Home / Cursos Online / Assistência Social / Acolhimento Familiar e Institucional

Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional

Avaliação

O que você aprenderá

  • A história do acolhimento familiar e institucional no país
  • O direito à convivência familiar e a nova lei de adoção
  • Os programas e projetos relacionados à garantia do direito à convivência familiar e comunitária
  • A ética profissional no trato com famílias
  • A assistência e proteção social
  • O trabalho e os desafios das entidades de acolhimento institucional.

Descrição

O acolhimento familiar é um instituto presente na lei 8069 de 13 de julho de 1990, que visa proteger a criança e o adolescente que esteja em uma situação de risco e que precisam por algum motivo se afastar do seu lar. Dentre os diversos motivos que podem fazer com que essa medida seja aplicada, podemos citar a violência doméstica, situação bastante frequente no país.

Logo, a medida é utilizada com o intuito de resguardar a integridade daquela criança ou adolescente. Uma vez aplicado o programa de acolhimento familiar ou institucional, o jovem é encaminhado para uma família acolhedora (no caso do acolhimento familiar) ou para um abrigo, casa lar ou casa de passagem (para os casos de acolhimento institucional).

Tais medidas envolvem um processo burocrático e bastante delicado em que, cada um dos profissionais envolvidos, devem possuir a capacitação mínima para saber resolver todas as questões que possam surgir durante o procedimento.

Daí a importância da qualificação, visto que, o mercado precisa de mão de obra preparada e que conheça esse processo, porém, poucos profissionais possuem uma capacitação tão específica.

Por esse motivo, a equipe do Educamundo criou o Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional, baseando-se em um conteúdo verticalizado e bem específico sobre a temática. O objetivo do curso é proporcionar ao aluno um forte embasamento teórico, que soma forças à sua formação profissional.

Se você tem interesse em conhecer tudo que o curso aborda, as áreas de atuação para quem domina o programa de acolhimento familiar ou institucional, o processo de certificação e os diferenciais do portal, então continue lendo que explicaremos tudo isso e muito mais agora mesmo.

O que você irá estudar no Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional

Cada um dos cursos online do portal foram criados por uma equipe pedagógica competente e dedicada em organizar um conteúdo diferenciado e sempre atualizado para que você saia daqui um profissional preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Esse processo de qualidade também se aplica aqui no Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional, onde cada um dos 12 módulos foram criados pensando em todos os desafios que o mercado pode lhe proporcionar.

Para quem ainda não trabalha com a área, buscamos centralizar aspectos básicos, conceitos e informações necessárias para que você tenha uma visão geral sobre esses dois institutos. Além disso, faremos uma análise sobre a assistência, o direito à convivência familiar e comunitária obrigatória (direito de toda criança e adolescente), além de conhecer sobre o processo de transição do acolhimento para a adoção.

Adentrando um pouco mais no assunto, você aprenderá cada uma das etapas do acolhimento familiar, vai saber como funciona o processo de adoção no judiciário e os requisitos básicos para que uma família possa se cadastrar para receber esses jovens em suas casas.

Você sabe diferenciar o serviço de acolhimento institucional do acolhimento familiar? Preparamos um tópico exclusivamente voltado a explicação desses dois institutos e em seguida, vamos focar no acolhimento familiar, explorando assuntos como: quem pode se candidatar para se tornar uma família acolhedora?

Por último, vamos fazer uma análise bem completa sobre a legislação que trata do assunto, explicaremos como esses dois institutos são tratados no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Constituição Federal e legislações correlatas, além de uma visão sobre o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Essa é uma grade bem completa, que traz diversos benefícios de estudar por cursos online com certificado. Estudando por este curso do portal, você ainda conta com um material complementar contendo vídeos, links e artigos de referência para que possa se aprofundar no assunto.

Áreas de atuação do profissional que entende o programa de acolhimento familiar ou institucional

Mesmo sendo um conteúdo com aspectos específicos, o Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional do portal busca organizar um material sem a linguagem jurídica tradicional responsável por afastar o conhecimento de muitas pessoas que não possuem esse vocabulário técnico.

Por esse motivo, os cursos online com certificado voltados a temas complexos como o curso eca, ou este curso, podem ser acessados por pessoas com ou sem conhecimento jurídico.

Logo, profissionais da área da saúde, como enfermagem, psicólogos, além dos assistentes sociais e educadores sociais, podem obter muito conhecimento neste curso.

Da mesma forma, pessoas que trabalham diretamente com a parte burocrática deste procedimento, como estudantes de direito, advogados, juízes e promotores podem adquirir um conhecimento diferenciado que vai lhes auxiliar na realização de seu trabalho.

Objetivos

• Conceituar acolhimento familiar e institucional.
• Estudar o estatuto da criança e do adolescente e o acolhimento familiar institucional.
• Conhecer o direito à convivência familiar e comunitária e a nova lei de adoção.
• Apresentar o trabalho e os desafios das entidades de acolhimento institucional.
• Refletir sobre o acolhimento familiar como alternativa ao acolhimento institucional.

Área de aplicação

O Curso Online Acolhimento Institucional e Familiar – Noções Essenciais é destinado aos profissionais das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, de Saúde e afins, assistentes sociais, educadores sociais, advogados, juízes, promotores, pedagogos, terapeutas ocupacionais, sociólogos, cientistas políticos, enfermeiros, psicólogos, entre outros. O curso é direcionado também para aqueles que queiram aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos e obter uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Principais aspectos do serviço de acolhimento institucional e familiar

  • Aula 1
  • Plano de acolhimento
  • Acolhimento familiar: uma alternativa ao acolhimento institucional
  • Serviços de acolhimento no Brasil

Módulo II: O que é assistência e como influencia no acolhimento

  • Aula 1
  • Acolhimento familiar: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes
  • Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas
  • Serviços de acolhimento protegem crianças e adolescentes em todo o Brasil

Módulo III: Direito à convivência familiar e comunitária é obrigatória

  • Aula 1
  • A lei garante o direito à convivência familiar e comunitária
  • O direito à convivência familiar e comunitária da criança e do adolescente
  • Do direito à convivência familiar e comunitária

Módulo IV: Como é o processo de transição do acolhimento para adoção?

  • Aula 1
  • Acolhimento institucional e adoção: uma interlocução necessária
  • O processo de desligamento de adolescentes em acolhimento institucional
  • Histórias de abrigo

Módulo V: Etapas e processos para o acolhimento familiar

  • Aula 1
  • Aula 2
  • Parâmetros mínimos do acolhimento familiar
  • Acolhimento familiar: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes
  • Acolhimento de crianças e adolescentes

Módulo VI: O processo de adoção no judiciário

  • Aula 1
  • Lei 13.509 de 2017
  • Comentários à Lei 13.509 de 2017
  • Novas regras para adoção

Módulo VII: Como se candidatar e participar do programa acolhimento familiar

  • Aula 1
  • Família acolhedora: política pública garante família provisória
  • O que são "famílias acolhedoras" para crianças e adolescentes
  • Programa Família Acolhedora

Módulo VIII: Diferença e características do acolhimento familiar e institucional

  • Aula 1
  • O acolhimento institucional de crianças e adolescentes: protege ou viola?
  • Acolhimento institucional e acolhimento familiar
  • O passo a passo da adoção

Módulo IX: Quem pode usufruir e participar do programa de acolhimento familiar

  • Aula 1
  • Programa de acolhimento familiar: as famílias acolhedoras
  • Família acolhedora
  • Projetos buscam agilizar adoção de crianças no Brasil

Módulo X: Base legal: legislações sobre o acolhimento institucional e familiar

  • Aula 1
  • Aula 2
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Avanços do Marco Legal da Primeira Infância
  • Entendendo o Marco Legal da Primeira Infância

Módulo XI: Lei da Adoção e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária

  • Aula 1
  • Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e o reordenamento dos abrigos
  • Caminhos e (des) caminhos do plano nacional de convivência familiar e comunitária
  • A Convivência Familiar e Comunitária

Módulo XII: Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos

  • Aula 1
  • Constituição Federal da República
  • Direitos fundamentais: a proteção integral de crianças e adolescentes no Brasil
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • Artigo 227 da Constituição Brasileira

Conclusão

Bibliografia

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • A história do acolhimento familiar e institucional no país
  • O direito à convivência familiar e a nova lei de adoção
  • Os programas e projetos relacionados à garantia do direito à convivência familiar e comunitária
  • A ética profissional no trato com famílias
  • A assistência e proteção social
  • O trabalho e os desafios das entidades de acolhimento institucional.

Descrição

O acolhimento familiar é um instituto presente na lei 8069 de 13 de julho de 1990, que visa proteger a criança e o adolescente que esteja em uma situação de risco e que precisam por algum motivo se afastar do seu lar. Dentre os diversos motivos que podem fazer com que essa medida seja aplicada, podemos citar a violência doméstica, situação bastante frequente no país.

Logo, a medida é utilizada com o intuito de resguardar a integridade daquela criança ou adolescente. Uma vez aplicado o programa de acolhimento familiar ou institucional, o jovem é encaminhado para uma família acolhedora (no caso do acolhimento familiar) ou para um abrigo, casa lar ou casa de passagem (para os casos de acolhimento institucional).

Tais medidas envolvem um processo burocrático e bastante delicado em que, cada um dos profissionais envolvidos, devem possuir a capacitação mínima para saber resolver todas as questões que possam surgir durante o procedimento.

Daí a importância da qualificação, visto que, o mercado precisa de mão de obra preparada e que conheça esse processo, porém, poucos profissionais possuem uma capacitação tão específica.

Por esse motivo, a equipe do Educamundo criou o Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional, baseando-se em um conteúdo verticalizado e bem específico sobre a temática. O objetivo do curso é proporcionar ao aluno um forte embasamento teórico, que soma forças à sua formação profissional.

Se você tem interesse em conhecer tudo que o curso aborda, as áreas de atuação para quem domina o programa de acolhimento familiar ou institucional, o processo de certificação e os diferenciais do portal, então continue lendo que explicaremos tudo isso e muito mais agora mesmo.

O que você irá estudar no Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional

Cada um dos cursos online do portal foram criados por uma equipe pedagógica competente e dedicada em organizar um conteúdo diferenciado e sempre atualizado para que você saia daqui um profissional preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Esse processo de qualidade também se aplica aqui no Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional, onde cada um dos 12 módulos foram criados pensando em todos os desafios que o mercado pode lhe proporcionar.

Para quem ainda não trabalha com a área, buscamos centralizar aspectos básicos, conceitos e informações necessárias para que você tenha uma visão geral sobre esses dois institutos. Além disso, faremos uma análise sobre a assistência, o direito à convivência familiar e comunitária obrigatória (direito de toda criança e adolescente), além de conhecer sobre o processo de transição do acolhimento para a adoção.

Adentrando um pouco mais no assunto, você aprenderá cada uma das etapas do acolhimento familiar, vai saber como funciona o processo de adoção no judiciário e os requisitos básicos para que uma família possa se cadastrar para receber esses jovens em suas casas.

Você sabe diferenciar o serviço de acolhimento institucional do acolhimento familiar? Preparamos um tópico exclusivamente voltado a explicação desses dois institutos e em seguida, vamos focar no acolhimento familiar, explorando assuntos como: quem pode se candidatar para se tornar uma família acolhedora?

Por último, vamos fazer uma análise bem completa sobre a legislação que trata do assunto, explicaremos como esses dois institutos são tratados no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Constituição Federal e legislações correlatas, além de uma visão sobre o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Essa é uma grade bem completa, que traz diversos benefícios de estudar por cursos online com certificado. Estudando por este curso do portal, você ainda conta com um material complementar contendo vídeos, links e artigos de referência para que possa se aprofundar no assunto.

Áreas de atuação do profissional que entende o programa de acolhimento familiar ou institucional

Mesmo sendo um conteúdo com aspectos específicos, o Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional do portal busca organizar um material sem a linguagem jurídica tradicional responsável por afastar o conhecimento de muitas pessoas que não possuem esse vocabulário técnico.

Por esse motivo, os cursos online com certificado voltados a temas complexos como o curso eca, ou este curso, podem ser acessados por pessoas com ou sem conhecimento jurídico.

Logo, profissionais da área da saúde, como enfermagem, psicólogos, além dos assistentes sociais e educadores sociais, podem obter muito conhecimento neste curso.

Da mesma forma, pessoas que trabalham diretamente com a parte burocrática deste procedimento, como estudantes de direito, advogados, juízes e promotores podem adquirir um conhecimento diferenciado que vai lhes auxiliar na realização de seu trabalho.

Objetivos

• Conceituar acolhimento familiar e institucional.
• Estudar o estatuto da criança e do adolescente e o acolhimento familiar institucional.
• Conhecer o direito à convivência familiar e comunitária e a nova lei de adoção.
• Apresentar o trabalho e os desafios das entidades de acolhimento institucional.
• Refletir sobre o acolhimento familiar como alternativa ao acolhimento institucional.

Área de aplicação

O Curso Online Acolhimento Institucional e Familiar – Noções Essenciais é destinado aos profissionais das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, de Saúde e afins, assistentes sociais, educadores sociais, advogados, juízes, promotores, pedagogos, terapeutas ocupacionais, sociólogos, cientistas políticos, enfermeiros, psicólogos, entre outros. O curso é direcionado também para aqueles que queiram aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos e obter uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Principais aspectos do serviço de acolhimento institucional e familiar

  • Aula 1
  • Plano de acolhimento
  • Acolhimento familiar: uma alternativa ao acolhimento institucional
  • Serviços de acolhimento no Brasil

Módulo II: O que é assistência e como influencia no acolhimento

  • Aula 1
  • Acolhimento familiar: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes
  • Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas
  • Serviços de acolhimento protegem crianças e adolescentes em todo o Brasil

Módulo III: Direito à convivência familiar e comunitária é obrigatória

  • Aula 1
  • A lei garante o direito à convivência familiar e comunitária
  • O direito à convivência familiar e comunitária da criança e do adolescente
  • Do direito à convivência familiar e comunitária

Módulo IV: Como é o processo de transição do acolhimento para adoção?

  • Aula 1
  • Acolhimento institucional e adoção: uma interlocução necessária
  • O processo de desligamento de adolescentes em acolhimento institucional
  • Histórias de abrigo

Módulo V: Etapas e processos para o acolhimento familiar

  • Aula 1
  • Aula 2
  • Parâmetros mínimos do acolhimento familiar
  • Acolhimento familiar: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes
  • Acolhimento de crianças e adolescentes

Módulo VI: O processo de adoção no judiciário

  • Aula 1
  • Lei 13.509 de 2017
  • Comentários à Lei 13.509 de 2017
  • Novas regras para adoção

Módulo VII: Como se candidatar e participar do programa acolhimento familiar

  • Aula 1
  • Família acolhedora: política pública garante família provisória
  • O que são "famílias acolhedoras" para crianças e adolescentes
  • Programa Família Acolhedora

Módulo VIII: Diferença e características do acolhimento familiar e institucional

  • Aula 1
  • O acolhimento institucional de crianças e adolescentes: protege ou viola?
  • Acolhimento institucional e acolhimento familiar
  • O passo a passo da adoção

Módulo IX: Quem pode usufruir e participar do programa de acolhimento familiar

  • Aula 1
  • Programa de acolhimento familiar: as famílias acolhedoras
  • Família acolhedora
  • Projetos buscam agilizar adoção de crianças no Brasil

Módulo X: Base legal: legislações sobre o acolhimento institucional e familiar

  • Aula 1
  • Aula 2
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Avanços do Marco Legal da Primeira Infância
  • Entendendo o Marco Legal da Primeira Infância

Módulo XI: Lei da Adoção e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária

  • Aula 1
  • Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e o reordenamento dos abrigos
  • Caminhos e (des) caminhos do plano nacional de convivência familiar e comunitária
  • A Convivência Familiar e Comunitária

Módulo XII: Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos

  • Aula 1
  • Constituição Federal da República
  • Direitos fundamentais: a proteção integral de crianças e adolescentes no Brasil
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • Artigo 227 da Constituição Brasileira

Conclusão

Bibliografia

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

Cursos Relacionados