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Mercado de trabalho: quais são os principais tipos de telemarketing?

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No Brasil, as operações de call center e telemarketing são responsáveis por grande parte do mercado nacional. Estima-se que anualmente abre-se cerca de 40 mil vagas para quem deseja atuar na área.

De modo geral, existem dois tipos gerais de guiar as operações de telemarketing: de forma ativa ou receptiva.

A fim de entender um pouco mais como esse universo funciona, iremos te explicar o que é telemarketing ativo, o que faz um operador de telemarketing receptivo e quais as principais funções exercidas por um profissional de call center. Confira.

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Tipos de telemarketing

O que é telemarketing ativo?

Uma das operações mais comuns da atualidade é o telemarketing ativo, ou outbound. A lógica por trás desse sistema se resume na empresa entrando em contato com o cliente.

Entretanto, essa opção vem perdendo cada vez mais espaço no mercado, uma vez que é extremamente invasiva e bem mais cara do que o telemarketing receptivo.

O que é um operador de telemarketing receptivo?

operador de telemarketing receptivo irá trabalhar na lógica de inbound, ou seja, é o consumidor que entra em contato e procura a empresa.

Geralmente essa opção é mais atrelada a serviços de suporte. Porém, grande parte das vendas de telefonia e internet banda larga feitas pela internet acontecem através do inbound. O consumidor liga para o número de televendas disponibilizado no site e entra em contato para realizar a contratação do serviço.

Call centers de operação mista

Em muitos casos, as centrais de telemarketing acabam trabalhando com operações mistas. Ou seja, alguns setores trabalham através do telemarketing ativo, como o pessoal de vendas ou de cobrança, enquanto outros setores, como o de Helpdesk, acaba atuando através do modelo  receptivo.

Isso é extremamente vantajoso, uma vez que condiz com o comportamento do consumidor, evita gastos e oferece um sistema de telemarketing bastante eficiente.

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O que faz um operador de call center

É muito comum as pessoas confundirem tipos de telemarketing e modos de operação com as funções e setores nas quais  o atendente de telemarketing pode atuar.

Dentre os setores de atuação que definem o que faz um operador de call center, podemos citar:

  • Televendas: setor responsável por conversar com possíveis clientes, tirar dúvidas e fechar contratos de prestação de serviço ou vendas de produtos.

  • Suporte ou Helpdesk: fornecer auxílio em casos de problemas técnicos com o produto.

  • SAC ou atendimento ao consumidor: seu papel principal é tirar dúvidas e resolver problemas e reclamações dos consumidores.

  • Marketing: responsável por receber feedbacks, oferecer promoções e divulgar novos serviços para os clientes.

  • Cobrança: tem como função principal cobrar clientes, renegociar dívidas e proporcionar opções de pagamento.

Carga horária de telemarketing: quantas horas um atendente trabalha?

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, a carga horária do operador de telemarketing CLT é de 6h diárias, respeitando até 36h horas semanais.

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