Atender o público e recepcionar diferentes indivíduos demanda valores e habilidades que precisam ser fortalecidos sempre. A empatia, a comunicação e a etiqueta são apenas alguns pontos que um recepcionista precisa desenvolver para exercer um bom trabalho.

Empresas e organizações de todos os portes necessitam desse profissional em trabalhos administrativos essenciais, bem como no atendimento preliminar a um público diversificado. Não são tarefas simples, mas com uma boa qualificação e dicas de profissionalização e comportamento, você consegue se destacar nessa função.

Um curso de recepcionista online é uma ótima ferramenta para buscar capacitação, atualização e aperfeiçoamento nessa área tão extensa. Quem já é ou deseja se tornar um recepcionista pode conhecer tudo que permeia a área e fortalecer o conhecimento para prestar serviços excelentes. Com cursos online, dá para estudar em casa na hora que você quiser, com total praticidade e flexibilidade.

Atento a essa tendência e para facilitar a vida de quem busca aprimoramento constante, o Educamundo possui cursos a distância de diversos temas que ajudam milhões de profissionais. Além do Curso Online Recepcionista, você pode realizar outras opções de prestígio que dão um verdadeiro plus em sua formação – citaremos todas ao longo deste artigo.

Além dessas dicas de cursos online com certificado, vamos falar sobre a carreira de recepcionista, valores e tudo que é necessário para crescer nessa função. Acompanhe e anote tudo.

Perfil ideal do recepcionista

Simpatia, proatividade, imparcialidade, organização, ética... qualidades e habilidades como essas compõem o perfil ideal de um recepcionista. Considerado o principal elo entre clientes e administradores, é a peça chave na equipe de uma organização, por isso precisa ter uma boa postura e total dinamismo na execução de suas tarefas.  

Praticamente todo o fluxo produtivo de informações passa pelo recepcionista, seja atuante em hospitais, hotéis, escritório, prédios comerciais, empresas em geral e até eventos (no qual é chamado também de hostess). O campo de trabalho é imenso e sempre há espaço para profissionais engajados. Independente de gênero - afinal, não é uma função exclusivamente feminina -, um conjunto de valores como bom comportamento e ótima aparência determina o sucesso nessa profissão. 

Quem pretende ter sucesso nessa área, ser promovido e conquistar um cargo de confiança dentro de uma grande corporação deve se atentar a todos os detalhes, trabalhando valores morais e os serviços práticos, assuntos recorrentes em um curso de recepcionista. Você pode se especializar, construir uma carreira sólída e se moldar para outras funções mais renomadas - que tal se tornar um secretário executivo e ganhar até 9.000 reais por mês? Essa realidade é possível, revela uma pesquisa da Page Personnel. 

Obviamente, alcançar esse status depende de um longo trabalho, por isso não dá se acomodar, é necessário se aprimorar sempre com um curso para recepcionista e cursos online renomados. Saiba alguns valores a moldar em um perfil de recepcionista ideal:

  • Pontualidade: pode parecer básico, mas pontualidade é um pilar importantíssimo que mostra o quanto você é responsável com seus compromissos e tarefas.
     
  • Delicadeza e empatia: o recepcionista lida com a pluralidade, pessoas de estilos e personalidades diferentes. Para todo caso, a empatia é essencial, assim como a delicadeza na comunicação, racionalidade, controle e interação agradável.
     
  • Prudência e exatidão: em muitas situações, o primeiro contato de um cliente com uma empresa se dá no atendimento com o recepcionista. Uma resposta imprudente, um tom de voz alterado ou irônico, a falta de tato e pouca exatidão na orientação podem prejudicar toda a reputação de uma organização – e a própria credibilidade do profissional também.
     
  • Organização e dedicação: são pontos que facilitam o trabalho. Muitos cursos a distância de formação profissional destacam esses valores que servem tanto para o recepcionista quanto para qualquer funcionário, pois garantem o reconhecimento dentro de qualquer empresa.
     
  • Autonomia e lealdade: quanto mais o recepcionista conhece a rotina de seu local de trabalho, maior será sua autonomia para lidar com adversidades. Muitas vezes, os superiores não querem perder tempo com pequenos problemas que podem ser solucionados facilmente. Para isso, porém, deve ser construída uma relação de lealdade e confiança com os chefes – isso se forma tanto pela ética e sigilo das informações quanto na proatividade e todos esses valores que listamos.

Essas são apenas algumas dicas gerais do nosso curso de recepcionista online, ainda há muito que desvendar sobre essa função e você pode encontrar todas as respostas nesse curso online primoroso, preparado por uma equipe pedagógica exclusiva e dedicada. A partir desse conteúdo, apresentamos também outros tópicos para você se atentar e se tornar um profissional notável.

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Marketing Pessoal

"As imagens que passamos através do comportamento são parte fundamental da comunicação nas interações sociais, fruto do controle que exercemos sobre a impressão que queremos transmitir", revela Laura Roberts, especialista em imagem e marketing pessoal.

Criar uma boa reputação no trabalho e no relacionamento interpessoal depende de boas estratégias e ferramentas de marketing pessoal, das quais podemos citar:

  1. Conteúdo: caráter, qualidades, competências e formação.

  2. Aparência: modo de se vestir, higiene.

  3. Postura: comunicação e credibilidade.

Atrelados, esses três conceitos formam o marketing pessoal e dependem de atitudes que são trabalhadas frequentemente. Um profissional que se passa uma boa imagem física, se comunica de modo assertivo e apresenta competências de acordo com sua função com certeza está trabalhando seu marketing pessoal. Esse é um exemplo básico e, embora não haja uma fórmula do sucesso, existem caminhos que tornam muitas pessoas verdadeiras referências.

Não é à toa que atualmente há coachs que prestam serviços direcionados a esse aspecto, bem como cursos online com certificado com macetes fundamentais para aprimorá-lo, como o Curso Online Marketing Pessoal‍, do Educamundo. É uma alternativa para complementar o curso de recepcionista, que te deixará com uma visão mais ampla e consistente.

Leia também nosso artigo Marketing pessoal: guia completo + dicas prime e cursos online‍ e confira mais um guia incrível para se inteirar nesse assunto. 

Etiqueta Social

Outro tema preponderante em um curso para recepcionista é a etiqueta social, primordial para os atuantes nessa função e qualquer pessoa que trabalha em equipe, no atendimento ao público e nas relações sociais em si.

É definida como um conjunto de comportamentos que vai desde a comunicação até a linguagem corporal, considerada até um modo elegante, educado e cordial de se portar frente as mais diversas situações e pessoas. São aspectos inerentes ao trabalho do recepcionista que colocam em evidência seu modo de agir frente a indivíduos de diversos escalões e com inúmeras necessidades.

A etiqueta social serve para todos, do presidente da empresa ao porteiro do prédio, tratando qualquer indivíduo respeitosamente e da mesma forma. O bom senso e a racionalidade são valores essenciais desse comportamento, seja no contato pessoal, telefônico ou virtual. Segundo a consultora de imagem Gloria Kalil, a etiqueta pessoal influencia diretamente na etiqueta profissional. Nesses tempos de conexão, comunicação e informações cada vez mais ágeis, é preciso ficar ainda mais atento para construir e manter relações saudáveis.

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Ética Profissional

Agir dentro dos padrões convencionais e com valores morais que conduzem suas ações perante a sociedade são os princípios básicos da ética. Tais atos são globais e essenciais para qualquer ambiente, dos interesses pessoais aos profissionais – afinal, toda empresa possui um código de ética e espera essa conduta de seus colaboradores.

Por ser um funcionário que tem contato com todo o fluxo de informações, sobretudo dados sigilosos e assuntos privados, o recepcionista é obrigado a manter uma ética profissional impecável, seguindo todas as regras internas com base na honestidade, integridade e comprometimento.

Além da confiança dos superiores, esse valor garante um crescimento favorável à corporação, evita conflitos e é ótimo para o reconhecimento profissional. Embora listado com destaque em nosso curso para recepcionista, essa dica vale para qualquer local e função. Outra dica de curso online bacana que pode ser associada a esse tópico é o Curso Online Fundamentos Relacionados à Ética‍. 

Relacionamento Intrapessoal e Interpessoal

Habilidades de relacionamento intrapessoal e interpessoal também são parte do perfil de um bom recepcionista. Além de presente no Curso Online Recepcionista, essa pauta se apresenta em muitas fontes ligadas a campos como comunicação, psicologia e recursos humanos. São complementares e necessitam de um trabalho diário de fortalecimento, ainda mais por quem lida com muita gente.

O relacionamento intrapessoal refere-se ao autoconhecimento, autocontrole e autoestima. É a base para o relacionamento interpessoal, que lida com o próximo em todos os vínculos – familiar, trabalho, lazer, etc. Entender suas próprias expressões particulares é o primeiro passo para se comunicar, ter empatia e compreender as necessidades do outro.

Como um profissional que atende pessoas de personalidades distintas, o recepcionista deve trabalhar seu relacionamento intrapessoal e, a partir daí, fortalecer o interpessoal. Além da melhora da receptividade, ainda é importante para otimizar etapas do trabalho, de produtividade, comunicação eficiente, foco nas tarefas, organização do ambiente, adaptação às mudanças, planejamentos, entre outras.

Alguns valores a se atentar: resiliência, humildade, disciplina, motivação, paciência e flexibilidade. Tanto no curso de recepcionista online quanto em um curso online ligado à psicologia e recursos humanos há abordagens específicas e conclusivas desses termos. Comece pelo Curso Online Relações Interpessoais na Empresa‍ e conheça outras opções correlatas.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


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Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

 Qualidade no Atendimento ao Público

Qualidade na comunicação, na orientação e no atendimento em geral também são aspectos que conceituam um bom recepcionista. Nesse caso, é interessante conhecer os tipos de atendimento e suas peculiaridades:

  • Atendimento Telefônico: falar ao telefone pode ser um martírio para muitas pessoas, mas o recepcionista não deve ter medo de se comunicar assertivamente e, mais que isso, tirar dúvidas e dar informações corretas. A postura ao falar ao telefone também importa, assim como a segurança, controle da voz e a dica principal: saber ouvir.
     
  • Atendimento Pessoal: ficar cara a cara com clientes, subordinados, superiores e qualquer pessoa demanda uma atenção especial e foco total em suas necessidades. Também é essencial ouvir e compreender a mensagem, para orientá-lo, entender as tarefas passadas e trabalhar os argumentos na conversa. Segurança conta muito, assim como a transparência.

Quer saber mais? Também temos cursos online nesse assunto, o Curso Online Excelência no Atendimento ao Público‍.

  • Atendimento Virtual: as tendências modernas obrigam empresas e organizações a marcar presença na internet, por isso o atendimento virtual é cada vez mais comum, em chats, redes sociais, e-mail, etc. Esse tipo pode parecer mais simples, mas demanda uma linguagem escrita perfeita para que a mensagem seja clara e compreensível. O recepcionista deve escrever bem, saber formular frases coerentes e interpretar as necessidades e dúvidas dos emissores.

Aprimorar esse modo de comunicação está na grade do Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical‍.

Para fechar o tópico, entre as dicas do bom atendimento listadas pelo Sebrae estão:

  1. Cortesia: nunca forme impressões precipitadas das pessoas. Liberte-se de seus preconceitos e trate todo mundo de forma igual.
     
  2. Ser simpático e sorridente: mesmo em dias difíceis ou em situações pessoais adversas, é fundamental ser agradável e simpático. As pessoas não têm culpa e nada a ver com seus problemas.
     
  3. Mostrar interesse e boa vontade nas necessidades alheias, já que o descaso é péssimo, afasta os outros e ainda lhe deixa com má fama – o que também pode afetar a imagem da empresa.
     
  4. Trabalhar a atenção, a positividade e a segurança: atitudes negativas e falta de interesse são ações prejudiciais. Sinta-se seguro e evite dar ordens, mantenha um tom de voz agradável e tente se colocar no lugar dos outros, adequando sua linguagem e mostrando que está disposto a atender a solicitação alheia.

Curso de recepcionista online: especialização na função

Do marketing pessoal à ética, do relacionamento ao atendimento de qualidade, são muitos termos a trabalhar para requintar seus conhecimentos na função. A grande vantagem do curso de recepcionista que indicamos é o conteúdo voltado tanto à capacitação quanto ao aperfeiçoamento e atualização dos interessados, daqueles que pretendem começar na área aos veteranos atuantes na profissão.

Um dos maiores portais de cursos a distância do país, o Educamundo possui mais de 1200 opções de cursos de diversos campos. Matricule-se e escolha o que mais lhe chama atenção!

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