Home / Blog / Informática / O que é SolidWorks e pra que serve?
projetos solidworks Informática

O que é SolidWorks e pra que serve?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 09/04/2019

Criação de peças mecânicas, aviões, brinquedos e projetos de construção. Esses são apenas alguns exemplos do que o programa SolidWorks pode fazer. Você já conhece essa ferramenta? Sabe como ela funciona? Caso esteja meio perdido para responder a essas questões, segue com a gente que vamos explicar mais detalhes.

Sobre o programa SolidWorks

O SolidWorks surgiu em 1995, criado por uma companhia de nome homônimo, nos Estados Unidos. Pelas suas características e possibilidades de uso, o programa gerou interesse na companhia francesa Dassault Systèmes. Esta trabalhava com projetos em 3D desde o ano de 1981e integrou o software à sua base de produtos em 1997.

O que é SolidWorks

Não existe mistério para entender o que é SolidWorks. Em suma, ele é um programa de computação gráfica que permite a criação de objetos com modelagem 3D. Seu principal objetivo é atender profissionais da área técnica, principalmente os setores: industrial, médico, de construção, transporte e produção em geral.

O Software SolidWorks trabalha com um tipo de tecnologia chamada CAD. O termo significa Computer Aided Design ou desenho assistido por computador, em tradução literal. Ele funciona tendo como base objetos sólidos, que podem ser modelados para a criação de uma variedade de arquivos. Esse software para renderização de projetos é pago e oferecido para diversos perfis de clientes.

E se eu ainda estiver estudando e não tiver muito dinheiro. Existe o programa SolidWorks para estudantes?

A resposta para essa pergunta é sim. Os preços, nesse caso, são diferenciados, sendo possível, inclusive, testar uma versão online e gratuita do programa.

Aqui no Educamundo nós temos o curso online SolidWorks que vai ajudar você a aproveitar ao máximo o software.

Entendendo os projetos SolidWorks

Quando você conhece o poder da computação gráfica e passa a trabalhar com os projetos SolidWorks tudo se torna mais simples. Por meio do software você consegue:

  • criar esboços;

  • construir máquinas e observar seu funcionamento;

  • simular movimentos e observar possíveis falhas;

  • criar animações dos projetos;

  • renderizar os trabalhos de maneira realista, entre outras coisas.  

Você sabe como baixar o programa SolidWorks?

É muito simples. Basta acessar o site www.solidworksbrasil.com.br e entrar em contato com o setor de vendas. Eles vão guiar você em todo esse processo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A importância da modelagem tridimensional

Se você ainda não faz uso da modelagem tridimensional, precisamos lhe informar que isso deve ser revisto. Afinal, ela torna a criação de projetos mais rápida e detalhada. É como se você visse o produto pronto antes mesmo dele entrar no mundo real, tudo com a ajuda do computador.

O software é importante tanto para o profissional, facilitando seu trabalho cotidiano, como para o cliente, que consegue visualizar de maneira clara o projeto solicitado.    

Mas, afinal, qual o valor do programa SolidWorks?

Os preços variam a cada ano e de acordo com a licença adquirida. Esta pode ser vitalícia ou por um período pré-determinado, como um aluguel.  

Autocad ou Solidwords?

Isso vai depender muito do projetista, pois cada um dispõe de ferramentas que podem ajudar, dependendo da habilidade ou do tipo de projeto que está executando. Contudo, tendo que escolher um vencedor, o programa de renderização de projetos SolidWorks sai na frente. Ele possui interface prática para o usuário, boa plataforma 3D que permite fácil manuseio. Essas vantagens, portanto, dão a ele uma vantagem sobre o Autocad.

O que se aprende no curso de solidworks

Em nosso curso você aprenderá:

  • ​​​As funcionalidades básicas e os projetos elétricos;
  • A criação de chapas metálicas;
  • A elaboração de moldes;
  • A criação de superfícies;
  • A realização de soldagem;
  • Os recursos para modelagem 3D.

Agora você já entende melhor os detalhes do SolidWorks e pode começar a modernizar seus projetos e trabalhos técnicos. Entre na era do 3D e aproveite todos os benefícios da computação gráfica.

Caso você queira melhorar a sua qualificação, não deixe de conferir nossos mais de 1.200 cursos online. Cada um deles oferece a chance de adquirir novos conhecimentos e o melhor é que temos cursos online com certificado opcional, o que ajuda no momento de comprovar o aprendizado dentro do mercado de trabalho.

Sendo assim, faça como mais de 200 mil estudantes e se inscreva no portal para ter acesso aos nossos conteúdos educativos.

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque