Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Rescisão contratual: seus direitos após reforma trabalhista

Reforma-Trabalhista4-2-1

Apesar de estar em vigor desde novembro de 2017, a reforma trabalhista ainda é assunto que gera dúvidas, tanto a profissionais que atuam no setor de RH, como a empregados, empregadores e demais interessados.

Dentro deste tema, a homologação da rescisão contratual, que foi objeto de discussões inclusive antes da reforma ser aprovada, pode ainda não ter sido esclarecida por completo.

Para ajudar a elucidar seus maiores questionamentos sobre o assunto, criamos este artigo. Acompanhe a leitura e entenda tudo.

##lista_curso##

O que é rescisão contratual?

A rescisão corresponde a ruptura de um contrato, seja por meio de cancelamento ou anulação. No direito do trabalho, a rescisão contratual corresponde ao fim do vínculo empregatício, decisão que pode ser tomada tanto por parte do empregador, quanto do empregado.

Perceba: sempre que há uma relação entre empregado e empregador, ela será regida por meio de um contrato de trabalho assinado por ambas as partes que concordam com os termos ali estabelecidos.

Findando essa relação empregatícia, o contrato será rescindido, daí surge a necessidade da homologação.

O que é a homologação da rescisão?

Homologação significa confirmação ou aprovação de determinado ato.

Antes da reforma trabalhista, a homologação da rescisão contratual precisava obedecer duas regras distintas.

Caso a relação entre empregado e empregador se encerrasse em menos de um ano de contrato de trabalho, não havia necessidade de homologação da rescisão junto ao sindicato da categoria ou perante autoridade do Ministério do Trabalho.

Caso fosse superior a um ano, essa rescisão precisava da homologação dos órgãos anteriormente mencionados.

O artigo 477 da CLT e a nova regra da homologação trabalhista

Com o advento da reforma trabalhista, o artigo 477 da CLT passou por revisão.

Agora, findado o contrato de trabalho, independentemente do tempo que este documento tenha, não há mais a necessidade de homologação perante o sindicato ou autoridade do Ministério do Trabalho (pasta que inclusive foi extinta, sendo incorporada pelo atual Ministério da Economia).

Logo, a formalização do desligamento da empresa pode ser efetuada na mesma, independentemente do tempo do contrato.

Anotações na carteira de trabalho

Vale mencionar, entretanto, que com a nova regra presente no caput do artigo 477 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregador precisará apenas fazer as devidas anotações na carteira de trabalho, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e finalizar o vínculo realizando o pagamento das verbas rescisórias.

##lista_vantagens##

Aprenda mais sobre direito do trabalho com o Educamundo

Deu para aprender as novas regras presentes na homologação da rescisão contratual e esclarecer suas dúvidas?

Agora que tal expandir seus conhecimentos estudando por um conteúdo que vai explicar as principais alterações da reforma (como aquela ocorrida na equiparação salarial) além de outros temas relacionados a seara trabalhista?

Aqui no Educamundo, o nosso setor pedagógico criou o Curso Online Reforma Trabalhista, com todas as principais modificações inseridas pela reforma de 2017.

Além disso, disponibilizamos conteúdos em Direito do trabalho, administrativo, penal, civil, constitucional e em mais de 20 áreas do conhecimento humano, como saúde, administração e muito mais.

Investindo apenas {preco_matricula}, uma única vez ao ano, você garante acesso a todos os cursos online com certificado opcional presentes no Pacote Master, sem mensalidades.

Não perca essa oportunidade!

Inscreva-se agora no maior portal de cursos online do país, destaque-se com um conhecimento diferenciado e qualifique-se com o nosso material!

Até nosso próximo artigo!

##social_login##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.