Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Saiba como a tecnologia pode melhorar o ensino especial nas escolas

Cuidador-Escolar-5-1-1

O avanço tecnológico vem modificando diversos setores da sociedade e não é diferente na educação, inclusive no ensino especial. O modo como o conhecimento é passado foi se modificando e ainda está em processo de transformação. A cada dia novos recursos passam a ser utilizados em sala de aula, visando um melhor rendimento dos alunos.

Não é de hoje que profissionais da educação desenvolvem métodos de ensino para alunos especiais e a tecnologia também pode ser uma aliada do professor na sala de aula. Atualmente já existem diversos Softwares capazes de auxiliarem na construção do conhecimento, como jogos virtuais educativos, livros eletrônicos e até tutores inteligentes.

Confira abaixo como a tecnologia pode colaborar com a educação inclusiva no Brasil!

A tecnologia como aliada do ensino especial em sala de aula

Existem diversos tipos de deficiência – intelectual e física, sendo que cada uma delas possuem suas particularidades que devem ser analisadas de modo a encontrar a melhor estratégia de ensino.

Alunos com deficiência visual, por exemplo, necessitam de leitores de tela, já alunos com deficiência intelectual ou transtornos de aprendizagem podem se beneficiar de jogos virtuais que trabalhem criatividade concentração e coordenação motora.

Além disso, jogos virtuais também trabalham coordenação motora, atenção, percepção espacial, reação positiva diante de situações desafiadoras, superação de fases e obstáculos e raciocínio lógico. Abaixo separamos algumas informações sobre como a tecnologia pode ajudar alunos especiais.

Como trabalhar com alunos especiais em sala de aula

  • Utilize técnicas pedagógicas especificas para cada caso.

  • Faça uso de jogos virtuais.

  • Leitores de tela para deficientes visuais (leem o que está na tela).

  • Ampliadores de tela para quem tem baixa visão (amplia o que está na tela).

  • Digitalizadores de texto.

  • Jogos virtuais para ensinar de maneira lúdica alunos com transtornos de aprendizagem.

  • Livro falado.

  • Softwares que auxiliam na alfabetização de deficientes intelectuais.

  • Software que auxilia o aprendizado de leitura e escrita de deficientes auditivos.

##lista_curso##

Por que utilizar a tecnologia em sala de aula

Sempre há algo novo para implementar na educação, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Isso não quer dizer que métodos antigos como jogos educativos e atividades lúdicas vão entrar em desuso, mas que serão utilizados juntamente com os novos programas.

Basicamente, incluir tecnologia em sala de aula torna o ensino, principalmente de alunos especiais, mais efetivo. Esses recursos colaboram para que a educação seja mais inclusiva.

O que é inclusão educacional

Inclusão educacional é uma forma de garantir a todos o direito a educação, inserindo alunos com diferentes características no ambiente escolar e garantindo que eles consigam se desenvolver intelectualmente, por meio, de diferentes meios de transmitir o conhecimento. Isso independente da etnia, condição social, gênero e características intelectuais e físicas.

##lista_vantagens##

Como surgiu a educação especial no Brasil

No século XIX alguns brasileiros, inspirados em resultados obtidos na Europa e nos Estados Unidos, iniciaram a estruturação de serviços para atendimento de deficientes visuais, auditivos, mentais e físicos. Alguns educadores passaram a se interessar pelo atendimento educacional de pessoas com necessidades especiais. Porém, a inclusão do ensino especial na política educacional brasileira ocorreu apenas no final da década de cinquenta e início dos anos sessenta.

Se você se interessa pelo ensino especial, o curso online cuidador escolar é ideal para você! Nele será possível aprender mais sobre esse assunto tão importante para a sociedade. É sempre interessante investir em conhecimento e os cursos online com certificado são perfeitos para isso.

Você também pode investir apenas {preco_matricula} por ano, para ter acesso integral a todos os mais de 1.200 cursos online do Educamundo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.