O que é preciso para ser um bom recepcionista? Como acolher as pessoas, atender suas solicitações e promover um ótimo atendimento? Qual o perfil ideal e a postura desse profissional? São muitas questões a se atentar quando se trata dessa função tão versátil e primordial para diversas organizações.
O trabalho do recepcionista é tão requisitado que não faltam oportunidades de vagas no mercado, seja para empresas de todos os portes, eventos e corporações públicas. Para quem precisa de um emprego e destaque frente à crise econômica atual, é uma ótima alternativa, e para seguir essa profissão você pode contar com um ótimo curso de recepcionista online.
Entre as vantagens dos cursos a distância está a possibilidade de estudar onde e quando quiser. Você se qualifica em muitos campos com total praticidade, garantindo conhecimentos para uma formação pessoal e profissional primorosa. Os cursos online já conquistaram milhões de indivíduos e são a especialidade do Educamundo.
Além de centenas de cursos online com certificado sobre mais de 20 áreas, oferecemos o Curso Online Recepcionista, opção perfeita para desvendar tudo que é necessário para seguir carreira nesse ofício. Com um conteúdo vasto e completo, há orientações práticas e um verdadeiro guia para ajudar os interessados a conquistar uma boa posição.
Que tal se capacitar, atualizar e aperfeiçoar para se tornar uma verdadeira referência? Confira alguns detalhes da função, saiba mais sobre o curso de recepcionista e inspire-se com as dicas que daremos ao longo deste artigo.
Curso de recepcionista online: noções gerais da função
A rotina de um recepcionista abraça uma série de funções. Existem diferentes obrigações em cada empresa e grande parte dos funcionários acaba responsável por serviços de escritório e secretariado. Muitas vagas, inclusive, já expõem a necessidade de contratação de um recepcionista que tenha conhecimento em atividades variadas, ou seja, quanto mais flexível, melhor.
De fato, aprender algumas técnicas diferentes ajuda o profissional não apenas nesse cargo, mas em inúmeros aspectos. Noções de informática, arquivologia e oratória são essenciais para qualquer lugar que se almeja atuar. Portanto, ao procurar um curso para recepcionista, fique de olho em seu cronograma e escolha aquele com assuntos plurais. Uma abordagem tanto teórica quanto prática será fundamental para uma boa preparação, por isso não basta escolher um curso online de qualquer instituição – sobretudo essas opções grátis que são verdadeiras ciladas.
Muita gente pode pensar que é fácil se tornar um bom recepcionista. Para muitos, é preciso apenas ser simpático e orientar o público, tanto pessoalmente quanto por telefone. Mas não se engane: para ser um profissional renomado e conquistar aquela vaga dos sonhos, é imprescindível uma qualificação excelente.
Como se portar? Como organizar o ambiente? Quais são os hábitos que diferenciam um bom funcionário? Qual é a postura ideal? Há muitas questões e variáveis, e se você deixar de seguir alguma técnica, tanto a sua reputação quanto a de seu empregador podem ser prejudicadas. A recepção é o primeiro contato do cliente com uma organização, e se for ruim, com certeza a credibilidade será afetada.
Dá para entender a importância dessa função? Vale a pena moldar alguns valores e seguir algumas dicas preciosas. Por isso que em nosso Curso Online Recepcionista você conhece alguns macetes incríveis que vão te auxiliar bastante.
Atendimento externo e interno
Começamos pelo serviço mais básico de um recepcionista: o atendimento. Para que seja impecável, a primeira coisa a pensar é no perfil do público que frequenta o local. Um exemplo é a recepção de hotel versus a recepção de hospital. A postura e as solicitações serão totalmente distintas de um ambiente para o outro. No segundo caso, as pessoas atendidas estarão em um estado emocional mais tenso, o que leva o funcionário a trabalhar sempre a paciência e a agilidade. Já em um hotel, é esperado que o público esteja mais relaxado e cordial, uma situação que demanda um comportamento mais desprendido.
Essas são algumas variáveis de atendimento externo que sempre devem ser perceptíveis ao recepcionista, já que nunca haverá um padrão único: adversidades acontecem independente do local, então cabe a todo perfil praticar valores globais. Citamos alguns:
- Atenção e cortesia, para compreender claramente a solicitação do cliente e evitar tratá-lo com descaso;
- Firmeza e postura, para falar bem, de modo claro e audível;
- Desinibição, cumprimentando todos que chegam e saem com uma saudação;
- Respeito e empatia, deixando preconceitos de lado e tratando todos da mesma forma, por mais que sejam diferentes do seu âmbito pessoal.
- Iniciativa e proatividade, para antecipar possíveis tarefas e demandas e executá-las rapidamente.
A habilidade de se relacionar e se comunicar com o público é fundamental, fator que complementa a postura de um recepcionista responsável. Essa é uma função em que a timidez só atrapalha, assim como outros defeitos: arrogância, egoísmo, falta de transparência, entre outros. Lembre-se que você estará sempre sendo avaliado tanto pelos clientes quanto pelos superiores.
No caso das demandas internas, que acontecem bastante em grandes corporações, vale atender cada setor do mesmo modo e postura, dos chefes aos subordinados. Grande parte dos recepcionistas lida com um intenso fluxo de informações, logo, precisam ter ética profissional em todos os serviços.
Além de preceitos morais como honestidade, integridade e dedicação, é bom se atentar às competências profissionais que fazem parte da função: o conhecimento da empresa e seus setores, a habilidade para lidar com problemas, a orientação correta aos visitantes, o dinamismo e a boa memória ao fazer agendamentos, elaborar planilhas e organizar todas as atividades com total efetividade.
Uma dica bacana para não deixar nada passar é fazer um checklist. É uma boa ideia para organizar todas as demandas. Outras estratégias legais são descritas no curso de recepcionista do portal, assim como em cursos online correlatos. Você sabia que, ao investir nessas alternativas, você pode tanto dar um up em sua formação profissional quanto pleitear uma vaga nas organizações públicas? Em muitas prefeituras e órgãos é comum a realização de concursos para contratação de trabalhadores de várias áreas, e a recepção está entre delas.
Comunicação com o executivo e equipes
Conquistar a confiabilidade da chefia é um processo que não acontece de uma hora pra outra. O período de experiência servirá para que você seja avaliado, e nesse tempo não dá para abrir margem a falhas graves – ainda mais quando se trata de comunicação.
Saber falar e ser um bom ouvinte são pontos primordiais. A imagem também faz toda a diferença, pois como um representante da empresa/evento, o recepcionista deve se vestir de acordo com as regras, além de manter uma boa aparência e higiene. O respeito à hierarquia, o sigilo das informações e a diplomacia ao lidar com contratempos também são aspectos a destacar.
Mas não é só com o executivo que todas essas técnicas devem ser praticadas, isso vale para a relação com os demais colaboradores também. Muitos recepcionistas são responsáveis por toda a equipe do setor, atuando como uma espécie de gerente e coordenando todas as tarefas. Logo, fazem uma ponte entre o grupo que está a sua alçada com os gestores, planejando ações, realizando reuniões e montando cronogramas.
Para esses casos, vale a pena até se inteirar com cursos a distância ligados à área de recursos humanos e administração – há várias opções disponíveis no Educamundo. Também é bom ter em mente que o profissional pode dar sugestões de melhorias à chefia, para tornar o trabalho mais eficaz, com segurança, formalidade e cortesia.
Organização Profissional e Postura
Cuidados com a postura e a organização pessoal influenciam diretamente no tipo de profissional que você é. O relacionamento intrapessoal, aquele que se refere ao autoconhecimento, tem associação direta com o relacionamento interpessoal, o ato de lidar com pessoas com personalidades diferentes e toda a diversidade. Nesse contexto, autoestima conta bastante para manter o equilíbrio emocional e saber agir frente aos desafios no trabalho.
Falhas são comuns, mas é bom evita-las ao máximo. Caso aconteçam, a atitude mais honesta é reconhecê-las e corrigi-las. O otimismo e a positividade são inerentes para um bom trabalho e contribuem para diversos aspectos da vida pessoal também. Um profissional que só reclama, se mostra descontente e só enxerga os defeitos está fadado ao insucesso e com certeza não ficará muito tempo na função.
Organização e planejamento também fazem toda a diferença: evitam o estresse e situações adversas. Mantenha o ambiente ordenado, use blocos para anotar todos os recados e solicitações, tenha controle dos materiais e serviços, otimize o uso de sistemas e equipamentos de informática, conheça todos os setores da empresa e os responsáveis.
Habilidades recomendadas: comunicação oral, memorização, leitura e interpretação, criatividade, empatia, uso correto da voz e saber ouvir.
Pontos a se atentar: postura (sempre natural e ereta), aparência (vestimentas adequadas e limpas e bem passadas, pouco perfume, cabelo preso, maquiagem discreta), higiene (unhas feitas ou cortadas, boa higiene bucal), uso de saudações (bom dia, boa tarde, boa noite), concentração e respeito às regras da empresa.
É bom ficar ciente: não adianta tentar forçar algo que não condiz com sua personalidade, a interação ficará artificial e totalmente mecânica. Você deve ser natural e buscar maneiras de criar uma sintonia com as pessoas, identificando suas necessidades e fazendo o máximo para atendê-las. Para tudo é preciso equilíbrio, bom senso e transparência.
Seja educado, chame o cliente pelo nome e estabeleça uma relação prudente, sempre com respeito e interesse no atendimento. Não precisa criar intimidade, mantenha o profissionalismo e haja como gostaria que fosse com você.
São tantas dicas interessantes que podemos estender esse tópico a muitas situações. Mas pode ficar tranquilo que em nosso curso de recepcionista e na experiência cotidiana você percebe todos os macetes e começa a praticá-los. Além desse, um curso online que te deixa com outra visão sobre esse tópico é o Curso Online Excelência no Atendimento ao Público.
Organização do Espaço
Quem não gosta de trabalhar em um ambiente limpo, agradável e organizado? Todo o espaço que compõe a recepção deve passar uma boa impressão para o cliente. Imagine chegar em um hotel e perceber sujeira, materiais jogados e desarrumados, mobília fora de lugar… com certeza você pensará que, se a entrada é assim, toda a estrutura do local deve seguir o mesmo padrão. Obviamente, ninguém quer afastar as pessoas, então é imprescindível pensar em boas tarefas de organização:
- Limpeza é primordial, tanto da mesa quanto da mobília, do chão e de demais elementos do espaço. Vale também distribuir bem os móveis – para que não atrapalhem a circulação – e decorar o ambiente de modo leve e harmônico. Não se esqueça de deixar todos os materiais da mesa bem posicionados. Se tiver banheiro, cabe ao recepcionista verificar a limpeza e orientar o responsável pelo serviço.
- O espaço precisa ter uma ventilação adequada. O recepcionista deve controlar o ar condicionado e pensar no bem estar de todos. Se a sala tiver TV, o volume deve ser apropriado para não atrapalhar a comunicação.
- É bom ter uma variedade de bebidas à disposição dos clientes. Um filtro com água é obrigatório. Café, chá e suco são opcionais e podem oscilar conforme o clima (chás no frio e sucos no calor, por exemplo). São coisas básicas e que agradam as pessoas, assim como revistas e jornais para entretê-las – tente escolher sempre opções de bom gosto e que tenham relação com o serviço prestado pela empresa.
- Que tal informatizar e facilitar algumas tarefas? Em vez de juntar papel, crie uma agenda eletrônica. Use o computador a seu favor e otimize todo o trabalho, ainda mais se a rotina de tarefas, agendamentos e recados é intensa.
- Qualquer problema e melhoria deve ser solicitada aos superiores, e o feedback dos clientes ajuda muito nessa parte. As pesquisas de satisfação devem agregar todos os espaços e serviços de uma empresa. Indique essa ideia e mostre interesse, afinal, é o seu local de trabalho diário.
Conhecer novas tendências é ótimo para fortalecer seu aprendizado e se destacar nessa função. As empresas querem os profissionais preparados, engajados e com um ótimo currículo. Que tal realizar o curso para recepcionista e outros cursos online com certificado relevantes para se sobressair em uma entrevista de emprego?
Carreira e mercado de trabalho
O último tópico de nosso artigo ressalta o mercado de trabalho para o ofício de recepcionista. São vários campos de atuação e em todos você pode construir uma grande carreira, conquistando até um cargo de confiança ou de posição executiva – como secretário, por exemplo.
Dentre os principais estão: hotéis, hospitais, clínicas, escritórios, prédios comerciais, indústrias, imobiliárias, casas noturnas, lojas e empresas prestadoras de serviço no geral. Há também os recepcionistas de eventos e festas, conhecidos como hostess, que podem trabalhar tanto em uma corporação/agência ou de modo autônomo.
E o salário? O piso salarial de um recepcionista iniciante vai de 1000 a 1500 reais. Conforme a experiência, um sênior/master pode receber até 2300 reais mensais. Bom salientar que tudo depende da empresa e das atividades desempenhadas, portanto esses valores podem oscilar caso a caso.
O crescimento e ascensão na carreira são objetivos cruciais para muitas pessoas. A partir do momento que você conhece bem o local de trabalho e domina todos os serviços, pode visar uma oportunidade de conseguir um melhor cargo. É claro que, além da organização profissional e das qualidades essenciais, uma boa qualificação fará toda a diferença. Essa é a sua meta principal? Comece a estudar com o curso para recepcionista e aposte em alternativas complementares, como o Curso Online Técnicas de Secretariado e o Curso Online Secretariado Executivo.
Fortaleça sua formação profissional com cursos online
Referência em cursos a distância, o Educamundo possui um curso de recepcionista online impecável, preparado por uma equipe pedagógica dedicada e com as principais temáticas a respeito dessa função tão versátil. Além de conhecer todos os detalhes e se capacitar, o conteúdo também é ótimo para o currículo dos profissionais atuantes, para aperfeiçoamento total e ascensão na carreira.
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