Que a gastronomia tornou-se uma das profissões mais desejadas e cobiçadas não há dúvidas! Saiba que, além de um bom curso, o futuro profissional da cozinha também precisa ter alguns equipamentos essenciais para um bom desempenho.
Por isso, temos as dicas! Separamos algumas das melhores panelas que não podem faltar na sua lista.
As 6 melhores panelas que todo chef deve ter
Panela de inox
O maior ponto positivo desse tipo de panela é que ela não enferruja. Como o material com o qual elas são feitas é bem resistente, a oxidação não acontece por causa da distribuição do calor de forma igual pelo utensílio.
Entretanto, como utilizam o níquel em sua composição, não são indicadas para pessoas alérgicas, pois podem soltar esse componente ao longo do tempo de uso (há controvérsias a respeito deste assunto).
De forma geral, não existem pesquisas que comprovem que a panela é tóxica, mas é sempre bom ficar alerta para as condições do utensílio e trocá-lo assim que começarem a apresentar avarias.
Panelas de cerâmica
Essa opção apesar de possuir uma excelente qualidade, costuma ter preços bem altos. Entretanto, elas são incríveis no quesito limpeza: basta um pouco de água e quase nenhum esforço para que a panela de cerâmica pareça novinha em folha.
Outro ponto importante é procurar marcas conhecidas e renomadas, pois algumas panelas não certificadas podem liberar minerais tóxicos.
Panelas de barro
São perfeitas para a produção de alimentos como sopas, molhos e caldos. Quem não tem uma memória afetiva das nossas vovós preparando um delicioso feijão em panelas de barro?
Como são feitas de um material que não é industrializado podem ser uma boa opção para quem é adepto de produtos mais naturais. Para melhores resultados procure utilizá-la para preparar alimentos com grande teor de água.
Panela antiaderente
Mesmo tendo em sua composição alguns materiais que liberam material tóxico, as panelas antiaderentes ainda são muito utilizadas nas cozinhas brasileiras.
Elas possuem a facilidade de não permitir que os alimentos grudem na panela, facilitando a execução de alguns tipos de prato. Mas fique atento: quando a sua panela estiver apresentando riscos é hora de descartá-la, ok?
Panela de ferro
Essa é uma das panelas que não pode faltar para quem quer se tornar um grande cozinheiro. Estudos indicam que a sua composição traz, inclusive, benefícios para a saúde, já que o mineral que compõe a panela auxilia no combate de doenças como a anemia. Interessante, não?
Para conservar a panela de ferro por mais tempo procure lavar com sabão e água. Em seguida, leve ao fogo para secar e espalhe um pouco de óleo para só depois guardá-la.
Panelas de titânio
Uma queridinha entre os cozinheiros renomados, mas também uma das mais caras. Junto com as panelas de cerâmica, apresenta os melhores resultado no quesito porosidade e não costuma prender resíduos e restos de alimentos.