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Guia Completo sobre Transtornos do Desenvolvimento

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Crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), como autismo, transtorno de Rett e Asperger, além de outras deficiências intelectuais e físicas, passaram a ter seus direitos garantidos, particularmente o direito à educação inclusiva.

No Brasil, as políticas públicas de educação inclusiva abriram espaços em escolas regulares para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento ou para os que têm algum tipo de deficiência. Isso gerou uma demanda por educadores preparados para atendimento diferenciado a esses alunos. Essa demanda, por sua vez, gerou a oferta de cursos online que tratam dos vários aspectos das deficiências e de formas pedagógicas de abordagem a esses alunos. No nosso artigo, vamos falar especificamente dos Transtornos Globais do Desenvolvimento – conhecer conceitos, saber como avaliar um aluno com TGD, como lidar com o TGD na escola e outros tópicos relacionados ao tema. Mas tudo isso de forma bem ampla, pois quem vai aprofundar o seu conhecimento no assunto é o Curso Online Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

O que são Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)?

Nos cursos a distância sobre o tema, você aprenderá que os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são alterações em diversas áreas do desenvolvimento da criança. O TGD afeta o desenvolvimento neuropsicomotor, compromete as relações sociais, a comunicação ou as estereotipias motoras (movimentos intencionais ou repetitivos, sem finalidade). Os transtornos costumam se manifestar, normalmente, até os cinco anos.

Sintomas de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) em Crianças:

  • Isolamento e indiferença – às vezes esses sintomas podem estar mascarados, pois a criança se mostra afetuosa. Ela consegue aproximar-se de pessoas e até abraçá-las, por exemplo, mas têm esse comportamento de forma geral, ou seja, com qualquer pessoa e em qualquer lugar;
  • Não estabelecem contato visual – têm bastante dificuldade em estabelecer e em manter um contato “olho no olho”, restringindo a capacidade de imitação, que é imprescindível na aprendizagem;
  • Não conseguem iniciar nem mesmo manter um diálogo, e quando tentam, observa-se um discurso repetitivo, assim como uma repetição automática das falas do interlocutor (ecolalia);
  • Dificuldade e falhas no uso da linguagem, assim como na compreensão;
  • Têm redução em sua capacidade imaginativa – enquanto outras crianças exploram vários brinquedos, por exemplo, a criança com TGD pode passar horas explorando um único brinquedo/objeto;
  • Têm baixa capacidade de concentração;
  • Podem apresentar mudanças repentinas de humor;
  • Têm problemas como mudanças em ambientes ou com alterações de rotina.

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Quais são os principais tipos de Transtornos Globais do Desenvolvimento?

Todos os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e deficiências intelectuais são classificados em categorias no DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, enfatizando condições como autismo e síndrome de Asperger, que é um manual voltado para ajudar profissionais da saúde a diagnosticá-los. O DSM IV classifica os Transtornos Globais do Desenvolvimento da seguinte forma (e com seus sintomas específicos):

♦ Autismo infantil – caracteriza por alterações na comunicação, na interação social e no comportamento. Surge antes dos três anos e se mantém até a vida adulta. é difícil para o autista ajustar-se ao contexto social e ele tem dificuldade em responder às emoções.

♦ Transtorno de Rett – trata-se de uma anomalia que causa desordens neurológicas, resultando em um retardo mental acentuado. A síndrome compromete as funções motora e intelectual e acomete quase que exclusivamente meninas. A perda das funções neurológicas acontece entre os 6 e 18 meses de idade e as habilidades adquiridas até então, vão se perdendo gradativamente (o andar e a fala) e começam os movimentos involuntários e repetitivos com as mãos – uma das principais características da doença.

♦ Transtorno Desintegrativo da Infância – os sintomas surgem após os dois anos e antes dos 10 anos de idade. A criança perde algumas habilidades em pelo menos duas destas áreas: comportamento ou habilidades sociais; controle vesical ou intestinal; jogos ou habilidades motoras e linguagem expressiva ou receptiva.

♦ Transtorno de Asperger – trata-se de uma síndrome do espectro autista e difere do autismo infantil clássico por não atrasar o desenvolvimento cognitivo ou de linguagem. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para expressar emoções; interpretação da linguagem de forma bastante literal e dificuldade com mudanças.

♦ Transtorno Geral do Desenvolvimento NE – também chamado de Autismo Atípico. Diagnostica crianças que se encaixam no quadro de TGD, mas que não são categorizadas por outra desordem. é mais leve que o autismo infantil, apesar dos sintomas similares (demonstram alguns sintomas presentes e outros ausentes).

O DSM passou por atualizações em sua edição, refletindo mudanças importantes nas classificações, como a geração de um único diagnóstico para os TGD. Essa mudança foi baseada na visão de que todos os transtornos de deficiência intelectual (Autismo, Transtorno Desintegrativo da Infância e as Síndromes de Asperger e Rett) são uma mesma condição, com uma escala em dois grupos de sintomas:

déficit na comunicação e interação social

padrão de comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos

A mudança não foi bem aceita por alguns clínicos, sob argumentação de que há diferenças bem significativas entre os transtornos. Já a APA – American Psychiatric Association – alegou que, da forma como eram classificados os transtornos, o clínico poderia ter dificuldades em diagnosticá-los de forma apropriada, pela dificuldade em subclassificá-los.

O CID – Código Internacional de Doenças, que é da Organização Mundial da Saúde, manteve os Transtornos Globais do Desenvolvimento como um grande grupo e sua patologias (Autismo, Rett, Asperger, TID SOE) como subgrupos.

Se você é educador ou trabalha como profissional de apoio, deve estar consciente da importância de se manter atualizado sobre as novidades na educação especial. As mudanças e atualizações constantes são essenciais para quem atua ou pretende atuar nessa função. Explore as diversas opções de cursos e capacitações que podem aprimorar suas habilidades e conhecimentos no campo da educação inclusiva.

Como os Transtornos Globais do Desenvolvimento afetam o aprendizado?

Crianças com TGD e crianças com deficiência ganharam o direito de frequentar o ambiente escolar. A partir daí, as escolas públicas e privadas passaram a ter que oferecer as condições necessárias para que esses alunos se encaixem no contexto escolar, de forma plena e com total participação em todas as atividades escolares.

Essas garantias foram instituídas por marcos pedagógicos, legais e políticos e vieram para confrontar um entendimento que se teve por décadas, de que deveria haver uma educação especial que funcionasse paralelamente à educação regular, sendo essa a forma adequada para atender estudantes que tinham algum tipo de deficiência ou Transtornos Globais de Desenvolvimento.

Esses conceitos foram perdendo força conforme foram avançando novas práticas pedagógicas, resultantes de estudos no campo da educação e também a partir do surgimento de maneiras de melhorar a vida dessas pessoas, como a chegada da tecnologia assistiva (que será abordada mais adiante), além da luta pelos direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, das minorias e de todo aspecto que termine com a exclusão.

Sob a perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a fazer parte do projeto pedagógico da escola regular, conforme diz a Resolução CNE/CEB 04/2010. Há várias outras leis que abordam e inclusão de pessoas com deficiência e TGD. O contexto legal brasileiro, como a Constituição Federal, continua a apoiar a inclusão de pessoas com deficiência na educação, refletindo diretrizes internacionais, conforme o Decreto 6.949/2009.

Todo esse movimento trouxe à tona a necessidade do educador ter que saber como lidar com alunos com deficiência – nesta nossa abordagem, com os alunos com TGD. Para isso esses educadores precisam mapear as dificuldades dessas crianças e criar métodos que os façam “entrar no mundinho deles” e que facilitem a aprendizagem.

Entre os principais problemas de aprendizagem de alunos com TGD, estão:

  • Distração
  • Dificuldade em sequenciar
  • Dificuldades para generalizar
  • Dificuldades de organização
  • Parâmetros irregulares de desenvolvimento

E de que maneira a escola, no papel do educador, pode trabalhar esses problemas? Veja algumas formas:

criando rotinas

dando instruções claras

criando listas de verificações

simplificando procedimentos

controlando situações que causam distração; entre outras.

o número de crianças com deficiência matriculadas em escolas tem mantido uma tendência de crescimento ao longo dos anos. Espera-se que as escolas consigam resolver os principais problemas de adequação, que são o espaço físico e a contratação do profissional de apoio, que ajuda o educador, fazendo o acompanhamento do aluno com deficiência e TGD.

Comprometa-se com uma carreira impactante na educação inclusiva. Inscreva-se agora no Curso Online Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e transforme seu potencial em ação!

Acompanhando esses processos de mudanças estão os cursos EAD, que têm toda a abordagem necessária para qualificar um profissional em educação voltada a alunos com TGD.

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Como a Tecnologia Assistiva apoia alunos com TGD?

Com a necessidade de se encontrar meios para facilitar a vida de quem tem transtornos globais do desenvolvimento e outros tipos de deficiência, surgiu a tecnologia assistiva. O termo se refere a todo os recursos que ajudam a melhorar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência e com isso, ajudando a promover a inclusão e vida independente.

Foi criada nos Estados Unidos, em 1998, e no Brasil foi instituída pela Portaria 142, de 16 de novembro de 2006, com o conceito de área interdisciplinar do conhecimento, que abrange recursos, estratégias, metodologias, serviços e práticas que têm como meta promover a funcionalidade a pessoas com mobilidade reduzida ou incapacidades, lhes proporcionando qualidade de vida, independência, autonomia e inclusão social. Recursos que ajudam com o acesso ao computador, auxílios para a vida diária, projetos de arquitetura que garantem acessibilidade, próteses e adaptação em veículos são exemplos de tecnologia assistiva, que também ganhou as seguintes denominações: tecnologia de apoio, ajudas técnicas e tecnologia adaptativa.

Os cursos online sobre TGD também se aprofundam no tema da tecnologia de apoio, que traz para a vida do educador muitas ideias sobre sua utilização. Garanta seu futuro com habilidades atualizadas na educação inclusiva! Inscreva-se agora e comece sua jornada de aprendizagem.

Por que fazer Cursos EAD sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento?

Por que fazer cursos online sobre TGD? Além dos tópicos que mostramos até aqui, que fazem parte do conteúdo programático do Curso Online Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), há outras vantagens e benefícios que você deve considerar, veja só:

flexibilidade de horário – você assiste às aulas e estuda no seu tempo livre, quando puder e quando quiser;

baixo investimento – nossos cursos EAD têm um valor bem acessível;

qualificação profissional – os cursos online com certificado somarão experiência ao seu currículo, além da carga horária que soma pontos em currículos de profissionais da educação.

Nosso portal tem muitos outros cursos a distância voltados à temática da educação de inclusão, que exploram e debatem debatendo conceitos, práticas metodológicas e toda sorte de técnicas para aplicação nos ambientes educacionais.

Você pode conhecer detalhadamente cada um de nossos cursos EAD voltados a esse tema – e a vários outros tipos voltados à educação e também a outras temáticas. E se, ao optar por um dos cursos online com certificado do portal, achar que pode ir além, saiba que ao fazer a sua inscrição no Educamundo, você terá acesso aos diversos cursos oferecidos, durante um ano, e tudo isso com um investimento único de {preco_matricula}. Mais de 160 mil alunos já estão se capacitando em nosso portal e agora é a sua vez.

Caso tenha alguma dúvida ou queira nos deixar uma sugestão, use o espaço dos comentários para falar conosco. Até mais! Não fique para trás! Junte-se aos mais de 160 mil alunos que já estão se capacitando e impulsione sua carreira agora mesmo.

Perguntas Frequentes sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento

1. O que são Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)?

Os TGDs são alterações que afetam diversas áreas do desenvolvimento da criança, como a comunicação, interação social e comportamento, manifestando-se geralmente até os cinco anos de idade.

2. Quais são os principais tipos de TGD?

Os principais tipos são Autismo Infantil, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Asperger e Transtorno Geral do Desenvolvimento Não Especificado.

3. Como a tecnologia assistiva pode ajudar crianças com TGD?

A tecnologia assistiva oferece recursos e ferramentas que melhoram as habilidades funcionais de pessoas com TGD, promovendo inclusão e independência.

4. É possível incluir crianças com TGD em ambientes escolares regulares?

Sim, com a devida preparação e suporte, as crianças com TGD podem ser incluídas em ambientes escolares regulares, participando ativamente nas atividades escolares.

5. Como posso me preparar para trabalhar com crianças com TGD?

A formação por meio de cursos EAD especializados em TGD oferece o conhecimento necessário para atuar na educação inclusiva de crianças com essas condições.

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