Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Os melhores cursos online em trânsito para você se capacitar

214_transito-02-1

Trânsito é a circulação nas ruas e estradas, envolvendo veículos motorizados e não-motorizados, pedestres e animais de tração. A movimentação, estacionamento, limite de velocidade ou parada passageira são regidos pelas leis de trânsito e regras e normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Conhecer bem a legislação de trânsito é algo essencial para qualquer pessoa, seja ela motorista ou pedestre. Nela, descobrimos o que é legal ou não acerca do tráfego por vias terrestres em todo o território nacional. E estar por dentro de todas as regras é imprescindível para garantir um trânsito mais seguro. Quem deseja adquirir um conhecimento mais aprofundado pode contar com os cursos online na área de trânsito, que oferecem a atualização que qualquer pessoa precisa para exercer sua cidadania.

Existem inúmeros cursos à distância voltados para esse segmento, mas é preciso tomar cuidado ao escolher uma instituição para realizá-los. Isso por que trânsito é um assunto que deve ser tratado com seriedade e o ensino sobre o Código de Trânsito Brasileiro deve ser muito preciso e sempre atualizado. Quando falamos em cursos online em trânsito, nosso portal é referência, afinal, traz os saberes necessários a quem precisa de certificação na área.

Para você ter uma ideia, mais de 7,4 mil pessoas já realizaram nossos cursos à distância sobre trânsito. As capacitações são destinadas a quem já trabalha na área ou quer ingressar nela, ou ainda para quem tem interesse em aumentar seus conhecimentos sobre a legislação de trânsito vigente, além de noções de primeiros socorros, direção defensiva e fundamentos sobre engenharia de trânsito. 

Trânsito

Mas, por que devo fazer uma capacitação na área de trânsito?

Bom, motivos não faltam para você ficar atento a tudo o que diz respeito às leis e ao Código de Trânsito Brasileiro. Uma das principais questões que preocupam governos de diversos países do mundo é a mobilidade urbana e os eventos que podem afetá-la. Grandes metrópoles, no entanto, são as que mais sofrem com problemas de má gestão pública acerca do trânsito e transportes, e nós brasileiros, conhecemos essa realidade bem de perto.

As reclamações são das mais diversas, como: trânsito congestionado; grande quantidade de veículos nas ruas; transporte público ineficaz; altas taxas de mortalidade no trânsito; ausência de políticas públicas para diminuir a emissão de poluentes, como, por exemplo, medidas de incentivo para uso de bicicletas, entre outras.

Em São Paulo, por exemplo, cidade que conta com uma frota com mais de 7,5 milhões de veículos, segundo dados do IBGE, a avaliação da população sobre a locomoção, transportes e poluição não é nada boa. Uma pesquisa do IBOPE encomendada pela Rede Nossa São Paulo, em 2015, mostrou a insatisfação dos moradores com todos os setores de mobilidade urbana: em uma escala de 0 a 10, nenhum passou de 5,5. 

Florianópolis, que também vive uma situação caótica se tratando de trânsito, é uma das cidades brasileiras que mais sofrem com a alta incidência de mortes no trânsito e com pessoas que assumem a direção estando embriagadas. Os dados são de um estudo realizado pela Udesc. Outra pesquisa referente à mesma cidade, realizada pelo IPEA e veiculada pelo portal G1, revelou que o cidadão fica 44 minutos no trânsito, em média, no trajeto de casa para o trabalho.

E os problemas não param por aí, pois com o aumento do acesso a bens de consumo, cresce também o número de veículos, entre carros, caminhões e motocicletas nas ruas, sendo dirigidos, muitas vezes, por pessoas sem preparo e claro, que precisam conhecer o Código de Trânsito Brasileiro de modo mais aprofundado. Consequentemente, os problemas se multiplicam pelas ruas de cidades grandes e pequenas do Brasil.  

As mortes no trânsito brasileiro chegam a números tão alarmantes que muitas vezes superam uma guerra civil: os ponteiros estão na casa de 50 mil vítimas ao ano. É isso mesmo, o desconhecimento e o descumprimento das leis traz, hoje em dia, além de transtornos, milhares de mortes, principalmente entre os jovens. Uma pesquisa realizada pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Denatran e o Ministério da Saúde, em 2012, mostrou que veículos sobre duas rodas são verdadeiros vilões para aqueles que estão começando a dirigir. O número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas aumenta ano a ano e mostra que ninguém morre mais no trânsito que os motociclistas e seus caronas.

Como você pode perceber, pedestres, condutores de carros e motociclistas sofrem diariamente as consequências do nosso trânsito desorganizado. Porém, é preciso adquirir responsabilidade ao dirigir um veículo ou ao caminhar pelas ruas. Por essas e outras razões que é muito válido fazer um ou mais cursos online em trânsito. Além do conhecimento adquirido, aquelas pessoas que precisam de certificação, podem realizar aqui no Educamundo, cursos online com certificado.

Os profissionais dos setores de transporte e engenharia de trânsito precisam estar sempre atualizados, isso é fato. Buscar formas de capacitação é essencial para novas e boas ideias sejam colocadas em prática. Nesse sentido, é importante novamente frisar o papel dos cursos EAD. Se esse for o seu caso, além de você estar mais capacitado para sua função, um certificado pode conferir títulos ao seu currículo, aumentando suas chances de progressão na carreira, conseguir um emprego melhor ou até passar em um concurso público. Está esperando o que para experimentar um ou mais cursos à distância do Educamundo? 

Que tal imaginar o futuro do trânsito?

  • Se os futuros governantes pensarem em um replanejamento urbano, com bairros bem estruturados, o resultado será de menos deslocamentos.
  • Diminuição ou eliminação dos riscos de acidente: especialistas afirmam que o fator humano é responsável por uma boa parcela dos acidentes de trânsito (estima-se que 90%). A solução para diminuir os riscos estaria nos veículos autônomos. O Google (Wayno agora) já apresentou protótipos de auto dirigíveis.
  • Transporte coletivo integrado, inteligente e utilizando combustíveis limpos e renováveis. A China já tem um protótipo em testes. Uma empresa italiana (Next) também já tem um projeto de sistema de transporte inteligente bem avançado, no qual células se separam quando os passageiros selecionam seus destinos.
  • Aos dois últimos itens podemos associar as transformações que a indústria 4.0 trará. Sistemas inteligentes ajudarão com a gestão do trânsito em tempo real.

##lista_vantagens## 

Cursos online na área de trânsito para você fazer já! 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a autoridade de trânsito de um município assume o papel de gestor do trânsito desse local e este é, antes de tudo, um gestor público, priorizando o bem da sociedade. É por isso que agentes de trânsito e outros profissionais da área devem estar em dia com as normas e leis, além de estarem preparados para ocasiões diversas, como violência e acidentes. 

Além disso, a população em geral, sendo condutores já atuantes ou que ainda vão se formar, pedestres ou ciclistas, devem conhecer a legislação de trânsito vigente do país onde trafegam e aplicá-la devidamente, sabendo, também, quais são os deveres, direitos e penalidades para cada infração cometida.  

Entre os mais de 1200 cursos online disponibilizados pelo Educamundo, há cinco voltados para a área de trânsito. Vamos listá-los para você descobrir qual pode ser o melhor para sua carreira e demais necessidades que você tenha. Como foi dito antes, ter conhecimento das leis de trânsito é uma missão de todos. 

Veja quais são os cursos e o que cada um aborda: 

Curso Online Primeiros Socorros 

Para além da área do trânsito, o curso de primeiro socorros é indicado à todas as pessoas, não só aquelas que precisam de capacitação. Afinal, ele traz dicas e ensinamentos muito importantes a respeito do primeiro ato de socorro, seja ele no trânsito ou não.

Se tratando de situações no trânsito, o que fazer, por exemplo, quando um motorista sofre um AVC durante a direção? Como imobilizar ou reanimar uma vítima de forma adequada até a chegada dos paramédicos? E quando você presencia a queda de um pedestre ao atravessar a rua, o que fazer para ajudá-lo? Estas e outras dúvidas são respondidas em um curso online básico, mas que é importante a todas as pessoas. Você aprende como realizar um atendimento imediato sempre visando a preservação da vida. Já falamos sobre o assunto em outro artigo, clique aqui e saiba um pouco mais.

Portanto, para quem precisa de certificação e também deseja saber como socorrer alguém, desde quedas simples até queimaduras e enfermidades de emergência mais complicadas, o Curso Online Primeiros Socorros é o ideal.

##lista_curso## 

Curso Online Legislação de Trânsito 

Conhecer a legislação de trânsito é o começo para contribuir com a construção da mobilidade urbana de qualquer cidade. Esse curso online em trânsito expõe temas variados como o Código de Trânsito Brasileiro atual e como é feita a sua aplicação na prática em diversas situações que envolvem o trânsito de veículos, pessoas e animais. 

Entre muitos assuntos, o aluno aprenderá mais sobre as normas e leis de trânsito no que se se trata de circulação e conduta, direitos e deveres de motoristas e pedestres, a documentação exigida por lei para dirigir um veículo no Brasil, os tipos de infrações, multas e penalizações. Além disso, é mostrado como é feito o trabalho dos agentes de fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e de outros profissionais do setor. 

Se você está prestes a tirar a primeira habilitação, vai fazer reciclagem para reaver sua CNH, está estudando para prestar concursos públicos, é agente de trânsito ou ocupa algum cargo na área e quer se atualizar, matricule-se no Curso Online Legislação de Trânsito e se destaque. 

Curso Online Direção Defensiva 

Este curso online está entre os mais importantes a serem realizados no âmbito do trânsito. Ser um motorista responsável e consciente é um ato de cidadania e o Brasil tem sofrido com a ausência de cuidado no trânsito. Comportamentos inadequados e ilegais perante o Código de Trânsito Brasileiro acontecem por todo o País, provocando infrações, acidentes e mortes. 

E aprender métodos de direção defensiva vai te ajudar a ser um motorista muito mais cauteloso, valorizando as leis e a segurança no trânsito. Esse curso online em trânsito traz muitas dicas de como prevenir acidentes e diversas situações de risco para o veículo, passageiros e demais personagens do trânsito, do funcionamento do veículo, explica sobre a reciclagem para maus condutores, entre outros temas. 

Quer estar preparado para as adversidades do trânsito brasileiro? Então não deixe de se matricular no Curso Online Direção Defensiva do Educamundo

Curso Online Gestão de Trânsito

Esse curso se mostra essencial para profissionais que querem conhecer mais sobre a legislação de trânsito e o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), órgão que administra licenciamento de veículos e formação de condutores, assim como a engenharia de tráfego, policiamento e fiscalização, manual e eletrônica. 

O conteúdo visa incentivar a reflexão sobre novas políticas públicas sobre mobilidade urbana, segurança e educação no trânsito. Ao final da capacitação, você terá o conhecimento sobre os objetivos do SNT, o trabalho desenvolvido pelas diversas autoridades de trânsito das cidades e estados, os conceitos jurídicos, os principais equipamentos de fiscalização eletrônica e, claro, o Código de Trânsito Brasileiro

Aplique já seus conhecimentos sobre o tema no Curso Online Gestão de Trânsito.

Curso Online Educação para o Trânsito 

Educadores e interessados no tema podem realizar esse curso online. Ele apresenta aos participantes diversos módulos, incluindo os que trazem a história do trânsito brasileiro, o Código de Trânsito Brasileiro, direitos e deveres do cidadão, dicas de segurança e a conscientização de crianças e adolescentes para um trânsito seguro.

É ideal para professores de ensino fundamental e médio que desejam programar esse ensino em sala de aula, instrutores de Centro de Formação de Condutores que desejam aprimorar sua forma de ensinar, pais e responsáveis de crianças e adolescentes e demais interessados em descobrir informações precisas sobre as leis de trânsito por meio de um viés didático, todo embasado no CTB – Código de Trânsito Brasileiro

Professor, caso esteja a procura de capacitação na área, acesse o Curso Online Educação no Trânsito e saiba mais. 

Vale lembrar que todos os cursos EAD citados acima são voltados para atualização, capacitação e aperfeiçoamento sobre o assunto ou reforço do conhecimento, não são válidos para órgãos regulamentadores do trânsito, como o Denatran, Detran e Ciretran. 

Para não esquecer:

  • O que é educação para o trânsito? É o trabalho de conscientização sobre os hábitos dos condutores e o que precisa ser melhorado para minimizar os problemas e acidentes de trânsito. Respeito, responsabilidade e cortesia são alguns dos eixos determinantes para mudanças necessárias no comportamento no trânsito.
  • Para saber tudo sobre o trânsito e aprofundar os conhecimentos em temas como a legislação e sinalização de trânsito você pode apostar em se qualificar por meio de cursos online. É importante frisar que a gestão de trânsito é pauta cada vez mais necessária, considerando o cenário atual: trânsito que não flui, aumento de veículos nas ruas etc.

Cursos online em trânsito: Que tal começar sua especialização agora? 

Já emitimos quase 1 milhão de certificados em todo o país com nossos cursos à distância. Não é à toa que o Educamundo é considerado um dos mais respeitados portais de cursos online do país. Isso porque, além de oferecer comodidade ao aluno, que pode realizar os cursos EAD de qualquer lugar e qualquer horário, ele respeita a necessidade de cada um. 

Se você já é um profissional do setor de trânsito, ou pretende entrar na área, nossos cursos online com certificado (certificação opcional), poderão significar progressões em sua carreira ou mesmo sua aprovação em concursos públicos. 

Bom, você que busca fazer cursos EAD sobre legislação de trânsito, mobilidade urbana, Código de Trânsito Brasileiro e temas correlatos, não pode mais perder tempo. Investindo apenas {preco_matricula} você poderá fazer todos os cinco cursos que relacionamos neste artigo e mais centenas de outros cursos online com certificado. A matrícula tem duração de 1 ano inteiro e o investimento é único. 

Ficou alguma dúvida sobre as questões levantadas no artigo ou sobre o processo de inscrição no portal? Comente, iremos responder o mais rápido possível.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.