Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Empreendedorismo: 4 passos para começar a empreender

Empreender_450x236

O empreendedorismo é um conceito marcado no calendário de final de ano de muitos brasileiros. Afinal, quem não sonha em abrir o seu próprio negócio e ser o seu próprio chefe? Ou mesmo ter a oportunidade de contribuir com a comunidade local? 

Além de ser uma forma de conquistar a liberdade profissional, o empreendedorismo é uma ótima saída para quem busca contar com uma renda extra no final do mês. Por essa razão, o Brasil é conhecido como o país do ‘’empreendedorismo por necessidade’’. 

No entanto, para realmente tirar um negócio do papel e mergulhar no universo do empreendedorismo, é necessário contar com um bom planejamento e realizar uma análise completa das variáveis e dinamismo do mercado. 

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 passos simples para começar a empreender. Neste post, você verá alguns atributos necessários para tirar o seu negócio do papel. Continue lendo e confira! 

Comece a empreender hoje mesmo

1. Encontre o negócio ideal para você 

Que o empreendedorismo é um tempo amplo não é uma novidade, certo? Por isso, é possível que você empreenda em qualquer área ou campo de mercado. Contudo, é fundamental escolher o negócio ideal para o seu perfil profissional. 

Para isso, é preciso definir um campo de negócios para começar. Seguir o seu coração pode ser essencial nesse sentido, pois quando surgirem situações complicadas, somente a paixão poderá lhe guiar. 

Vamos imaginar que você queira abrir uma empresa de montagem de estrutura metálica. No entanto, percebeu que esse mercado pode não ser tão promissor. Vale estudar outras opções e, ainda assim, apostar no seu sonho.  

2. Saiba que você vai estudar como nunca 

O empreendedorismo não exige que você conte com um diploma de ensino superior ou mesmo que faça inúmeros cursos técnicos. Porém, isso não significa que você deve permanecer em sua zona de conforto e não estudar. 

Muito pelo contrário, você vai precisar estudar como nunca. Afinal, terá que conhecer o mercado, seus produtos e serviços. Para isso, é preciso pesquisar as áreas que englobam o seu negócio, como finanças, vendas, marketing, contabilidade e laudo avcb

3. Faça um plano de negócios

Outro passo importante para começar a empreender é criar um plano de negócios. Neste documento, você precisa registrar os seus objetivos em curto, médio e longo prazo, suas estratégias de crescimento e as variáveis do seu mercado. 

Além disso, liste os seus concorrentes, as características e hábitos do seu público-alvo, fornecedores de aluguel de tendas para festas, por exemplo, além do capital necessário para estruturar o seu negócio. 

4. Crie uma lista de contatos

Por fim, vale mencionar que contar com uma rede de contatos é fundamental para começar a empreender. Cultive-a para que ela possa lhe render bons frutos em forma de novas oportunidades. 

A sua lista de contatos deve ser elaborada por meio de profissionais que apresentam habilidades fundamentais para a sua empresa ou que podem complementar seus produtos e serviços.

Gostou do nosso post sobre 4 passos infalíveis para mergulhar no universo do empreendedorismo? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.