A crise do Coronavírus trouxe um glossário não muito utilizado para a rotina das notícias mundiais. No artigo de hoje, vamos entender melhor o que significam os termos que vêm aparecendo com frequência na mídia e como diferenciá-los. Continue a leitura!
Coronavírus: entenda os termos relacionados à pandemia
Epidemia
Para todo vírus ou doença que existe, há um número de casos considerado normal para uma determinada região. Quando a quantidade de pessoas infectadas ultrapassa o número esperado, é declarada então uma epidemia.
Pandemia
A pandemia é uma forma mais grave de epidemia, classificada pela proliferação do vírus em números exorbitantes em vários países ou continentes. A pandemia do COVID-19 foi declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no dia 11 de março de 2020.
##lista_vantagens##
Quarentena
A quarentena é restrição das pessoas que não demonstraram sintomas nem foram diagnosticadas com o vírus, porém tiveram contato com o mesmo. A quarentena pode ser declarada para um indivíduo, uma região ou até mesmo um país inteiro. Seu objetivo é conter o contágio e a transmissão do vírus.
Isolamento
O isolamento é o método preventivo realizado por pessoas com suspeita ou diagnosticadas com o Coronavírus. A indicação é que elas fiquem em casa durante a sua recuperação, evitando o contágio e proliferação do Covid-19.
Distanciamento social
O distanciamento social é a recomendação atual para pessoas que não possuem o vírus. Trata-se de uma medida de prevenção, na qual a orientação é que as pessoas evitem contato próximo, trabalhem de casa, assim como o fechamento do comércio e de serviços não-essenciais.
O distanciamento social diminui o contágio do vírus, diminuindo assim o número de casos simultâneos. Isso auxilia bastante o sistema de saúde, que não fica sobrecarregado e consegue oferecer tratamento de qualidade para mais pessoas.
Covid-19
O Coronavírus na verdade já existe em outros formatos. Entretanto a pandemia está sendo provocada por novo tipo de vírus, chamado cientificamente por Covid-19, sendo o 19 uma referência ao ano do seu descobrimento, 2019.
##lista_curso##
Estado de calamidade pública
Para que governantes possam tomar qualquer tipo de ação, é preciso passar pela burocracia definida pela constituição e pela legislação do estado ou do país. Em casos emergenciais, em que há danos à saúde pública e interferência em serviços providos pelo Estado, o governo pode declarar Estado de calamidade pública.
Esse decreto facilita decisões, distribuição de recursos e tomada de decisão de forma facilitada, reagindo rapidamente às circunstâncias de risco.
Estado de emergência
Estado de emergência é um decreto realizado pelo governo em casos especiais, envolvendo riscos à saúde e aos serviços públicos. Através dele, é possível que os governos estaduais e federais possam tomar medidas com maior rapidez e menos burocracia, a fim de alcançar resultados de forma mais rápida e eficaz.
Entendeu tudo direitinho? Tem mais alguma dúvida? Que tal aprender mais sobre o tema com os cursos online com certificado na área da saúde aqui do Educamundo?
Investindo apenas R$ 69,90 você tem acesso a todos os cursos online disponíveis no Pacote Master pelo período de 12 meses, sem taxas de mensalidade. Invista em sua educação e inscreva-se agora mesmo em nosso portal!