Donos de website sabem que estão sempre expostos a alguns perigos. Principalmente quem tem loja virtual ou trabalha com meios de pagamentos online, devem pensar na segurança da página para evitar alguns contratempos.
Principalmente para quem está começando a ler sobre o tema, é preciso pensar em algumas precauções para a sua página. Criamos alguns passos que ajudarão você a sanar esse problema e não correr mais riscos!
Segurança WordPress: 4 passos para ter um mais site seguro na internet
Há algumas maneiras de manter em ordem a segurança WordPress. Mostraremos como a importância de manter o sistema sempre atualizado, de escolher uma senha segura e outros detalhes que fazem a diferença para você. Confira.
Passo 1: atualização WordPress sempre em dia
O WordPress é uma plataforma que é constantemente atualizada. Novas versões podem surgir em poucos meses e isso, para alguns usuários, fica em segundo plano.
Acontece que cada nova atualização WordPress traz reforços que o sistema precisa para manter os sites mais profissionais, modernos e seguros.
Por isso, sempre que visualizar um alerta de nova versão do WordPress ou de alguns plugin, não deixe de atualizá-la!
##lista_curso##
Passo 2: se preocupe com as informações armazenadas em seu site
A cada novo acesso, principalmente em sites que precisam de login e senha, uma série de informações confidenciais de seus usuários são coletadas. Isso inclui dados do computador, senhas bancárias, cartões de crédito, documentos e muito mais.
Há alguns certificados de segurança, como o Certificado SSL, que bloqueiam qualquer ação de pessoas mal-intencionadas. São tecnologias criptografada e que garantem uma navegação sem dores de cabeça – para você e para seu usuário -.
O que é Certificado SSL?
O Certificado SSL ou Secure Socket Layer, é uma tecnologia de segurança para todo site que armazena informações de usuários. Ele é fundamental para toda loja virtual, pois autoriza compras com cartão de crédito ou débito em total segurança.
Passo 3: escolha senhas seguras
Escolher uma senha não precisa ser uma dor de cabeça, mas deve ser importante para você. Atualmente o WordPress oferece a geração de senhas seguras, com uma mescla de letras, números e caracteres especiais, dificultando a invasão de hackers.
Evite senhas com:
Datas lógicas, como data do aniversário ou alguma data comemorativa no Brasil;
Nome do usuário;
Sequência lógica, como 1, 2, 3 ou 3, 2, 1;
Números repetidos, como 000 ou 2222;
A mesma senha de outros acessos. O ideal é que você tenha uma senha para cada plataforma que usa.
##lista_vantagens##
Passo 4: cuidado com temas gratuitos WordPress
Quem tem um site novo geralmente utiliza a galeria de temas gratuitos WordPress para criar a sua página. É possível ainda fazer o download de templates prontos em diversos sites nacionais e internacionais e utilizar o código livremente no seu site. Há também uma terceira possibilidade aqui, que é a utilização de temas piratas na plataforma.
Todas as ações acima podem levar você a instalar um template que contém malware ou links suspeitos – como o black hat – ocultados no código. Se você não tem experiência com códigos de sites, certamente não conseguirá identificar esses erros.
O melhor é sempre comprar um layout em sites parceiros do WordPress ou, até mesmo, dentro da própria plataforma! Outra opção é criar um template do zero para a sua empresa!
Agora você já sabe como fazer a segurança WordPress e não precisa mais deixar seu site em risco. Além dessa dica, ainda é possível aprender mais sobre a plataforma no nosso Curso Online Wordpress!
O Educamundo é uma plataforma de cursos online livres e conta com mais de 1.200 cursos online com certificado (opcional e de acordo com as conidções de contratação) em diversas áreas, por apenas {preco_matricula} anual no nosso Pacote Master. Faça a sua inscrição hoje mesmo!