Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Tecnologia na inclusão escolar: como docentes podem usá-la

Acessibilidade-e-Inf.-na-Escola-Inclusiva2-2-1

Ferramentas tecnológicas encurtam distâncias, melhoram a comunicação e são importantes dentro da sala de aula. Neste contexto, elas trazem benefícios diversos: ajudam a deixar uma explicação mais dinâmica e atraem a atenção dos alunos com imagens e atividades interativas, por exemplo. Porém, como utilizar a tecnologia na inclusão escolar?

Muitos professores ainda sentem dúvidas sobre a forma correta de fazer isso e aproveitar os benefícios que a informática e as novas ferramentas digitais proporcionam. Aqui no Educamundo, temos o Curso Online Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva, que trata dos principais aspectos sobre o tema.

No artigo de hoje, vamos apresentar informações essenciais para você, que deseja melhorar a sua atuação pedagógica. Venha, com a gente!

##lista_curso##

Como funciona a tecnologia na inclusão escolar?

A tecnologia é positiva em uma variedade de situações, ainda mais quando se trata da educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Por meio de recursos variados, é possível quebrar barreiras e personalizar o aprendizado desses estudantes, garantindo maior autonomia e participação nas aulas.

Sendo assim, o uso de um teclado para digitar exercícios, por exemplo, auxilia alunos com dificuldades motoras para que possam executar as tarefas no mesmo tempo que seus colegas. Outra situação é o uso de audiobooks para crianças cegas ou a realização de exercícios em estilo de jogos para alunos com déficit de atenção.

Essas são apenas algumas possibilidades que promovem inclusão e ajudam a deixar as aulas mais interativas.

Pode ser do seu interesse: Educação inclusiva no Brasil: será que ela funciona mesmo?

O uso de recursos multimídia na sala de aula

Datashow, tablets, podcasts, livros digitais, audiobooks: tudo isso são exemplos de recursos multimídia que você pode utilizar no cotidiano educacional. Porém, mais do que a ferramenta empregada, é preciso criar propostas pedagógicas que aproveitam de forma efetiva os recursos ofertados por meio da tecnologia.

Desse modo, coloque a criatividade para funcionar e pense em aulas divertidas. Crie estratégias para conseguir passar o conteúdo de forma abrangente para toda a turma, independentemente de possuírem necessidades especiais ou não. Isso pode ser feito utilizando jogos, criando vídeoaulas, focando em debates na sala de aula etc.

##lista_vantagens##

O que é tecnologia assistiva e qual a sua importância

A tecnologia assistiva é um tipo de recurso utilizado com o intuito de aumentar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Sendo assim, computadores, teclados, cadeiras de apoio motor, softwares específicos, brinquedos, fones de ouvido, entre outras ferramentas estão incluídas nessa categoria.

Essa tecnologia tem uma função específica e é utilizada apenas pelos alunos que precisam do equipamento para integrarem-se melhor na escola regular. Sendo assim, ela é diferente dos recursos multimídia gerais, que são voltados a turma toda. Então, apesar de ambos serem importantes para a inclusão, é preciso conhecer cada um deles para utilizá-los de forma efetiva dentro da sala de aula.

O uso da mesa digital

A mesa digital pode ser vista como um recurso multimídia associado a uma tecnologia assistiva. Ela, nada mais é do que um grande tablet, no qual crianças e adolescentes podem escrever, digitar, desenhar, jogar etc. Essa é uma ferramenta que proporciona o desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, as quais podem ser realizadas sem distinção por todos os alunos. Por isso, vale a pena saber mais sobre essa tecnologia na escola onde você trabalha.

Bem, como deu para perceber, existem várias formas de utilizar a tecnologia na inclusão escolar. Portanto, comece a repensar suas aulas e processos pedagógicos, colocando em prática ferramentas digitais que estão à disposição em nosso cotidiano. E caso queira aprofundar seus conhecimento na área da educação, não deixe de conferir os cursos online aqui da plataforma. São mais de 1.200 opções para você se qualificar.

O mais bacana é que o valor não pesa no seu bolso: por apenas {preco_matricula}, é possível ter acesso a todos os cursos do Pacote Master durante um ano. Então, não perca tempo e faça já a sua inscrição. Venha descobrir por que somos referência nacional em cursos online com certificado.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva aqui nos comentários que vamos respondê-la.

##social_login##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.