Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Saiba o que é unha encravada e mais 3 patologias comuns na Podologia

Podologia-Educamundo2-2-1

A unha encravada é um dos problemas que mais leva pessoas aos consultórios de Podologia. Essa patologia atinge homens e mulheres de todas as idades, inclusive recém-nascidos. Contudo, o tratamento com podólogos também é procurado por pacientes que apresentam outros problemas nos pés. Quer saber quais são eles? Contamos no post abaixo.

Saiba o que é unha encravada e mais 3 patologias comuns na Podologia

De acordo com a revista Saúde e Bem-estar, doenças nas unhas também podem indicar problemas sistêmicos, como a Neoplasia e elas representam 10% dos diagnósticos, aproximadamente. É importante ficar atento também com a saúde dos pés.

Onicomicoses: a micose de unha

A micose de unha ou Onicomicose é uma infecção provocada por diversos fungos e que afetam a queratina. Apesar de os resultados terem serem estéticos do que clínicos é preciso tratar logo no início do problema para evitar a perda da unha e a contaminação em escala maior.

As unhas geralmente ficam mais espessas, com a cor amarelada, odor um pouco desagradável e com aparência totalmente comprometida. Raramente o Podologo solicitará exames, mas precisa saber reconhecer bem a origem do problema para orientar o paciente com os cuidados.

##lista_curso##

Fissura calcânea: os pés rachados podem ser doença

Os pés rachados podem surgir devido à falta de hidratação nos pés, atrito dos sapatos, ações climáticas (frio ou calor), etc. Contudo, esse problema também pode indicar doenças como diabetes e problemas renais.

O tratamento da fissura calcânea consiste no uso de lixas próprias para retirar o excesso de pele seca e aplicação de cremes. O podólogo deve orientar o paciente quanto ao retorno para novas limpezas, assim como buscar um profissional especializado, caso suspeite de doenças.

Calos nos pés: o incômodo da pele ressecada

Os calos nos pés, assim como a unha encravada, são bastante comuns entre pacientes da Podologia. Eles se formam pelo uso salto alto ou sapatos que causam muito atrito, andar descalço em chão muito quente, não hidratar os pés, etc.

É importante entender que há uma pequena diferença entre calos e as calosidades, que dão origem aos pés rachados. Os calos são mais duros e bastante sensíveis ao toque. Eles também podem formar bolhas de água, que quando não são tratadas podem infeccionar.

O tratamento para calos consiste na raspagem e retirada da pele seca, além do uso de fármacos que promovem a hidratação dos pés.

##lista_vantagens##

Onicocriptose: unha encravada é a patologia mais famosa da Podologia

Falamos da unha encravada no início do post e não podemos deixá-la de fora desta lista.

O que é unha encravada?

Também chamada de Onicocriptose, a unha encravada é a inflamação no dedo do pé, decorrente do crescimento descontínuo da borda lateral das unhas.

O problema causa bastante dor, inchaço no dedo do pé e odores bem desagradáveis. Quando o paciente procura um Podologo ainda no estágio inicial do problema, geralmente é feita a higienização e retirada do canto da unha que provocou o inchaço. Já em estágios mais avançados, pode ser necessária a retirada da unha por completo e um acompanhamento com Podologo até que ela cresça novamente.

A unha encravada e os outros problemas são também abordados em um curso online de Podologia. Você já conhecia essas patologias? Comente!

O Educamundo é um portal de cursos online, onde você tem acesso a mais de 1.200 opções de aprendizado, por apenas {preco_matricula} por ano!

Faça sua inscrição no portal e comece seus cursos online com certificado hoje mesmo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.