Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Conhecer Word: importância para carreira e vida acadêmica

artigo-word-enfoque-02-1

Se tem uma ferramenta que pode ser útil para qualquer pessoa que use o computador no dia a dia é o Word. O mais antigo editor de textos, criado pela Microsoft em 1983, ainda no sistema operacional MS-DOS, é também o mais utilizado até hoje por estudantes, profissionais e todas as pessoas que queiram facilitar a rotina. Ele é a peça-chave para editar e armazenar ideias e documentos de diversos tipos na âmbito digital e, por isso, não pode ficar de fora de seus conhecimentos de informática. A saída mais inteligente hoje em dia é buscar referências em um curso de word online. O que você acha disso?

Saber as principais funções do Word é requisito fundamental em quase todo o setor produtivo. Tanto empresas privadas quanto estatais pedem que os candidatos às vagas tenham noções de informática, sobretudo dos aplicativos elementares do Pacote Office. Pensando na alta demanda do mercado de trabalho por esse programa, o Educamundo elaborou dois cursos online que se adequam a diferentes níveis de instrução: o Curso Online Word Básico‍ e o Curso Online Word Avançado‍.

Ambos têm potencial para completar sua formação na área, pois são formulados por uma equipe pedagógica exclusiva do portal, especializada em produzir conteúdos envolventes e diferentes de outros cursos a distância que existem por aí. Então, se você quer dar um passo à frente em sua carreira, vida acadêmica ou pessoal, considere aprender em um curso de word de qualidade como estes que citamos.

Preparamos este artigo para que você conheça como é o curso online, de fato. Além disso, você verá como o mercado de trabalho é mais receptivo para quem tem cursos online com certificado sobre Word no currículo. Acompanhe e anote as dicas.

Word: vantagens de um curso online para o mercado de trabalho

O processo de informatização no mundo começou há mais de 30 anos e hoje a presença dos computadores é unânime em todos os segmentos. Principalmente por isso que as empresas valorizam pessoas que saibam como operá-los com segurança, sem que precisem ser treinadas para aprender conceitos e técnicas básicas. Muitas, ao contratar um novo funcionário, já pressupõem que ele tenha noção de como navegar na internet ou digitar um texto.

Desta forma, dá para entender o quão importante é se atualizar quanto aos procedimentos básicos da informática e da web. Quem tem controle sobre as diversas ferramentas do word com certeza tem maiores chances de se dar bem em entrevistas de emprego ou até mesmo em concursos públicos.

Aliás, esse é um assunto preponderante quando se fala das vantagens de um curso de word online. Muitas provas de certames contam com questões relacionadas a digitação e programas de computador, sobretudo os principais do Pacote Office (Word, Excel, Power Point e Outlook). Geralmente, essa avaliação é feita para candidatos de todos os níveis de escolaridade, para você ter ideia de como é necessário obter conhecimentos específicos e técnicos na área.

Os órgãos públicos, bem como quaisquer empresas, querem funcionários prontos para a função designada, sem precisar demandar tempo de treinamento. E não são poucas as áreas que dão valor a este tipo de conhecimento, não. Na verdade, até mesmo para os ofícios estritamente operacionais, que não necessariamente mexem com informática em sua rotina, as corporações têm dado preferência a quem se engaja nesse quesito. Afinal, mesmo que a informática não seja necessária hoje, ela poderá ser futuramente, não é mesmo?

Por exemplo: um metalúrgico é contratado por uma fábrica de carros para um serviço que demanda conhecimentos específicos somente de montagem e condições físicas e cognitivas para um trabalho eficiente. Depois de um tempo, surge uma chance para progredir na carreira dentro da própria empresa. Porém, o cargo em questão pede que o funcionário também saiba operar um computador, ou seja, só quem possui essa competência poderá se candidatar. Viu só como um curso online pode fazer a diferença?

E você, perderia a oportunidade de melhorar de vida? Por essas e outras que as noções em informática e seus programas diversos, como o Word, são indispensáveis para qualquer trabalhador. Com a ajuda de nosso Curso Online Word você obtém todos os saberes necessários para dar um up no currículo e potencializar seus resultados na empresa. Pense nisso.

Funções do Word para o dia a dia profissional

O Word é daqueles programas que possuem “mil e uma” utilidades. E quando se trata do âmbito profissional, são incontáveis as ferramentas do Word que podem ajudar a otimizar a rotina e deixar o trabalho muito mais organizado e seguro. É essencial que a empresa tenha uma versão do Pacote Office instalado em seus computadores, e a mesma coisa vale no caso de trabalhadores autônomos ou freelancers que desempenham suas funções remotamente.

Para lhe mostrar o quanto o famoso editor de textos pode facilitar sua vida profissional, desde a procura pelo emprego ideal até as atividades mais complexas do dia a dia, selecionamos as principais funções do Word voltadas para esse setor. Veja abaixo e não deixe de aprender amplamente cada uma dessas funcionalidades em cursos online:

  • Currículo profissional: o primeiro passo antes de começar a trabalhar, de fato, é elaborar um bom currículo. A ferramenta mais indicada para isso é o Word, unânime para qualquer estagiário ou profissional. Nele, você pode formatar o documento da forma que desejar e ainda recebe sugestões de estilos, que já vêm prontos para você preencher suas informações. Muitas vezes, um currículo bem apresentável é o cartão de visitas para processos seletivos, portanto, valorize esta etapa.
  • Contratos e recibos: vira e mexe as empresas precisam elaborar contratos ou emitir recibos e um curso de Word pode ensinar como fazer isso com maestria. Consultores de RH, de Departamento Pessoal, administradores e profissionais de áreas correlatas devem saber como redigir esses tipos de documentos, inclusive qual é a formatação correta nesses casos.
  • Documentos oficiais: além dos contratos, há ainda outros documentos oficiais que podem ser elaborados por meio do Word. Requerimentos, propostas, escrituras e cartas são alguns dos exemplos de arquivos que precisam de um bom editor de texto para assegurar a redação de informações importantes. Com a ajuda de inúmeros cursos online com certificado, você fica por dentro das regras textuais para cada um desses documentos, como é o caso do Curso Online Redação Oficial‍.
  • Relatórios: é muito comum que a empresa peça relatórios a seus funcionários ou que estes façam parte de um acordo com os clientes. Se esse for seu caso, para redigí-los com eficiência e ainda somar inúmeros outros recursos como tabelas, imagens e gráficos, você pode contar com o Word.
  • Tabelas: se você estava pensando que somente o Excel pode formular tabelas, se enganou. O Word também oferece essa ferramenta, mas para entendê-la melhor recomendamos o aprendizado em cursos a distância como o que temos aqui no portal. A formatação de tabelas não é algo tão simples, mas pode ser essencial para diferentes apresentações no trabalho.
  • Envelopes e etiquetas: estes são dois materiais de escritório que não podem faltar em nenhuma empresa, independente de seu segmento. Com um curso de Word completo, você aprende a dominar a ferramenta que cria envelopes personalizados, além da diagramação para etiquetas de diferentes formatos.

Estas são algumas das utilidades do Word para o dia a dia laboral, mas com certeza, conforme for ganhando experiência no mercado de trabalho, você perceberá que há muito mais funções do que possa imaginar.

Para se tornar um profissional mais completo e chamar a atenção dos recrutadores, não pense duas vezes antes de ingressar em nosso Curso Online Word. Além dele, há muitas opções de cursos que podem complementar a formação nesse sentido, como o Curso Online Controle de Arquivos e Documentos‍, perfeito para aprender conceitos incríveis de organização.

curso de word online

Word na vida acadêmica

Conhecer as principais funções do Word pode ajudar não só a vida profissional, mas também a acadêmica. Na graduação e nos cursos técnicos, a redação de trabalhos através do Word é quase que obrigatória. Nessa fase da educação que nos deparamos com inúmeras regras, tanto de texto e linguagem quanto de formatação. Por conta disso, é essencial se preparar o quanto antes para chegar à faculdade com total domínio das ferramentas do word. Certamente você utilizará inúmeros recursos e um curso de Word bem elaborado vai ajudar bastante.

Normas da ABNT

Se você já passou pela graduação ou se atualmente está em um curso superior, deve conhecer o peso que tem a expressão “Normas da ABNT” – elas são consideradas as “pedras no sapato” dos universitários, principalmente para quem está na fase final do curso. Todavia, é importante esclarecer que elas representam a forma mais tradicional de reconhecimento de trabalhos acadêmicos e por isso não serão esquecidas tão cedo pelas instituições. Nesse mote, o que resta a fazer é estudar como adequar os trabalhos a elas.

Para quem não sabe, ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade que estabelece parâmetros para inúmeros setores, entre eles o de trabalhos acadêmicos. Foram criadas regras para padronizar todos os documentos produzidos nessa etapa, a fim de auxiliar a compreensão e até mesmo na organização de cada aluno e professor. No entanto, por serem em grande volume e exigirem atenção a detalhes, as normas acabam sendo motivo de irritação para muitos estudantes.

Um bom curso de word online pode transformar esse problema em solução, já que o software oferece todos os recursos solicitados pelas Normas ABNT. Ao aprender a trabalhar com o Word no nível intermediário ou avançado, você conseguirá formatar seus trabalhos com destreza total, auxiliar seus colegas ou ainda ganhar um dinheiro extra oferecendo suas habilidades para quem precise deste serviço.

Para que você entenda um pouco mais sobre tema, elencaremos as principais funções do word para aplicar as normas ABNT, veja só:

  1. Margens e espaçamento: essa é uma das regras ABNT mais elementares e que podem ser feitas facilmente através do Word. Há números exatos para as margens superiores e inferiores, tanto da esquerda quanto da direita. Já os espaçamentos são válidos para os textos. Só é preciso tomar cuidado com a diferença de espaçamento entre linhas e das citações.
  2. Citação: nem todo trabalho acadêmico conta com citações, mas elas sempre estarão presentes no famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Por isso, esse tópico merece muita atenção, afinal, essa formatação indicará as referências que você usará de outros autores, indispensáveis para a credibilidade do projeto.
  3. Nota de rodapé: outro item importante que pode ser aprendido em um curso online sobre Word é como incluir notas de rodapé. Monografias e demais teses precisam desse elemento para referenciar a fonte que está sendo utilizada ou até mesmo explicar algum termo histórico ou estrangeiro citado no texto.
  4. Sumário: tal qual os livros, é essencial que o TCC contenha um sumário, afinal, são muitas e muitas páginas de conteúdo e algo precisa ser feito para situar o leitor. No curso de Word você descobre como fazer facilmente o padrão para sumários, que poderão ser modificados automaticamente conforme qualquer alteração sua no trabalho.

Que tal começar a agir agora e mostrar que você é um estudante diferenciado? Cursos online com certificado do Educamundo exibem o que há de mais moderno quanto à formação complementar, pois ensinam com qualidade em um ambiente virtual exclusivo para cada aluno.

Se você está na faculdade e quer se preparar para a época do TCC, não perca tempo, há cursos que podem auxiliar nessa fase importante também, como o Curso Online Como Realizar um TCC‍ e o Curso Online Metodologia do Trabalho Científico. Ambos mostram soluções inovadoras para você aplicar em monografias, teses e projetos de pesquisa diversos.

Valorize seu currículo com um ótimo curso de Word

Neste artigo você pode perceber que os conhecimentos adquiridos em um curso online sobre Word são essenciais para os dias atuais. O mercado está cada vez mais acirrado e procura candidatos dispostos a se atualizar sempre, seja em workshops, livros ou cursos a distância livres. Além disso, vimos também que a ferramenta mais requisitada para edição de texto oferece uma gama de recursos voltados para o âmbito acadêmico, ajudando a aumentar a produtividade nos estudos.

Se você quer fazer a diferença, venha conhecer de perto toda a praticidade e eficiência dos cursos online de nosso portal. Aqui, vale saber, o processo de certificação é opcional, ou seja, você pode escolher ou não obtê-la ao final de seu aprendizado, definindo a carga horária mais adequada entre 5h e 420 horas. Fique tranquilo que no Educamundo os alunos têm total autonomia para aprender, sem a obrigação de receber certificados sem necessidade.

Inscreva-se agora e garanta acesso ao Curso Online Word Básico ou Avançado e a todos os demais cursos do Pacote Master que desejar fazer. O investimento único é de R$ 79,90 e é válido por 12 meses. O que está esperando para começar a estudar?

Conte para a gente suas impressões sobre nossa abordagem e se há dúvidas acerca de alguma questão. Se sim, deixe logo abaixo, que responderemos em breve. Até uma próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.