Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Tudo sobre ISO 9001: saiba como implementá-la em 5 passos básicos

Sistema-de-gestao-da-qualidade2-2-1

Obter a máxima qualidade nos processos gerenciais, produtivos e operacionais é premissa básica para empresas que buscam elevar o nível de qualidade e expandir-se no mercado. Para garantir a qualidade total, existem alguns pré-requisitos e normas que devem ser aplicadas ao processo.

Tudo sobre a ISO 9001: conceitos, definições e objetivos

Você sabe o que é a ISO 9001? É uma destas normativas. Se você se interessa pelo tema, acompanhe nosso conteúdo de hoje e saiba mais sobre seus conceitos, definições, objetivos e processos de implementação.

1. Conceito da ISO 9001

Entende-se como conceito da ISO 9001 a padronização de determinados produtos ou serviços. Pertencendo ao grupo de normas ISO 9000, a ISO 9001 prevê a otimização do processo gerencial da empresa, podendo incluir a aplicação de outras normas como, por exemplo, relacionadas à saúde ocupacional, ao meio ambiente e à segurança.

##lista_curso##

2. Na prática, o que é a ISO 9001?

A ISO 9001 reúne uma série de protocolos que visam melhorar o serviço ou produto final, garantindo altos padrões de qualidade – que podem ser utilizados em diversos cenários. A obtenção do selo de certificação resulta na boa imagem da empresa, tanto por parte dos colaboradores que nela atuam quanto, principalmente, pelo consumidor final. Resultado? Expansão de mercado, elevação das vendas e maior faturamento.

3. Como obter a ISO 9001

Apesar de ser possível implementar a ISO 9001 internamente, em geral as empresas, principalmente as de grande porte, buscam assessorias e consultorias especializadas na implementação. Se você procura entender como obter a ISO 9001, acompanhe o passo a passo do processo:

  • avaliação e definição do método de implementação mais alinhado à realidade da empresa: há quem prefira realizar a implementação da ISO 9001 internamente. No entanto, existem consultorias e assessorias especializadas no processo, que sabem exatamente como atender aos requisitos exigidos. Gestores que não dominam processos e sistemas de gestão podem encontrar certa dificuldade na implementação da norma, tornando o processo mais custoso e demorado.

  • análise de ações focadas em diagnóstico e planejamento: nessa fase, é necessário visualizar todos os processos da empresa, com amplitude e precisão. É preciso compreender como a empresa realmente funciona, quais as melhorias a serem realizadas, as ações a serem tomadas e os prazos para conclusão de cada etapa.

  • implementação da norma: aqui é onde o processo de melhoria realmente será efetivado. As normas da ISO 9001 devem ser aplicadas e, em contrapartida, todos os colaboradores devem ser treinados para a nova realidade de gestão. O intuito, na verdade, é prepará-los para atingir — e manter — a excelência em cada fase do processo. Nesse cenário, cursos online são boas alternativas de capacitação.

  • realização de auditorias internas que garantam o melhor desempenho junto a ISO 9001: não pertencendo ao processo oficial, mas de extrema importância para a conformidade das ações, a auditoria interna permite pontuar erros ao longo do processo de implementação da ISO 9001, corrigindo-os com mais assertividade.

##lista_vantagens##

4. Por que compreender a definição da ISO 9001?

Entender a definição da ISO 9001 permite que os auditores de qualidade sigam os processos de certificação de forma correta e satisfatória, oferecendo às empresas processos 100% qualitativos e eficazes. Por parte das empresas, o entendimento acerca da norma revela uma preocupação com o produto ou serviço que é oferecido ao consumidor final.

5. Para refletir e fixar: resumo da ISO 9001

Elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance(ISO/TC 176), a ISO 9001 certifica os sistemas de gestão da qualidade, apontando as regras, protocolos e pré-requisitos que deverão ser implementados pelas empresas que desejam obter o selo. Seu cronograma de obtenção inclui a escolha do método de implementação, avaliação diagnóstica, processo de implementação e auditoria interna.

Agora que você iniciou a reflexão sobre o tema, que tal aprofundar seus conhecimentos e descobrir tudo sobre a ISO 9001? Aqui no Educamundo, disponibilizamos o Curso Online Sistema de Gestão da Qualidade, perfeito para quem deseja qualificação nesta temática.

Nosso portal oferece mais de 1.200 cursos online com certificado opcional, que são ideais para você que deseja alavancar a carreira. O investimento? Apenas {preco_matricula}, sem cobrança de mensalidades! Inscreva-se hoje mesmo no portal e torne-se um expert em ISO 9001!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.