Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

A volta às aulas em 2021: como está acontecendo?

volta-aulas-2

A volta às aulas traz novos desafios aos professores. Muitas escolas estão retornando neste mês de fevereiro em todo o país. Outras, já iniciaram remotamente as aulas ainda no ano passado, como é o caso do estado de Goiás. . 

Por causa da pandemia de Covid, o calendário das escolas públicas no Brasil sofreu atrasos e mudanças. Entre os pais, a volta dos filhos de forma presencial não é consenso. Enquanto alguns acreditam que é preciso a retomada presencialmente, outros não sentem seguros para mandar os filhos para a escola. Inclusive, uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann aponta que Uma pesquisa aponta que 49% dos pais e responsáveis dizem não confiar se a escola pública irá adotar as medidas necessárias para evitar a transmissão de coronavírus.

A pesquisa também aponta que:

  • 31% dos pais temem que o aluno desista da escola se não conseguir acompanhar aulas em casa;

  • 89% defendem que vale a pena manter as atividades em casa junto com as aulas nas escolas;

  • 87% das famílias têm medo de que os alunos contraiam Covid-19 com o retorno das aulas.

Saiba a seguir como está a situação da volta às aulas no estados brasileiros.

Volta às aulas: como está a situação no país

Muitas escolas particulares retomaram as aulas no início de fevereiro, atentas aos procedimentos de segurança e normas de distanciamento. A maioria dos estados já voltou às aulas em regime de ensino híbrido, com parte das aulas presenciais e parte online, além de revezamento de dias ou semanas. Essa situação se tornou complicada para a rotina dos profissionais que são pais ou mães e também para os empregadores, pois muitos não têm com quem deixar os filhos para ir trabalhar.

Em outos estados, as aulas estão programadas para reiniciar em março, como no RS. No entanto, ainda não se sabe a modalidade, principalemente porque o estado voltou a ter muitos casos de Covid-19, com regiões voltando a ser sinalizadas no mapa como bandeira preta.

Em São Paulo, que teve retorno presencial, tiveram que paralisar as aulas temporariamente por causa de casos confirmados de coronavírus desde a retomada das atividades presenciais.

Em SC, a volta às aulas pôde ser em três formatos diferentes: com atividades 100% pela internet, como em 2020, 100% presencial no modelo tradicional ou um formato híbrido, com revezamento entre momentos na escola e outros em casa, com atividades online. A escolha ficou a cargo de cada município.

Ainda é cedo para afirmar qual método vai funcionar, inclusive, porque prefeitos e governadores determinam orientações de acordo com a situação de cada região em relaão aos casos de contaminação pelo coronavírus. 

Ensino híbrido e aulas online: se prepare!

Para se preparar para esse cenário de mudanças na educação, você pode contar com nossos cursos online. Temos opções como:

Aqui no portal você tem acesso ao Plano Master por penas R$ 69,90, pago em taxa única, e com acesso a todos os nossos cursos  online durante um ano inteiro + 10 certificações digitais gratuitas com a carga horária de 5h.  

Considerando todas as áreas, são mais de 1.200 cursos online com certificado opcional.

Você não vai querer perder essa oportunidade, vai? Matricule-se agora mesmo em nosso portal! 

 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.