalhar inicialmente para estabelecer um bom diálogo entre gestores escolares e docentes, bem como escola, família e alunos.

Também é da alçada de ambos buscar por inovações no ensino, averiguar melhores metodologias de ensino e estratégias pedagógicas e apresentar ferramentas e recursos educacionais eficientes. 

A fim de esclarecer todas as dúvidas relacionadas a atuação do coordenador pedagógico e do supervisor escolar e apresentar mudanças que vêm ocorrendo em cada uma das funções, criamos o Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica. 

##lista_curso##

O que você vai estudar no Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica

No curso abordaremos temas importantes que com certeza será de grande ajuda para a compreensão de vários aspectos educacionais. 

Inicialmente abordaremos o contexto de atuação dos profissionais da administração escolar, isto é, diretor, coordenador e supervisor, que chamamos de trio gestor. 

Em seguida daremos ênfase nas atribuições do supervisor escolar e na importância delas para a instituição de ensino.

Depois disso, falaremos sobre o papel do coordenador pedagógico. Será possível analisar a necessidade deste profissional e como seu trabalho se encontra com os feitos do supervisor.

Figura essencial nas escolas, o professor é parte fundamental nos processos de tomada de decisão dos gestores escolares.

Sendo assim, também explicamos sobre como deve ser a relação entre a os profissionais da gestão escolar e os docentes.

Os temas citados acima, tópicos referentes a importância da atuação, as funções desempenhar e relacionamento profissional da equipe serão abordados nos quatro primeiros módulos.

Já no quinto módulo focaremos na educação inclusiva e no ensino especial.

Nele trataremos não apenas da dinâmica entre gestores, docentes, aluno e família dentro do contexto de inclusão, mas também abordaremos pontos importantes deste tipo de ensino, como leis, avanços e pesquisas da área. 

Por fim, no sexto módulo, daremos ênfase em questões relacionadas ao impacto do avanço tecnológico nas escolas.

Também falaremos sobre como deve ser a postura dos gestores escolares para que tais mudanças sejam aplicadas de forma adequada, a fim de melhorar ainda mais os processos de ensino-aprendizagem.

Áreas de atuação para quem domina conhecimentos sobre coordenação e supervisão pedagógica

A coordenação e supervisão pedagógica são áreas de atuação que demandam conhecimentos didática, metodologia de ensino e estratégias pedagógicas.

Por isso, é uma função que deve ser desempenhada por profissionais formados em Pedagogia.

Diante disso, nosso curso online é indicado principalmente para profissionais que atuam no setor educacional, interessados em atuar ou estudantes de Pedagogia que buscam mais conhecimentos sobre ambas funções. 

Psicólogos, Psicopedagogia, Fonoaudiólogos e demais profissionais que de alguma maneira se relacionam com o contexto escolar também podem se beneficiar com nosso curso.

Sendo assim, terão mais clareza dos processos pedagógicos envolvidos no dia a dia de seus pacientes.

Apesar do tema ser indicado principalmente para profissionais da educação, o curso pode ser feito por qualquer pessoa interessada em expandir seus conhecimentos.

Avaliação e certificação do Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica

Um aspecto muito legal do curso é que por ser um curso online com certificado, ele pode ser apresentado para estudantes comprovarem horas complementares na faculdade e em cursos técnicos.

O certificado do nosso curso online também pode ser apresentado nas provas de títulos em concursos públicos e ainda enriquecer o currículo, ajudando nos processos seletivos para vagas ou progressões de carreira.

Destacamos, no entanto, que a aquisição do certificado é totalmente opcional, ou seja, a realização dos cursos não obriga os alunos adquirirem certificação.

No entanto, pessoas que desejam realizar o curso como estratégia para se destacar na carreira deve considerar fortemente a aquisição do certificado, uma vez que a única maneira de comprovar os conhecimentos e habilidades é por meio deste documento.

Para adquirir o certificado é preciso fazer a inscrição no nosso portal, iniciar um dos cursos e ao final dele realizar uma avaliação, composta por questões de verdadeiro ou falso.

Para obter a aprovação nos cursos online do portal e, consequentemente, a certificação, é exigido que o aluno acerte pelo menos 70% das questões. Caso o aluno reprovar, terá mais 4 chances para ser qualificado

No momento da avaliação é possível escolher a carga horária que constará no certificado, as opções variam entre 5 e 420 horas. 

Após a aprovação, basta seguir as condições de contratação apresentadas no momento da matrícula para dar continuidade ao processo de certificação.

Objetivos

Conceituar coordenação e supervisão pedagógica.
Compreender as atribuições do coordenador e do supervisor.
Apresentar novos desafios da profissão decorrentes de mudanças sociais.
Entender a relação gestor e docente.
Discutir como as novas tecnologias interferem na gestão escolar.
Analisar a dinâmica do trio gestor.

Área de aplicação

Curso direcionado, principalmente, para profissionais que atuam ou pretendem atuar na gestão escolar. Afinal, o Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica foi desenvolvido para contextualizar ambas as funções. No entanto, qualquer pessoa interessada no tema pode realizar o curso.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Trio gestor e os profissionais de supervisão e coordenação neste contexto

  • Entenda o que é trio gestor e melhore sua instituição de ensino
  • A importância da trindade gestora na educação para a vida
  • O papel da equipe gestora da escola
  • A equipe gestora escolar

Módulo II: Supervisão escolar: importância e atribuições

  • Supervisão escolar: como supervisão e administração escolar se relacionam
  • Supervisão escolar
  • A avaliação escolar na visão do supervisor pedagógico
  • O supervisor na escola reflexiva: gestão-formação-ação

Módulo III: O papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino

  • A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar
  • Coordenadores pedagógicos
  • Qual o papel do coordenador pedagógico na escola?
  • Coordenação pedagógica e seus elementos fundamentais
  • Funções básicas do coordenador

Módulo IV: Supervisor e Coordenador: relação com o professor

  • A relação entre professor e supervisor escolar no processo de aprendizagem
  • Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor no planejamento participativo-escolar
  • O coordenador pedagógico e a prática docente
  • Acompanhamento da prática docente
  • Acompanhamento na docência e o coordenador pedagógico

Módulo V: Supervisor e coordenador pedagógico e o ensino inclusivo e especial

  • Promoção da Inclusão Escolar pelo coordenador pedagógico
  • A atuação do supervisor de ensino: uma investigação sobre sua limitações na inclusão de alunos com TEA
  • O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
  • O coordenador pedagógico e a inclusão do aluno surdo
  • O coordenador pedagógico na aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual

Módulo VI: O que os gestores devem saber sobre tecnologia em sala de aula

  • Conhecer e aprender: tecnologia aplicada a gestão escolar
  • A influência da tecnologia no agir do coordenador pedagógico
  • O coordenador pedagógico e tecnologias da informação e comunicação: visão do aluno

Conclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • A atuação do trio gestor
  • A importância da supervisão escolar
  • O papel do coordenador e supervisor
  • A relação entre professores e gestores
  • As estribuições do coordenador e do supervisor no ensino especial e inclusivo
  • A influência da tecnologia na gestão escolar.

Descrição

Ao longo dos anos o setor educacional passou por diversas transformações, todas elas impulsionadas por mudanças de comportamento da sociedade, evolução tecnológica e descobertas advindas de pesquisas.

Mudam-se as metodologias, os recursos pedagógicos, a relação aluno-professor e os processos de administração escolar, mas a função da educação na sociedade ainda é bem similar a de tempos atrás. 

Afinal, educar significa conduzir para fora, conceito entendido aqui como conduzir o aluno para fora de si mesmo e prepará-lo para o mundo e a convivência em sociedade.

Devido a esse significado, é comum que as pessoas atribuam funções distintas, porém convergentes, o desenvolvimento integral do ser humano.

Ao pensar no papel da educação, é comum, por exemplo, que as pessoas remetam-a, principalmente, ao repasse do conhecimento acumulado ao longo do tempo. 

Outra atribuição muito associada ao papel da educação é sua importância no que se refere à aplicação de atividades capazes de estimular aspectos sensoriais e cognitivos na educação infantil. 

Muitos também enxergam na educação um modo de preparar o indivíduo para o convívio em sociedade, trabalhando nele habilidades emocionais e sociais.

Dentre tais habilidades, destacam-se capacidade para resolver problemas, relacionamento interpessoal, criatividade, trabalho em equipe e outros.

Bem, a verdade é que a educação deve contemplar essas é várias outras necessidades do ser humano enquanto indivíduo e também ser integrante de uma sociedade. Compreender isto é o primeiro passo para uma gestão de ensino eficiente. 

Sem dúvidas o professor é a figura mais lembrada quando o assunto é o processo de ensino-aprendizagem.

Afinal, é ele quem desenvolve as atividades aplicadas em sala de aula, conhece as dificuldades e as potencialidades de cada aluno e aplica estratégias de ensino para um melhor desempenho deles. 

No entanto, os coordenadores e supervisores pedagógicos, profissionais que, juntamente com o diretor, compõem o que chamamos de trio gestor, também são peças fundamentais para o sucesso nesse processo de ensino-aprendizagem.

Diferente do que muitos imaginam, a atuação de ambos profissionais educacionais não se resume a rotinas administrativas. A gestão escolar vai muito além de papelada e burocracias.

Cada um em seu espaço, deve trabalhar inicialmente para estabelecer um bom diálogo entre gestores escolares e docentes, bem como escola, família e alunos.

Também é da alçada de ambos buscar por inovações no ensino, averiguar melhores metodologias de ensino e estratégias pedagógicas e apresentar ferramentas e recursos educacionais eficientes. 

A fim de esclarecer todas as dúvidas relacionadas a atuação do coordenador pedagógico e do supervisor escolar e apresentar mudanças que vêm ocorrendo em cada uma das funções, criamos o Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica. 

##lista_curso##

O que você vai estudar no Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica

No curso abordaremos temas importantes que com certeza será de grande ajuda para a compreensão de vários aspectos educacionais. 

Inicialmente abordaremos o contexto de atuação dos profissionais da administração escolar, isto é, diretor, coordenador e supervisor, que chamamos de trio gestor. 

Em seguida daremos ênfase nas atribuições do supervisor escolar e na importância delas para a instituição de ensino.

Depois disso, falaremos sobre o papel do coordenador pedagógico. Será possível analisar a necessidade deste profissional e como seu trabalho se encontra com os feitos do supervisor.

Figura essencial nas escolas, o professor é parte fundamental nos processos de tomada de decisão dos gestores escolares.

Sendo assim, também explicamos sobre como deve ser a relação entre a os profissionais da gestão escolar e os docentes.

Os temas citados acima, tópicos referentes a importância da atuação, as funções desempenhar e relacionamento profissional da equipe serão abordados nos quatro primeiros módulos.

Já no quinto módulo focaremos na educação inclusiva e no ensino especial.

Nele trataremos não apenas da dinâmica entre gestores, docentes, aluno e família dentro do contexto de inclusão, mas também abordaremos pontos importantes deste tipo de ensino, como leis, avanços e pesquisas da área. 

Por fim, no sexto módulo, daremos ênfase em questões relacionadas ao impacto do avanço tecnológico nas escolas.

Também falaremos sobre como deve ser a postura dos gestores escolares para que tais mudanças sejam aplicadas de forma adequada, a fim de melhorar ainda mais os processos de ensino-aprendizagem.

Áreas de atuação para quem domina conhecimentos sobre coordenação e supervisão pedagógica

A coordenação e supervisão pedagógica são áreas de atuação que demandam conhecimentos didática, metodologia de ensino e estratégias pedagógicas.

Por isso, é uma função que deve ser desempenhada por profissionais formados em Pedagogia.

Diante disso, nosso curso online é indicado principalmente para profissionais que atuam no setor educacional, interessados em atuar ou estudantes de Pedagogia que buscam mais conhecimentos sobre ambas funções. 

Psicólogos, Psicopedagogia, Fonoaudiólogos e demais profissionais que de alguma maneira se relacionam com o contexto escolar também podem se beneficiar com nosso curso.

Sendo assim, terão mais clareza dos processos pedagógicos envolvidos no dia a dia de seus pacientes.

Apesar do tema ser indicado principalmente para profissionais da educação, o curso pode ser feito por qualquer pessoa interessada em expandir seus conhecimentos.

Avaliação e certificação do Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica

Um aspecto muito legal do curso é que por ser um curso online com certificado, ele pode ser apresentado para estudantes comprovarem horas complementares na faculdade e em cursos técnicos.

O certificado do nosso curso online também pode ser apresentado nas provas de títulos em concursos públicos e ainda enriquecer o currículo, ajudando nos processos seletivos para vagas ou progressões de carreira.

Destacamos, no entanto, que a aquisição do certificado é totalmente opcional, ou seja, a realização dos cursos não obriga os alunos adquirirem certificação.

No entanto, pessoas que desejam realizar o curso como estratégia para se destacar na carreira deve considerar fortemente a aquisição do certificado, uma vez que a única maneira de comprovar os conhecimentos e habilidades é por meio deste documento.

Para adquirir o certificado é preciso fazer a inscrição no nosso portal, iniciar um dos cursos e ao final dele realizar uma avaliação, composta por questões de verdadeiro ou falso.

Para obter a aprovação nos cursos online do portal e, consequentemente, a certificação, é exigido que o aluno acerte pelo menos 70% das questões. Caso o aluno reprovar, terá mais 4 chances para ser qualificado

No momento da avaliação é possível escolher a carga horária que constará no certificado, as opções variam entre 5 e 420 horas. 

Após a aprovação, basta seguir as condições de contratação apresentadas no momento da matrícula para dar continuidade ao processo de certificação.

Objetivos

Conceituar coordenação e supervisão pedagógica.
Compreender as atribuições do coordenador e do supervisor.
Apresentar novos desafios da profissão decorrentes de mudanças sociais.
Entender a relação gestor e docente.
Discutir como as novas tecnologias interferem na gestão escolar.
Analisar a dinâmica do trio gestor.

Área de aplicação

Curso direcionado, principalmente, para profissionais que atuam ou pretendem atuar na gestão escolar. Afinal, o Curso Online Coordenação e Supervisão Pedagógica foi desenvolvido para contextualizar ambas as funções. No entanto, qualquer pessoa interessada no tema pode realizar o curso.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Trio gestor e os profissionais de supervisão e coordenação neste contexto

  • Entenda o que é trio gestor e melhore sua instituição de ensino
  • A importância da trindade gestora na educação para a vida
  • O papel da equipe gestora da escola
  • A equipe gestora escolar

Módulo II: Supervisão escolar: importância e atribuições

  • Supervisão escolar: como supervisão e administração escolar se relacionam
  • Supervisão escolar
  • A avaliação escolar na visão do supervisor pedagógico
  • O supervisor na escola reflexiva: gestão-formação-ação

Módulo III: O papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino

  • A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar
  • Coordenadores pedagógicos
  • Qual o papel do coordenador pedagógico na escola?
  • Coordenação pedagógica e seus elementos fundamentais
  • Funções básicas do coordenador

Módulo IV: Supervisor e Coordenador: relação com o professor

  • A relação entre professor e supervisor escolar no processo de aprendizagem
  • Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor no planejamento participativo-escolar
  • O coordenador pedagógico e a prática docente
  • Acompanhamento da prática docente
  • Acompanhamento na docência e o coordenador pedagógico

Módulo V: Supervisor e coordenador pedagógico e o ensino inclusivo e especial

  • Promoção da Inclusão Escolar pelo coordenador pedagógico
  • A atuação do supervisor de ensino: uma investigação sobre sua limitações na inclusão de alunos com TEA
  • O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
  • O coordenador pedagógico e a inclusão do aluno surdo
  • O coordenador pedagógico na aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual

Módulo VI: O que os gestores devem saber sobre tecnologia em sala de aula

  • Conhecer e aprender: tecnologia aplicada a gestão escolar
  • A influência da tecnologia no agir do coordenador pedagógico
  • O coordenador pedagógico e tecnologias da informação e comunicação: visão do aluno

Conclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

Cursos Relacionados