Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O 4° ano do ensino médio visa revisão e recuperação de aulas

4ano-ensino-medio-2

O último ano do ensino médio é particularmente desafiador para os alunos. Prestes a concluírem a educação básica seus esforços se direcionam para a tão sonhada vaga na universidade e uma intensa rotina de estudos. 

Rotina que deve se manter até o fim do ano, afinal a aprovação nos vestibulares e Enem depende de uma boa pontuação. Esse ano, no entanto, o cenário está ainda mais difícil.

Isso porque, muitos alunos não estão se adaptando ao ensino remoto adotado durante a pandemia provocada pela covid-19. Seus estudos, portanto, têm sido prejudicados. 

Opcional e flexível: 4º ano do ensino médio é aposta em alguns estados

Opcional e com matrículas previstas para setembro, o 4° ano do ensino médio foi criado para compensar a defasagem escolar de alunos que não conseguiram manter a rotina de aulas online. 

Mais do que recuperar aulas, essa etapa servirá também para revisar assuntos já abordados e pode ser feito parcialmente. Excelente opção para estudantes que precisam de preparo pré-vestibular. 

Adotado nas escolas estaduais de São Paulo e Maranhão, outras regiões também estudam a implementação. No entanto, cada secretária poderá escolher a melhor estratégia de retomada para seus estados.

##lista_curso##

Educação remota e 4º ano do ensino médio: entenda a relação

Apesar do ensino remoto ser eficaz, sua dinâmica é muito diferente da rotina escolar tradicional. Junto a isso, vários outros aspectos vem contribuindo para que os alunos não se adapte a ele e tenham prejuízos educacionais.

A desmotivação causada pela distância dos colegas e professores colabora, mas, em alguns casos, a falta de acesso acesso a internet e a dispositivos piora o cenário. 

Somado a isso, deve-se considerar ainda que, devido a urgência do momento, os professores não tiveram uma  capacitação adequada sobre práticas pedagógicas digitais. Então nem todos tem conseguido criar aulas que gerem interesse e prendam a atenção do aluno.

Capacitação de professor e 4º ano do ensino médio devem andar juntos 

Para que a proposta realmente funcione como esperado, é preciso também investir na capacitação de professores. Isso porque o modelo de ensino emergencial adotado no retorno das aulas será a educação híbrida.

A modalidade associa aulas presencias e a distância em prol de aulas presenciais mais ativas. No contexto atual ela também é estratégia para evitar acumulo de pessoas.

Sendo assim, mesmo após o retorno escolar, os professores precisarão utilizar e aprender sobre as novas tecnologias envolvidas na prática de educação remota. 

Nesse sentido, o MEC já tem disponibilizado algumas soluções. Recentemente o órgão liberou mais de 4,3 mil vagas para o curso de especialização "Docência para educação profissional e tecnológica". 

Na EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação) o governo também tem opções de formação básica e aprofundada em tecnologia. 

##lista_vantagens##

Gamifição e STEM: ferramentas digitais podem auxiliar as aulas híbridas do 4º ano

Assim como existem práticas pedagógicas para as aulas presenciais, como ludicidade e interdisciplinaridade, também existem abordagens especificas para as aulas online.

Para transmitir o conteúdo de uma disciplina através do ensino virtual é importante que o docente domine estratégias como gamificação, Stem, sala de aula invertida e outras.

Existem várias outras práticas digitais, mas essas têm sido as mais comentadas recentemente. Inclusive, o próprio Enem digital terá questões a partir da prática de gamificação.

Aqui no portal temos vários e-books sobre essas práticas, se tiver interesse em aprender mais sobre o tema basta clicar e acessá-los gratuitamente.

##banner_landing_page_210##

Para aprofundar seus conhecimentos sobre abordagens pedagógicas para o ensino híbrido, EAD e remoto, você pode ainda matricular-se nos nossos cursos online

Investindo apenas R$ 69,90 você tem acesso ao Pacote Master por um ano. São mais de 1.200 cursos online com certificado opcional em várias áreas do conhecimento. 

Aproveite e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e nos siga por lá, sempre postamos novidades!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.