BNCC: Letramento Matemático

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Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

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O que você aprenderá

  • A função social da Matemática;
  • A alfabetização matemática na perspectiva do letramento segundo a BNCC;
  • A alfabetização e o letramento matemático à luz do PNAIC;
  • A relação entre língua materna, letramento matemático e numeramento;
  • As práticas pedagógicas para o letramento matemático.
  •  

Objetivos

  • Entender a alfabetização matemática sob a perspectiva do letramento.
  • Compreender a função social dos números.
  • Analisar as diferenças entre alfabetização e letramento no ensino de Matemática.
  • Descobrir as diretrizes da BNCC para a aplicação do letramento matemático.
  • Conhecer o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
  • Identificar as possibilidades pedagógicas para a aplicação do letramento em matemática.

Descrição

Letramento é um conceito conhecido como parte do processo de aquisição da linguagem verbal, por isso quando o termo é associado à Matemática causa certa estranheza. Contudo, basta buscar pelo significado de letramento para percebermos que ele pode ser facilmente adaptado a outras áreas do ensino.

No contexto do ensino de linguagem verbal, o letramento refere-se ao uso social que fazemos da leitura e da escrita. Quando este é associado à Matemática, sua função é a mesma, trabalhar o uso social dos números.

Para entender melhor esse conceito, desenvolvemos o Curso Online BNCC: Letramento Matemático. Confira a seguir tudo o que será ensinado a partir dessas aulas!

O que você vai aprender no Curso Online BNCC: Letramento Matemático

No módulo 1, você verá que, conforme citamos acima, o letramento matemático trata-se do uso social dos números, afinal existem diversas situações do cotidiano em que é necessário aplicar conceitos matemáticos, por exemplo, uma simples compra no supermercado.

Aprenderá também que para promover o letramento matemático na escola o professor precisa ensinar ao estudante como ir além da decodificação dos números e domínio de técnicas. É preciso dar sentido para essa disciplina, mostrando ao aprendiz como solucionar problemas da vida prática através da matemática.

No módulo 2, você aprenderá a diferença entre alfabetização matemática e letramento matemático, dois conceitos relacionados, mas que possuem funções distintas.

Além disso, descobrirá como a Base Nacional Comum Curricular aborda esses dois termos e quais são as diretrizes estipuladas por ela a fim de ajudar o docente na alfabetização matemática a partir da perspectiva do letramento.

Já no módulo 3, você descobrirá o que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Alfabetização – PNAIC, um acordo entre os governos de garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, isto é, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Portanto, você verá o que o tratado estipula para a alfabetização matemática sob a perspectiva do letramento.

No módulo 4 você descobrirá a relação entre letramento matemático, letramento em língua materna e numeramento. Além disso, entenderá como isso pode ser feito à luz da inclusão educacional.

Por fim, no último módulo do Curso BNCC: Letramento Matemático, você aprenderá como aplicar o letramento matemático no ambiente escolar. Conhecerá as melhores práticas pedagógicas para isso e a importância da formação continuada de educadores.

Perguntas frequentes sobre letramento matemático

O que é letramento matemático?

O letramento matemático refere-se à capacidade de identificar, compreender e utilizar a Matemática no cotidiano. Mais do que decodificar números e aprender técnicas, o letramento dessa disciplina visa ensinar o uso social dos números, atendendo às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão.

Qual a diferença entre alfabetização matemática e letramento matemático?

A alfabetização matemática trata-se do ensino de técnicas, decodificação de números e compreensão de conceitos básicos dessa disciplina. Já o letramento é um conceito mais amplo, pois mostra ao aluno como utilizar tais informações para sua vida em sociedade, mais do que isso, serve para capacitá-lo a resolver problemas cotidianos a partir dos conceitos numéricos.

Qual a importância do letramento matemático?

Quando o professor aplica o letramento matemático, permite que o aluno elabore hipóteses, reflita sobre a realidade, observe regularidades e se depare com situações problemas que o ajudarão a tomar boas decisões e o capacitarão para resolução de problemas que envolvam conceitos numéricos no dia a dia.

Motivos para fazer o Curso BNCC: Letramento Matemático

Compreender as etapas do ensino de Matemática, em especial a do letramento matemático e como ele se aplica nas diferentes fases da educação básica transforma o trabalho com a Matemática em um momento prazeroso e cheio de descobertas para os estudantes.

Porém, isso só é possível quando o educador consegue mostrar aos educandos um significado prático para aquilo que está sendo ensinado. É justamente aí que entra o letramento matemático, essa habilidade oferece ao aluno uma visão clara dos motivos pelo qual ele está aprendendo a disciplina de Matemática.

Mais do que isso, o letramento matemático permite que o professor utilize casos reais do cotidiano do aluno como ponto de partida para as atividades propostas em sala de aula.

Além disso, possibilita a aplicação de situações problemas, um estilo de atividade em que o educador propõe uma questão e o aluno deve resolvê-la, garantindo assim que ele desenvolva hipótese, exercite seu senso crítico e participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

O ensino de matemática é essencial para a formação de cidadãos cientes de seus deveres na sociedade e com capacidade crítica, justamente por isso nosso portal possui diversos cursos online sobre o tema, dentre eles o Curso Online BNCC: Letramento Matemático.

Então, se você busca compreender as melhores formas de ensinar os estudantes no desenvolvimento de habilidades matemáticas tão importantes, inscreva-se agora mesmo!

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Conteúdo Programático

Módulo 1 – O letramento matemático e a função social dos números

  • Letramento matemático: definição
  • Como ensinar Matemática no ensino fundamental nos anos iniciais
  • Relação entre Matemática e práticas sociais

Módulo 1 – O letramento matemático e a função social dos números

  • Letramento matemático: definição
  • Como ensinar Matemática no ensino fundamental nos anos iniciais
  • Relação entre Matemática e práticas sociais

Módulo 1 – O letramento matemático e a função social dos números

  • Letramento matemático: definição
  • Como ensinar Matemática no ensino fundamental nos anos iniciais
  • Relação entre Matemática e práticas sociais

Módulo 2 – Alfabetização matemática na perspectiva do letramento segundo a BNCC

  • Alfabetização e letramento matemático
  • Estrutura geral da BNCC e unidades temáticas
  • A BNCC na prática Matemática
  • Letramento matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na BNCC

Módulo 2 – Alfabetização matemática na perspectiva do letramento segundo a BNCC

  • Alfabetização e letramento matemático
  • Estrutura geral da BNCC e unidades temáticas
  • A BNCC na prática Matemática
  • Letramento matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na BNCC

Módulo 2 – Alfabetização matemática na perspectiva do letramento segundo a BNCC

  • Alfabetização e letramento matemático
  • Estrutura geral da BNCC e unidades temáticas
  • A BNCC na prática Matemática
  • Letramento matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na BNCC

Módulo 3 – Alfabetização e letramento matemático à luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Compromisso formal: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
  • PNAIC: alfabetização matemática na perspectiva do letramento
  • Alfabetização matemática e letramento: apontamentos a partir do PNAIC
  • Alfabetização matemática e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
  • O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores

Módulo 3 – Alfabetização e letramento matemático à luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Compromisso formal: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
  • PNAIC: alfabetização matemática na perspectiva do letramento
  • Alfabetização matemática e letramento: apontamentos a partir do PNAIC
  • Alfabetização matemática e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
  • O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores

Módulo 3 – Alfabetização e letramento matemático à luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Compromisso formal: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
  • PNAIC: alfabetização matemática na perspectiva do letramento
  • Alfabetização matemática e letramento: apontamentos a partir do PNAIC
  • Alfabetização matemática e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
  • O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores

Módulo 4 – Relação entre língua materna, letramento matemático e numeramento

  • Relação entre língua materna e numeramento
  • Alfabetização e letramento em língua materna e matemática
  • Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento no ensino fundamental
  • A matemática e suas relações com a alfabetização, letramento e educação infantil
  • Letramento matemático e em língua materna: inclusão

Módulo 4 – Relação entre língua materna, letramento matemático e numeramento

  • Relação entre língua materna e numeramento
  • Alfabetização e letramento em língua materna e matemática
  • Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento no ensino fundamental
  • A matemática e suas relações com a alfabetização, letramento e educação infantil
  • Letramento matemático e em língua materna: inclusão

Módulo 4 – Relação entre língua materna, letramento matemático e numeramento

  • Relação entre língua materna e numeramento
  • Alfabetização e letramento em língua materna e matemática
  • Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento no ensino fundamental
  • A matemática e suas relações com a alfabetização, letramento e educação infantil
  • Letramento matemático e em língua materna: inclusão

Módulo 5 – Práticas pedagógicas para o Letramento Matemático e a formação continuada de educadores

  • Desenvolvendo o letramento
  • Práticas para o ensino de Matemática
  • Práticas para o letramento matemático
  • Letramento matemático e situações problemas
  • Letramento matemático por meio de jogos e materiais do cotidiano
  • Letramento matemático: saberes que fundamentam a ação dos coordenadores pedagógicos
  • A alfabetização matemática na perspectiva do letramento: práticas realizadas por professores alfabetizadores
  • Formação do professor alfabetizador: sentidos da alfabetização matemática no âmbito do PNAIC

Módulo 5 – Práticas pedagógicas para o Letramento Matemático e a formação continuada de educadores

  • Desenvolvendo o letramento
  • Práticas para o ensino de Matemática
  • Práticas para o letramento matemático
  • Letramento matemático e situações problemas
  • Letramento matemático por meio de jogos e materiais do cotidiano
  • Letramento matemático: saberes que fundamentam a ação dos coordenadores pedagógicos
  • A alfabetização matemática na perspectiva do letramento: práticas realizadas por professores alfabetizadores
  • Formação do professor alfabetizador: sentidos da alfabetização matemática no âmbito do PNAIC

Módulo 5 – Práticas pedagógicas para o Letramento Matemático e a formação continuada de educadores

  • Desenvolvendo o letramento
  • Práticas para o ensino de Matemática
  • Práticas para o letramento matemático
  • Letramento matemático e situações problemas
  • Letramento matemático por meio de jogos e materiais do cotidiano
  • Letramento matemático: saberes que fundamentam a ação dos coordenadores pedagógicos
  • A alfabetização matemática na perspectiva do letramento: práticas realizadas por professores alfabetizadores
  • Formação do professor alfabetizador: sentidos da alfabetização matemática no âmbito do PNAIC

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Conquistar progressão de carreira

Comprovar títulos em concursos

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Comprovar conhecimento no currículo

horas-complementares

Complementar carga horária na faculdade

Como você aprende

Conteúdo 100% online

Vídeos, PDFs e muito mais

Atividades práticas

Materiais de apoio

Certificados opcionais

Depoimentos

Pacote Master

Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
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Anual
  • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
  • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
  • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
  • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

Perguntas Frequentes

Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

Qual a validade do certificado?

Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Como obter a certificação?

Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

Os cursos livres do Educamundo são válidos?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso