Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Entenda um pouco melhor sobre como ocorre o processo de fermentação

microbiologia3-1-1

Você já deve ter ouvido falar na escola ou em casa, sobre a fermentação. Porque o pão cresce? E as bebidas à base de cevada se tornam alcoólicas? Alimentos e bebidas passam por um processo de fermentação antes de chegar em nossas mesas para o consumo e é sobre este processo que vamos abordar agora, neste artigo.

Entenda melhor sobre como ocorre o processo de fermentação

A fermentação é um processo químico que utiliza a ausência do gás oxigênio, em que alguns fungos e bactérias efetuam a transformação de uma matéria orgânica em um outro produto e energia.

O processo de fermentação é a maneira que esses microorganismos encontraram para produzir a energia necessária para desempenhar as funções biológicas que necessitam. Dessa forma, é possível afirmar que a fermentação é uma produção energética, feita a partir de matéria orgânica, como a glicose.

##lista_curso##

Você já ouviu falar na glicólise?

A glicólise se trata de um processo químico anterior à fermentação, em que os fosfatos são ligados à molécula da glicose dividindo essa molécula em duas partes.

Esse processo ocorre em dez etapas e são utilizados certas substâncias e moléculas das células. A glicólise é uma produtora de energia, sendo muito importante durante a fermentação.

Você sabe o que é fermentação lática?

A fermentação lática é utilizada principalmente na produção de iogurtes e leites. O seu processo se dá através da ação bacteriana (os lactobacilos). Ela acontece com a presença de carboidratos, como a glicose e a galactose, que são encontradas na lactose, ou seja, o açúcar presente no leite.

O processo de fermentação lática é muito visto em alguns tipos de bactérias, nas hemácias sanguíneas e nas fibras musculares.

O processo de fermentação alcoólica

A fermentação alcoólica é muito simples quando o produto a ser fermentado é o suco de frutas, como ocorre no processo de fermentação do vinho. Porém, para a fabricação da cerveja, em que são utilizados o amido da cevada, o milho e o trigo, é preciso primeiramente transformá-los em açúcar, através de um processo chamado sacarificação.

As principais bebidas que surgem a partir de um processo de fermentação são:

  • Vinho: obtido através da fermentação de uvas brancas, bordôs, vermelhas e pretas;

  • Cervejas: feitas a partir da fermentação da cevada e outros cereais como o milho e o trigo;

  • Saquê japonês: produzido com fermentação do arroz;

  • Sidra: é produzida por causa da fermentação do suco de maçã e outras frutas, como pêssego.

As bebidas destiladas são aquelas que após a fermentação passam por um processo de concentração de álcool, obtendo um teor alcoólico maior. Além disso, muitos deles passam por um processo de envelhecimento.

O processo de envelhecimento é feito colocando a bebida em recipientes de madeira por um longo período de tempo para armazenar, assim são atribuídos mais cor, sabor e aroma à bebida. As bebidas destiladas mais consumidas são:

  • Uísque: feito a partir da cevada ou do milho;

  • Conhaque: bebida destilada a partir do vinho;

  • Tequila: feita a partir da planta agave;

  • Rum e cachaça: derivadas da cana-de-açúcar;

  • Vodka: fabricada a partir do processo de destilação da batata, cevada, trigo ou milho.

Como ocorre a fermentação do vinho?

A fermentação do vinho ocorre pelo processo de transformação do açúcar presente na uva em etanol. Esse processo é realizado através de microrganismos variados, como por exemplo as leveduras. O sabor e cor do vinho irá depender da qualidade da uva e da sua coloração.

##lista_vantagens##

E aí, gostou do texto? Gostaria de aprender mais sobre a fermentação de alimentos e bebidas? Conheça o Curso Online Microbiologia, nele você aprende mais sobre esse e outros assuntos relacionados a área da saúde.

O Educamundo é um dos melhores portais para você realizar cursos online e melhorar o destaque do seu currículo. Para você que gosta de estudar pela internet, temos muitas opções de cursos online com certificado (opcional e de acordo com as condições de contratação) no Pacote Master. Tudo isso por um valor de {preco_matricula} ao ano. Faça a sua inscrição agora mesmo e bons estudos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.