Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como elaborar um parecer descritivo na educação infantil

Construcao-do-Conhecimento-na-Educacao-Infantil2-2-1

Um parecer descritivo é uma metodologia bastante eficaz de mensurar a evolução de um aluno durante o ano letivo.

Seu foco vai além da avaliação da aprendizagem teórica da criança, levando em conta o desenvolvimento de suas habilidades sociais, psicológicas e linguísticas.

Entenda como elaborar um parecer descritivo na educação infantil e quais os benefícios que ele oferece, tanto para o professor, quanto para o aluno.

Avaliação de crianças e sua relevância

A avaliação de crianças na educação infantil é um pouco mais complexa do que métodos de avaliações tradicionais. Quando falamos em ensino fundamental, por exemplo, é possível fazer isso através de provas ou testes.

Porém, no ensino infantil ainda não há construção de conhecimento teórico suficiente para ser avaliado através desses métodos.

Além disso, existem outras habilidades e conhecimentos que uma criança desenvolve na educação infantil que não podem ser exatamente medidos por meio de notas.

Por esse motivo, é que o parecer descritivo é tão importante. Ele é uma forma de avaliar a evolução que o aluno teve ao longo do ano, entendendo quais pontos devem ser trabalhados e otimizados.

Ele é fundamental não só para avaliar a criança. O parecer pode ser utilizado para a compreensão da eficácia das suas aulas e para identificar o que pode ser otimizado em um plano de ensino. Outro ponto positivo é unificar a educação de casa com a da escola, como forma de identificar pontos que podem ser trabalhados nos dois ambientes.

- imagem topo amazon

- imagem livro amazon

- imagem material amazon

Relatório de educação infantil

Para elaborar um relatório de educação infantil focado nessa metodologia, é preciso observar diversos aspectos, principalmente sociais.

Durante as observações, é necessário avaliar a noção de mundo da criança, sua convivência com outros alunos, cidadania, habilidades de socialização e formação de caráter.

Também é preciso abranger o desenvolvimento de habilidades de coordenação motora, assim como a evolução das habilidades linguísticas.

Os aspectos emocionais da criança também devem ser levados em consideração no parecer, como forma de identificar seu desenvolvimento social.

Como fazer um relatório individual na educação infantil

  • Observe diariamente e anote tudo;
  • Saiba como começar o texto;
  • Faça perguntas. Exemplo: Quais os avanços no período avaliado?;
  • Utilize uma linguagem clara e assertiva;
  • Aponte tanto os pontos positivos do aluno, assim como as possibilidades de melhoria;
  • Evite julgamentos e de forma alguma use expressões pejorativas;
  • Procure ser coerente e justo em sua avaliação.

parecer descritivo na educação infantil

Desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil

O desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil são processos complexos e que devem ser trabalhados com conhecimento e muito cuidado.

Por esse motivo, é fundamental que o professor da educação infantil busque qualificações de qualidade, aperfeiçoando cada vez mais seus conhecimentos.

O Educamundo cursos online oferece centenas de cursos na área da educação, incluindo o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil.

Para ter acesso a esses conteúdos incríveis é bem simples. Basta investir R$ 79,90 uma vez ao ano em nosso Pacote Master e ter acesso aos mais de 1500 cursos online com certificado opcional, por 12 meses. Sensacional, não é mesmo?

Não perca essa excelente oportunidade e matricule-se agora mesmo em nosso portal! Invista na sua educação!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.