Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos online de turismo: veja agora todos aqueles mais procurados

200_turismo-02-1

O turismo é toda atividade do viajante quando fora do seu entorno habitual em um período inferior a 1 ano, independente dos fins, desde que não seja tenha intuito remuneratório.

Sabemos que turismo é um dos pontos que mais interessam a economia de um lugar. Quando fazemos uma viagem queremos a experiência que aquele destino, e somente ele, pode nos passar e isso está intimamente ligado com os lugares aos quais vamos ao mesmo tempo que se interconecta com as pessoas que conhecemos durante esse período. Iremos nos esbarrar com indivíduos que compõe a demografia daquele lugar e também com quem está trabalhando no ramo da hotelaria e turismo. Para essas pessoas existe uma dica infalível: coloque como uma de suas prioridades os cursos online. Seja você formado na área ou então um interessado que percebe uma grande chance de adentrar nesse mercado (dependendo de sua localidade, o turismo é forte e há grandes oportunidades para ser um guia turístico), os cursos EAD podem te ajudar de várias maneiras.

Foi pensando nisso que decidimos escrever esse artigo para você e separamos todos os cursos à distância mais buscados nessa área. Os ensinamentos que um curso de hotelaria estaria apto a repassar já está integrado ao conteúdo sobre turismo que nossa listagem compele. Leia nossa lista especial e descubra qual curso online de turismo mais te chama atenção. Mas já avisamos: mantenha a cabeça aberta porque muitos deles – senão todos eles – irão te conquistar.

Tipos de turismo:

  • O que é turismo sustentável? O turismo sustentável é viajar consciente e evitar práticas que prejudicam ou destroem a fauna e a flora, por exemplo, realizar os passeios de bicicleta ou a pé ao invés de veículos poluentes, não jogar lixo nas praias ou pescar com redes em alto mar.
  • O que é turismo rural? O turismo rural, também conhecido como agroturismo, é a modalidade em que o viajante desfruta do contato com a natureza na área rural, longe de grandes centros, é o caso de viagens para fazendas, vinhedos e clubes campestres.

Curso online Projetos Turísticos na Gestão Pública

O primeiro dos sete cursos online com certificado mais buscados na área de turismo é o curso online Projetos Turísticos na Gestão Pública. Ao pensarmos um pouco sobre projetos turísticos somos levados a ponderar todas as dificuldades que envolvem isso e o quanto precisamos nos mobilizar para poder resolver todos os pontos que carecem de atenção. Quando nos relacionamos, então, com a gestão pública, o desafio pode até ser maior. Precisa-se ter uma noção mais geral de onde iremos agir, como o montante necessário para fazer o projeto sair do papel. É necessário nos atentar a como a captação de recursos irá ser feita, trabalhar na concepção do projeto e já pensar em como garantir que o monitoramento e o gerenciamento sejam bem acompanhados. Esse curso online traz diversos pontos interessantes na área do turismo, como o segmento dos cruzeiros marítimos no estado da Bahia e como fazer um desenvolvimento sustentável paralelo ao turismo rural. Claro, o conteúdo não se baseia somente em especificidades e por isso também é estudada a Lei Geral do Turismo e como esse fenômeno se comporta na era do conhecimento. Com o advento da internet e sua crescente relação social e mesmo antropológica, pode existir uma quebra de expectativas entre a viagem que se faz por meio de imagens e vídeos em um computador e realmente sair de um lugar para conhecer algum destino com os próprios olhos. É importante pensarmos nessa problemática já que isso influencia diretamente no tipo de experiência que os turistas desejam encontrar quando se deslocam.

-

Curso online Organização e Planejamento para o Turismo Receptivo

Um turista quer se sentir bem no lugar em que ele escolheu visitar. Imagine o cenário: alguém sempre sonhou em ir para aquela praia linda do nordeste brasileiro, namora a ideia há meses ou até mesmo por anos, começa a fazer suas economias para poder desfrutar da viagem com tudo o que tem direito, programa as férias no trabalho e finalmente desembarca na terra que sempre quis conhecer. É melhor que em sua recepção alguém tenha feito o curso online Organização e Planejamento para o Turismo Receptivo, porque ser bem recebido por pessoas competentes nessa missão faz toda a diferença para a experiência da viagem. Um guia turístico já está apto a mostrar os pontos mais lindos e interessantes que alguém quer ou mesmo deve conhecer de um local, mas esse curso online de turismo pensa nas regiões que precisam se organizar de uma maneira mais objetiva e coordenada para fazer com que a recepção turística seja um ponto positivo destacado no roteiro da viagem. Os cursos online com certificado que se preocupam em ajudar na identificação dos recursos de cada local fazem você brilhar enquanto profissional da área, principalmente se trabalhar em uma agência de turismo. Um ponto a ser destacado é a preocupação com o desenvolvimento sustentável daquela localidade turística. A consciência ambiental deve sempre estar em pauta nessas questões, caso contrário a contribuição geral sofre quando decisões que vão contra o meio ambiente são endossadas por aqueles profissionais que deveriam justamente buscar o contrário.

Guia de profissão e estudo:

  • O que faz um profissional de turismo? As atividades desempenhadas pelo profissional de turismo são amplas e abrangem desde a elaboração de um roteiro de viagem até a promoção de um pacote turístico ou de desconto de hotéis. Pode atuar como guia, operador de viagens, na hotelaria, em planejamento, entre outras áreas.
  • O que faz um guia de turismo? O guia de turismo é um profissional habilitado e especializado, com grande conhecimento histórico, principalmente local, capaz de orientar e guiar com maestria os visitantes pelos diversos pontos turísticos, restaurantes, casas noturnas, eventos e passeios.
  • Quanto ganha um guia de turismo bilíngue? A média de salário de um guia turístico bilíngüe varia entre R$ 2.500,00 e R$ 3.500,00, dependendo da empresa contratante. Há adicionais que podem integrar o salário, por exemplo, se o guia efetuou a venda de pacotes, normalmente recebe uma comissão.
  • Para que serve o curso de turismo? O curso de turismo serve para capacitar o profissional na área. Os cursos ensinam aspectos importantes para o dia a dia da profissão, como tratar os turistas e também aumentam significativamente às oportunidades de conseguir uma vaga de emprego, seja em uma agência de viagem ou como gerente em hotel.
  • Quanto tempo dura o curso de hotelaria? O bacharelado em hotelaria e turismo dura em média de 4 a 6 anos, enquanto o técnico é de 2 anos. Cursos de atualização ou aprofundamento podem variar, podendo ser encontrar desde 12 horas até {carga horaria maxima} horas.

##lista_curso##

Curso online Gestão de Hotéis e Pousadas

Se estava ansioso por um curso de hotelaria dentro da questão turística, não precisa mais ficar. O terceiro da nossa lista de cursos online é o curso online Gestão de Hotéis e Pousadas. Em diversos momentos é bem complicado, para não dizer quase inimaginável, pensar hotelaria e turismo separados, isso porque por várias vezes uma noção complementa a outra. Receber bem os turistas, além do momento de receptividade geral que deve ser sempre levado em consideração, é uma tarefa que exige compromisso de todas as pessoas envolvidas. A partir do momento que começamos a pensar na estadia daquela pessoa que está viajando, precisamos nos atentar a diversos pontos: como montar um hotel ou pousada que tenha tudo o que o turista irá precisar? Preciso criar um manual de hospitalidade para que os funcionários do hotel se baseiem a fim de dar um tratamento igual, mas ainda assim individual para cada hóspede? Fora isso, alguns medos como a dificuldade de gerir estrategicamente as informações da pousada ou hotel e ainda se preocupar veementemente com a gestão ambiental também fazem parte do pacote de quem deseja receber turistas. É por causa disso que não devemos nos desfazer de teorias metodológicas, já que são elas que guiarão o caminho para que a prática não seja perdida. Faça esse curso de hotelaria e leve a sério as dicas que são dadas. Coloque-as em prática e saiba como criar seu hotel ou sua pousada de forma consciente e sem quaisquer problemas.

Curso online Instrutor de Ecoturismo

A quarta posição da nossa lista de cursos EAD é um dos queridinhos por muitas pessoas do ramo: o curso online Instrutor de Ecoturismo. Essa área tem crescido com o passar do tempo e isso significa que profissionais qualificados são mais do que necessários. Pessoas que se interessam pelo tema, mas não o tratam com a devida seriedade, podem acabar fazendo um turismo ecológico prejudicial ao meio ambiente, o que é totalmente o oposto do que esse curso online de turismo deseja ensinar. Antes de tudo, é necessário que o profissional tenha uma Educação Ambiental bem embasada, porque somente assim ela entenderá a importância do respeito com o meio ambiente que receberá turistas de várias partes. O Brasil, enquanto país com muitas riquezas naturais, se destaca como um dos cenários mundiais que são destinos procurados para serem apreciados por causa de suas belezas. Como já falamos anteriormente, quando pensamos em hotelaria e turismo devemos sempre nos lembrar de desenvolvimento sustentável. Isso fica ainda mais indispensável quando estamos falando especificamente de Ecoturismo. A elaboração de roteiros deve conversar sempre diretamente com o respeito ao meio ambiente e também para com as comunidades que estão envolvidas naquele espaço. Para todos aqueles que se interessam por essa área, é recomendado também que procurem cursos à distância sobre o MeioAmbiente para que o entendimento sobre essas questões possa ser construído de uma maneira ainda mais completa. Aliando os conteúdos programáticos que você verá, sua qualificação se destacará largamente daquelas pessoas que não dedicaram tanto tempo estudando sobre isso.

Curso online Guia de Turismo Regional I

O curso online Guia de Turismo Regional I é aquele feito pela pessoa que deseja ser um guia turístico ou tem interesse na área. A antepenúltima posição dessa nossa lista de cursos à distância é um dos mais procurados já que o papel que esse profissional desenvolve na relação com o turista é um dos mais lembrados. Dito isso, esteja ciente que você deve se empenhar bastante para que seu papel seja recordado de uma forma positiva e que tudo o que propuser fazer, faça de uma maneira correta, que busque despertar o interesse de quem te acompanhar naquela jornada. Este curso explora diversas partes essenciais do trabalho de um guia turístico: há ensinamentos sobre comunicação oral para que a fala com o público seja boa e não deixe os turistas com dúvidas; criação de atividades que envolvam tanto o lazer quanto a cultura; e toca em outros pontos básicos que vão desde os conceitos base da profissão e senso de liderança até mesmo o mercado do turismo e uma introdução à hotelaria do nosso país. O guia também tem o papel de ser uma ponte que interliga os turistas com a comunidade que os recebe durante a viagem. Muitas vezes pode existir um choque cultural entre as pessoas que estão de viagem e aquelas que residem no espaço sendo visitado, por isso o profissional precisa ter a sensibilidade e inteligência de entender todos os lados e propor maneiras de instaurar o bem-estar entre os envolvidos nessa equação. O respeito das diferenças culturais vem juntamente com a valorização delas e o guia turístico, além de fazer seu papel primordial de apresentar a localidade para quem quer tanto conhecê-la, age como ponto de equilíbrio nessa questão.

##lista_vantagens##

Curso online Turismo Infantil

Para as crianças tudo fica muito mais fácil e gostoso de aprender quando elas estão brincando. A Educação Infantil é cheia de atividades lúdicas, como vemos em diversos cursos online com certificado, e, por isso, mesmo esse aspecto não pode ficar de fora do curso online Turismo Infantil. O penúltimo lugar da nossa lista de cursos online fala sobre essa área que tem um espaço especial dentro do turismo. Muitas vezes os pais não se sentem confortáveis em levar seus filhos no mesmo roteiro que eles querem ir porque acreditam que os pequenos podem não se interessar. É justamente nesse ponto que o Turismo Infantil entra para fazer toda a diferença. Essa área se mostra promissora por causa do desenvolvimento de roteiros turísticos para as crianças, pensando em locais e curiosidades que podem atiçar a mente dos mais novos. Dessa forma eles se divertem e os pais também, já que têm uma experiência compartilhada com os filhos. Além disso, o curso trabalha maneiras de adequar alguns produtos e serviços do turismo para as crianças, permitindo assim que mais pessoas possam usufruir deles. O profissional que se interessa por essa área também estuda sobre a importância que o brincar tem para as crianças e são levados a pensar no turismo para diversas faixas etárias. Dessa forma, conseguem expandir sua percepção para incluir cada vez mais indivíduos nas belezas de descobrir um lugar totalmente novo.

Curso online Guia de Turismo Regional II

E o último curso profissional da nossa lista de cursos EAD sobre turismo vem para complementar o entendimento sobre o que é ser um guia turístico: é o curso online Guia de Turismo Regional II. O conteúdo programático apresentado aqui é mais avançado que no curso anterior e insere técnicas e dicas que não são ensinadas nele. O objetivo do material disponibilizado é aprofundar mais no conhecimento das pessoas que já fizeram o primeiro curso ou então daqueles indivíduos que exercem a profissão e querem aprender mais, mas não sentem necessidade de ver os aprendizados básicos novamente. São tocados em assuntos como informação geográficas e culturais, bem como históricas. O planejamento de atividades é feito de uma forma mais profunda e discute o que é geografia turística a fim de fazer com que a experiência das pessoas em viagem seja única e memorável. É por isso que o estudo sobre a cultura popular e a identidade do local também são destaques, já que estar em um passeio turístico é muito mais do que ver algo para tirar fotos e guardar memórias. É um momento também para se fazer lembranças e isso só é possível quando o turista consegue sentir algum tipo de conexão com o lugar, seja levando dentro de si parte da cultura, das relações que desenvolveu com a comunidade local ou entendendo os diferentes tipos de identidade que diversos locais podem conter – o que só fica mais poderoso quando alguém viaja para outras partes do próprio país, com a descoberta de outras realidades, fazendo com que a viagem fique dentro de nós para sempre.

Você vai gostar de saber:

  • Porque o turismo é importante para o país? O turismo é parte significativa na receita financeira em um país, no Brasil, por exemplo, em 2017 foram mais de 6 bilhões de dólares, além disso, fomenta a economia e traz capital estrangeiro, o que aumenta o poder econômico e diminui impactos de uma crise.

Gostou da nossa listagem dos cursos à distância mais procurados na área do turismo? Se você ficou com vontade de fazer um ou todos eles, saiba que é possível e muito prático. Investindo apenas {preco_matricula} no Educamundo você faz a sua inscrição que dura por um ano! Durante esse tempo pode fazer quantos cursos online com certificado quiser e se capacitar em muitas áreas. Matricule-se agora mesmo. Ficou ainda mais interessado pelo turismo? Deixe um comentário nesse artigo nos contando quais são suas expectativas com a área. Fale o que você pensa e vamos conversar.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.