Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Word: dicas do programa mais popular do Pacote Office

office-centro-02-1

Pensar nas atividades diárias de um escritório e não lembrar do Pacote Office é quase impossível. O produto é um conjunto de aplicativos de computador criado pela norte-americana Microsoft Corporation. A empresa, fundada em 1975, criou os softwares com o objetivo de otimizar, automatizar e auxiliar os trabalhos de um escritório, das empresas, dos estudantes e do público em geral.

Atualmente o Pacote Office contém 9 programas informáticos e cada um deles exerce uma função específica. O Pacote Microsoft Office existe desde 1989, mas sua primeira versão era bem diferente da versão atual. Como todos os programas de computador que conhecemos, eles receberam várias alterações e melhorias.

No seu primeiro lançamento, a Microsoft lançou dois pacotes separados. O primeiro continha o Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Microsoft Excel. O outro pacote vinha com o Schedule Plus e o Microsoft Access.

O mais popular de todos eles, desde a sua criação até hoje, é o Word. Ele é basicamente um processador de textos que inclui várias ferramentas para criação de textos formatados com inúmeras possibilidades de fontes diferentes, tabelas, listas, corretor ortográfico, dentre outros.

O Excel é um programa muito usado pelo setor financeiro e também contém inúmeras possibilidades para a organização do negócio da empresa, da venda de produtos ou serviços, controle financeiro, dentre outras funções. O programa realiza cálculos complexos e facilita muito a vida financeira de uma pessoa ou de uma corporação.

O PowerPoint é muito usado para criação de apresentações visuais, com a capacidade de incluir textos, vídeos, sons, imagens e gráficos. Com o passar do tempo, com a evolução da internet e das trocas de mensagens de forma online, a Microsoft se viu na necessidade de criar também o Outlook, que abriga o correio eletrônico para o uso das pessoas e das instituições. O programa ainda contém um calendário, agenda e um diretório para contatos.

Pacote Office e mais sobre o Microsoft Word

Como vimos, o Microsoft Word é o mais popular dos programas do Pacote Office. Por ele englobar várias funções que veremos a seguir, o seu uso é constante por milhões de pessoas e organizações de todo o mundo.

O processador de textos foi criado por Richard Brodie em 1983. Primeiramente o programa foi desenvolvido para os computadores IBM PC que tinham o sistema operacional DOS. A versão para o Microsoft Windows aconteceu só em 1989. As versões anteriores tinham a extensão ".doc", as mais atualizadas salvam o arquivo com a extensão ".docx".

O Microsoft Word é muito popular e famoso porque é uma ferramenta que proporciona diversos recursos e funcionalidades, o que torna a criação de vários tipos de documentos mais fácil e rápida. Para chegar a potência que o programa tem hoje foi preciso muito trabalho, criatividade e atualizações recorrentes. Atualmente o Pacote Office está na versão 2016.

Não deixe para depois! O Educamundo tem o melhor curso Pacote Office para você se capacitar e aprimorar os seus conhecimentos.

##lista_curso##

Vamos começar?

Para começar a trabalhar com o Microsoft Word é preciso primeiramente que você tenha o Pacote Office 2016 – ou versões anteriores – instalado no seu computador e com a licença oficial da Microsoft. 

Você precisa entrar no site da Microsoft e escolher o plano que melhor encaixa para sua vida e seus negócios. Depois disso, basta procurar o programa Word no seu computador e abrí-lo para iniciar os trabalhos.

Assim que o aplicativo abre, você percebe que tem a opção de começar um documento em branco ou escolher um dos modelos de documentos propostos pelo próprio Word. Esses modelos já vêm com estilos e temas pré-definidos, você precisa apenas adicionar o seu conteúdo. Fácil, não?!

Toda vez que você abre o programa, ele te dá a opção de escolher um modelo na galeria e até mesmo pesquisar outros de forma online, tudo de uma maneira fácil e prática. Assim que você escolhe um modelo, basta clicar para abrí-lo e ter uma visão melhor de como ele é. Se preferir, pode escolher um documento em branco mesmo e começar do zero.

Se você tiver documentos usados recentemente pelo Word, eles aparecerão em uma lista no lado esquerdo do programa, caso não apareça o documento que você queira abrir, basta clicar na aba "abrir outros documentos". 

Estruturas de um documento Word

Com o Word você cria inúmeras possibilidades para o seu documento, desde a sua estruturação, configuração e formatação. Com o programa é possível você organizar o seu documento como um livro, por exemplo, e inserir quebras de páginas, quebras de seção, margens, colunas, tamanho, dentre outras opções que o organizam de forma avançada.

Quanto mais complexo um documento, mais é necessário técnicas para organizá-lo. Através do Word é possível você verificar a estrutura de tópicos do seu documento para ajudar a você organizar toda sua estrutura. Você encontra esta ferramenta clicando em "exibir" e logo em seguida em "estrutura de tópicos". 

Assim abrirá o modo de exibição de estrutura de tópicos para que você possa criar ou editar os títulos e subtítulos ou reorganizar todo o seu conteúdo. Vamos supor que o seu texto tenha títulos de todos os níveis, desde o h1 até o h9, você verá os seus títulos organizados do nível maior para o menor com marcadores.

Com a ferramenta de estrutura de tópicos você pode:

  • Criar títulos;

  • Editar seus títulos;

  • Alterar o nível do título – começa no h1 e vai até o h9;

  • Mostrar ou ocultar texto;

  • Mover os textos de lugar.

Formatação de documentos

Para começar uma formatação básica do seu texto é bem fácil e o Word é bem intuitivo quanto a isso. Na "página principal" do seu documento Word é possível perceber uma barra de ferramentas com várias possibilidades de formatação.

Depois de selecionar uma parte do seu texto que você queira formatar, você pode mudar a fonte, ou seja, a letra do seu documento, pode mudar o tamanho dele, mudar a cor, colocar em negrito (N), itálico (I), sublinhado (S), dentre outros. Também tem a possibilidade de alterar os seus parágrafos ou estilo do seu texto.

Essa formatação é a mais básica do documento Word, mas tem alguns truques para fazer essa formatação pelo teclado que muita gente não sabe. Por exemplo, se você quiser aumentar ou diminuir o seu texto, basta usar as teclas ctrl [ para diminuir ou crtl ] para aumentar. Bacana não é mesmo?!

Com o curso online Pacote Office você vai aprender diversas dicas não só para o Word, mas também para os outros programas do Pacote Microsoft Office. No portal do Educamundo você tem diversos cursos online para sua capacitação e aprimoramento. 

Pacote Office

Cabeçalhos, rodapé e comentários

Para continuar a formatação do seu documento Word do Pacote Office é importante que ele também contenha cabeçalho e rodapé para organizá-lo ainda mais. Para começar a configuração do cabeçalho é bem simples, basta posicionar o cursor do mouse na parte de cima do seu documento e clicar duas vezes que ele abrirá a ferramenta para a formatação. Também pode abrir pela aba "inserir" e depois clicar em "cabeçalho".

A partir daí você pode digitar o nome do seu trabalho para que fique como os documentos padrões que conhecemos, como livros, publicações, projetos. Clicando em "página inicial" você terá a opção de formatar o seu cabeçalho, escolhendo um estilo, cor, uma fonte, um alinhamento, dentre outros.

A configuração do rodapé da página funciona do mesmo jeito. Clique duas vezes no final da página ou clique na aba "inserir" e depois "rodapé". Normalmente no rodapé da página organizamos o documento inserindo uma numeração nele. Para isso, ainda na aba "inserir", logo abaixo de "rodapé" tem a opção "número de página". Clicando nessa ferramenta você tem a opção de escolher a formatação que mais lhe agrada para colocar no seu texto.

O Pacote Office 2016 também possibilita, através do Microsoft Word, a adição de comentários dentro do texto como um "lembrete" para você mesmo ou para outras pessoas que estão compartilhando daquele mesmo documento. Para realizar essa adição, clique em "revisão" e "novo comentário".

Na hora de realizar uma revisão de texto os comentários auxiliam muito para a troca de informações entre o redator e o revisor. No curso Pacote Office você encontra esses aprendizados. Depois que você passar da etapa de iniciante no Word, não deixe de fazer o Curso Online Word Avançado. Ele vai aprimorar muito o seu conhecimento.

Listas

É muito comum que entre um texto e outro você queira inserir alguns conteúdos em listas. Essa opção é usada para facilitar o desenvolvimento do texto tanto para quem escreve quanto para quem lê.

O Word oferece duas opções de criação de listas, uma é a "lista com marcadores" ou "lista numerada". Ao lado dessas ferramentas ainda tem as opções de criar sublistas, sendo elas com demarcadores comuns, personalizados ou números.

Mais ao lado dessas ferramentas tem a opção de "recuos" que também cria sublistas automáticas para você. Seguindo o mesmo caminho encontramos outra ferramenta, chamada "classificar" que coloca a sua lista ou sublistas em ordem alfabética, organizando ainda mais as suas listas e seu texto. O Word realmente oferece configurações e formatações incríveis para um documento bem padronizado e organizado.

Tabelas

Para criar tabelas, o editor deverá ir na aba "inserir" e clicar em "tabela". Assim que você clicar no ícone aparecerá as opções da sua tabela. Por lá você escolhe quantas colunas e quantas linhas ela terá. 

Se você quiser, pode clicar em "tabelas rápidas" que o Word te dá várias opções já prontas de tabelas. Outra forma de criar uma tabela é usando o teclado e é bem simples de fazer isso. Você aperta o sinal de "+" e depois a tecla "tab" e vai fazendo essa sequência de acordo com a quantidade de colunas que deseja criar. Quando você clica na tecla "enter" ele cria a tabela.

Depois da tabela pronta, você pode selecioná-la que automaticamente a aba "design" irá aparecer. Com ela você terá várias opções de escolher tabelas pré-formatadas, com linhas ou cores diferentes separando uma célula da outra.

E se eu quiser formatar a minha tabela do meu jeito? O Pacote Office 2016 – e as versões de 2010 e 2013 também – trouxeram várias funcionalidades que ajudam a você formatar a sua tabela de forma mais fácil e rápida. Na aba "layout" que aparece quando você seleciona a sua tabela, você tem diversas funções para formatar a tabela do seu jeito. 

Com o curso Pacote Office você aprenderá a desenvolver melhor os seus documentos e te capacitar para todos os programas Pacote Microsoft Office. Assim você estará pronto para as exigências do mercado de trabalho.

No portal do Educamundo você ainda encontra diversos outros cursos online com certificado para seu conhecimento. Seja um profissional qualificado e comece já a sua capacitação!

##lista_vantagens##

Fórmulas e equações no Word

Você deve estar achando que esse subtítulo está errado e deveria estar mesmo em um artigo sobre o Excel, mas não! Pelo programa do Word é possível sim criar fórmulas e equações e você vai aprender como.

Para escolher uma equação, basta clicar na aba "inserir" e no canto direito da ferramenta estará "equação". Clicando na setinha você pode escolher equações já prontas como Teorema de Pitágoras, Série de Fourier, dentre outras. Viu como é fácil? 

Para criar sua própria equação, basta clicar em cima da palavra "equação". Logo em seguida vai aparecer um quadrante com a aba de ferramentas aberta com diversas opções para complementar sua equação com fração, radical, um operador etc. Você pode até mesmo desenhar a sua fórmula se quiser.

Gostou desses conhecimentos? Com o curso online Pacote Office você aprende esses e outros temas importantes para sua formação profissional. Você aprenderá não só dicas exclusivas de como criar um documento Word personalizado, mas também sobre os outros programas que compõem o Pacote Office.

Pacote Office 2016: você conhece bem os programas?

Muitas pessoas em uma entrevista de emprego acabam dizendo que conhecem bem o Pacote Office, mas sabemos que a maioria das vezes isso não é verdade. Muita gente pensa que criar alguns textos no Word, fazer algumas somas no Excel e visualizar e-mails pelo Outlook já é conhecimento suficiente. Os recursos que os programas oferecem vão muito além disso.

Entretanto, quando essas pessoas precisam criar temas mais complexos nesses programas, acabam se perdendo e o trabalho não sai do jeito esperado. O melhor é não se arriscar em uma entrevista de emprego, muito menos mentir para o entrevistador.

O portal possui o melhor curso online Pacote Office para você ter o conhecimento e qualificação adequados para o mercado de trabalho. Com o Pacote Master você assina a plataforma por apenas {preco_matricula} e tem acesso ilimitado a todos os cursos online do portal por um ano inteiro!

Além de cursos online ligados a área de informática e tecnologia, você terá acesso a outras diversas áreas como direito, administração, saúde, educação, comunicação e marketing, psicologia e muito mais! Todos os cursos online com certificado são preparados por um departamento pedagógico exclusivo e você pode escolher qual é a melhor carga horária para o seu certificado – que é totalmente opcional – entre 5h a {carga horaria maxima} horas.

Mais de 120 mil alunos realizaram os cursos online com certificado do portal e aprovaram a excelência de seus conteúdos. Inscreva-se agora mesmo e experimente os mais de 1.300 cursos oferecidos pelo portal.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário pra gente. Em breve traremos mais dicas exclusivas para você. Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.