Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Profissões em alta na tecnologia: conheça as principais

Profissoes-TI_450x236

Você provavelmente notou que o desemprego está crescendo, não é mesmo? O último número divulgado mostra que há 14,4% das pessoas sem emprego, sem falar na quantidade de profissionais sem trabalho formal. Isso assusta bastante! No entanto, existe uma área de crescimento estável e com muitas oportunidades para quem se dedicar: a tecnológica. São muitas as profissões em alta na tecnologia, o que permite que você possa escolher qual segmento estudar.

Atualmente, a área de tecnologia é a que mais cresce no país. Isso garante muitas oportunidades de emprego e chances mesmo para quem não tem formação técnica muito avançada na área. Afinal, a demanda por profissionais é maior do que a oferta de talentos no momento. Por isso, mesmo quem não tiver formação acadêmica superior, poderá conseguir uma colocação profissional se tiver conhecimento específico para isso.

Quer saber quais são as profissões em alta na tecnologia para se dedicar a elas? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 boas profissões em alta na tecnologia

1. Data Protection Officer

Uma das profissões de tecnologia mais significativas atualmente é a Data Protection Officer. Esse profissional é o responsável por cuidar da segurança dos dados internos de uma empresa, incluindo de seus clientes.

Essa profissão é essencial no Brasil especialmente agora com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados, que determina algumas responsabilidades para as empresas em relação aos dados digitais dos clientes.

Para ser um DPO, o profissional deve ter algumas certificações específicas para a área. Por exemplo, é necessário fazer um curso online PDPF para poder ter a autorização para trabalhar na área.

2. Data Analyst

O uso de dados tem se tornado cada vez mais comum no mercado atual. Hoje em dia, empresas tomam decisões complexas e importantes baseadas na análise de dados coletados de várias fontes.

Para isso, no entanto, é necessário ter um bom Data Analyst. Esse profissional é responsável por coletar dados, prepará-los de modo a obter insights positivos de lá e apresentar essas informações analisadas para a tomada de decisão dos gestores.

3. Desenvolvedor Mobile

Hoje em dia, a Internet e os smartphones são as interfaces mais usadas pelos consumidores e empresas de todos os tipos. No entanto, para ter uma boa presença nos celulares dos clientes, é essencial ter uma equipe de bons desenvolvedores mobile.

Esses profissionais devem criar aplicativos em linguagens compatíveis com os sistemas iOS e Android, além de fazer a manutenção dos apps e garantir sua segurança.

4. Desenvolvedor Back e Front End

Além de desenvolvedores para trabalhar em aplicativos, as empresas precisarão também de desenvolvedores back e front end. Esses profissionais são especializados em montar a interface de comunicação com os clientes via Internet. Ou seja, os sites das empresas.

Os desenvolvedores back end trabalham “por trás das cenas”, criando toda a estrutura necessária para que os sites possam funcionar. Já os desenvolvedores front end trabalham no visual do site e sua funcionalidade.

5. Administrador de Banco de Dados

Por fim, uma outra profissão em alta na tecnologia é o Administrador de Banco de Dados. Esse profissional tem uma função importante pois os bancos de dados são vitais nas estratégias tecnológicas no Brasil hoje em dia.

São neles que ficam as informações dos clientes e todos outros dados que os sites, aplicativos e outras ferramentas das empresas utilizam.

Essas são as principais profissões em alta na tecnologia. Claro que existem muitas outras, mas essas são as mais relevantes para mencionar no momento. Por isso, se você quiser encontrar uma posição no mercado, poderá começar estudando esses assuntos para poder conseguir uma vaga. Dessa lista, a profissão mais "fácil" de iniciar é a de desenvolvedor front end ou mobile. Basta aprender a programar e começar a pegar alguns pequenos projetos para fazer.

Gostou do conteúdo? Qual dessas profissões tem mais a ver com você? Comente abaixo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.