Home / Blog / Informática / Para que serve e quais as funções do Power Point
Como usar o power point Informática

Para que serve e quais as funções do Power Point

  • Por: Equipe Educamundo
  • 03/08/2021

É muito comum ver em vagas de emprego a exigência de “Conhecimento ou curso pacote Office”, não é mesmo? Essa exigência é comum, pois com o pacote Office é possível realizar tarefas que contribuem de forma significativa para a sua atuação profissional, inclusive, te ajuda a fazer apresentações. 

Para fazer tais apresentações, é comum utilizar o Power Point, dada a sua facilidade e inúmeras possibilidades. E para explicá-lo, preparamos este artigo completo.

O que é e para que serve o Power Point?

O Power Point é um programa desenvolvido pela Microsoft e serve para a criação de apresentações de slides, para isso, o software possui uma série de ferramentas e recursos disponíveis. Uma das suas grandes vantagens é a fácil utilização, até mesmo por principiantes. 

Após finalizar a edição de sua apresentação no programa, você poderá exibi-la em computadores, retroprojetores e até mesmo pelo celular. 

Agora que você já conhece o que é Power Point, veja a seguir suas principais características:

  • Você pode montar uma apresentação customizada e também pode escolher entre os diversos modelos pré-prontos que o programa oferece, ou seja, pode ser criado diferentes layouts de apresentação.

  • Com o Power Point, é possível ir muito além na sua apresentação, pois o programa permite a inserção de imagens, gráficos, áudios, vídeos, animações e imagens 3D;

  • Após finalizar a sua apresentação, você pode enviar para outras pessoas, além disso, é possível fazer o upload em plataformas online, pois o formato do arquivo permite ser aberto em qualquer máquina, mesmo não tendo o aplicativo instalado. 

O que é PPT?

PPT nada mais é do que um tipo de arquivo do Power Point, esse formato pertence também a Microsoft e possui como principal vantagem ser compatível mesmo para quem não possui o programa instalado em seu computador.  

Quais as funções do Power Point?

Além das que listamos acima, o Power Point possui diversas funções que são pouco conhecidas e menos intuitivas, até mesmo por quem já utiliza o programa há um tempo. 

Dentre as funções mais úteis do Power Point, tem-se as seguintes:

  • É possível mudar o formato das imagens: para utilizar essa função, adicione a imagem no slide, em seguida vá em “formatar”, depois selecione “cortar”, nesse momento irá aparecer a opção de demarcar forma, basta escolher a forma desejada. 

  • É possível criar botões que podem ser clicados: trata-se de um recurso interessante para aulas, às quais serão utilizadas pelos alunos posteriormente, o recurso permite que a apresentação seja navegada por tablets e celulares com mais facilidade. Para utilizar esse recurso, vá em “inserir”, em seguida clique em “formas”, dentro das formas, clique em “botões de ação”, depois escolha a ação e selecione “clique do mouse”. 

  • É possível criar slides em camadas: é um recurso útil para quem quer tornar o slide mais funcional. Para usar essa ferramenta, vá em “selecionar”, em seguida “Painel de Seleção”, lá você encontrará todos os objetos disponíveis, em cada objeto existe um ícone que lembra um olho, clique sobre o objeto para ocultar ou exibir a camada. 

  • É possível remover fundo de fotos: é uma ferramenta que remete à apresentação mais profissionalismo, e também poupa tempo de quem teria que remover o fundo de uma imagem em outros aplicativos. Para utilizar essa função, adicione a imagem, depois vá em “formatar” e em seguida clique em “remover plano de fundo”, depois, basta marcar as áreas que quer remover. 

Além das funções do Power Point que listamos acima, uma função muito útil é a de salvar a apresentação em formato PDF, isso pode proteger sua apresentação de edições de terceiros e também deixar o arquivo menor. 

Para usá-la, vá em “arquivo”, depois clique em "exportar", por último, clique em “criar PDF” escolhendo o local onde deseja salvar sua apresentação. 

Como usar o Power Point?

Agora que você já sabe para que serve e quais são suas principais características e funções, listamos um passo a passo detalhado de como usar o Power Point, destinado a qualquer pessoa que queira começar a fazer uma apresentação. 

  1. Escolha o tema: abra o programa e clique em “nova apresentação”, em seguida, escolha o tema de sua preferência, nesse momento escolha a variação de cores desejada (há a opção de slide em branco, para completa customização); 

  2. Insira um novo slide: na página inicial, clique em “novo slide”; 

  3. Insira as informações que você deseja em cada um dos slides

  4. Formate seu texto: clique na escrita, em seguida, na página inicial escolha o modelo e o tamanho da fonte; 

  5. Adicione imagens ou outras mídias: no canto superior, vá em “inserir” e escolha o elemento que você deseja, pode ser imagem, imagem online, formas, gráficos e etc; 

  6. Adicione anotações: isso pode te ajudar no momento das apresentações, no canto inferior direito, clique em anotações, uma caixa de texto irá aparecer embaixo do slide. Essas anotações não aparecem nos slides. 

  7. Salve sua apresentação: vá na guia “arquivo”, em seguida, clique em “salvar”, dê um título à sua apresentação e conclua a ação. 

  8. Apresente: para apresentar, você pode clicar em fazer apresentação (ao lado do zoom), ou simplesmente clicar em “f5” no seu teclado. 

Dicas para apresentações profissionais

Confira algumas dicas para fazer uma apresentação profissional:

  • Não encha os slides de texto, a ideia é que os slides contenham lembretes para você e mapas para que seu público consiga acompanhar sua apresentação;

  • Lembre-se da premissa “uma imagem vale mais que mil palavras”, por isso, utilize imagens e gráficos na sua apresentação (desde que tenha relação com o tema abordado, claro); 

  • Padronize seus slides, procure usar a mesma fonte e tema para toda a sua apresentação; 

  • Cuidado com letras ou imagens muito pequenas, lembre-se que tem que estar visível para quem vai assistir (a indicação é que a fonte tenha tamanho superior à 20pts). 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais sobre o Power Point com um curso completo

Agora que você já sabe o que é e como usar o Power Point, que tal estudar por um curso de Pacote Office completo?

Aqui no Educamundo, você estuda por este e por mais de 1200 cursos online com certificado opcional por um ano inteiro e investe apenas R$ 69,90 no Pacote Master, sem mensalidades.

É a oportunidade que você estava esperando para aprender mais e se qualificar.

Faça sua matrícula, escolha e estude por quaisquer dos nossos cursos online listados e aproveite para aprender mais e se qualificar.

E se gostou do artigo, não deixe de compartilhar com amigos e familiares, tudo bem?

Até a próxima!

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque